Vale a pena comprar comida orgânica?

Eduardo Passadiço
@Eduitter

Publicado em 12 de junho de 2010

Frutas, verduras e cereais orgânicos deixaram de ser “frescura” ou moda há algum tempo. Se ainda não estão acessíveis a todas as classes é por causa do custo, ainda muito alto.  Uma das maiores influências no preço é o fato de que todo alimento orgânico deve ser cultivado livre de agrotóxicos, sejam eles pesticidas, herbicidas ou qualquer aditivo químico. Alem disso, a necessidade de mão de obra qualificada, a fragilidade no transporte e a perda de parte da safra por ação de pestes, insetos e fungos também fazem com que o preço final seja elevado. Mas a dúvida é: o produto orgânico é a melhor opção?

Os benefícios reais da comida orgânica ainda não teriam sido comprovados, ao menos no que se refere ao valor nutricional. É isso que defende um estudo publicado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine que, ao realizar uma análise sistemática em publicações dos últimos 50 anos, não encontrou superioridade nutricional em alimentos orgânicos. Nessa análise, feita em mais de 50 mil documentos, foram encontrados 162 artigos com relevância na comparação entre os dois tipos de alimentos. Através desses dados, os pesquisadores constataram que não há indicadores suficientes que apontem a comida orgânica como sendo mais nutritiva, contrariando o que a maioria dos produtores (logicamente) defende.

Meu primeiro contato com o alimento orgânico foi há cinco anos e tenho a sensação de que, mesmo tendo um valor nutricional semelhante ao do alimento regular, o orgânico pode ser considerado mais saudável por uma série de outros fatores. A medicina oriental, por exemplo, considera que todo alimento contém uma “energia”, chamada de Prana pelos indianos e Chi pelos chineses. O tratamento antipragas causaria, então, uma perda parcial ou até total dessa “energia”, que seria a responsável pelo correto funcionamento do nosso corpo.

O ideal é ter tudo isso em mente na hora de escolher o tipo de alimento que você vai comprar. Embora seja um pouco mais caro, o alimento orgânico pode lhe poupar alguns reais em remédios e médicos, além de trazer uma refeição mais saborosa ao prato. E com mais “energia”, é claro.

Para esclarecer algumas dúvidas, entrevistei Jacqueline de Oliveira, nutricionista especialista em alimentos orgânicos e alimentação natural:

Qual a importância de se consumir alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são isentos de substâncias químicas nocivas ao nosso organismo, têm valor nutricional maior (mais nutrientes), são mais saborosos, não agridem ao planeta e contribuem para o desenvolvimento da agricultura familiar.

De que forma os agrotóxicos e aditivos químicos prejudicam nossa saúde?

No geral, todos vão causando lenta e silenciosamente danos ao  aparelho digestivo, danificando desde nossa língua até os tecidos mais profundos, rins, sistema nervoso, vasos sanguíneos, fígado e intestinos. Dificultam a absorção de nutrientes e provocam crises alérgicas. As pessoas responsáveis pelo plantio com aditivos químicos também sofrem danos, pois respiram o produto, que ainda entra em contato com a pele, causando, entre outras coisas, danos cerebrais, má formação genética em seus filhos, câncer de fígado, de pulmão e de pele.

Qual sua opinião a respeito do estudo realizado em Londres sobre a equivalência nutricional entre os alimentos orgânicos e os regulares?

Não acredito nisso. Existem muito estudos mostrando a superioridade dos orgânicos e os chefs de cozinha sempre ressaltam a diferença no paladar desses alimentos. A durabilidade é maior e, quimicamente, são superiores. O teor de água é menor nos orgânicos, fazendo com que a concentração de nutrientes seja maior. O alimento cultivado com adubo químico incorpora mais água e dá para perceber isso pelo tempo de armazenamento. O orgânico dura muito mais.

—–

Leia o estudo na íntegra (em inglês).
Saiba mais sobre produtos orgânicos.
Se quiser entrar em contato com a nutricionista Jacqueline de Oliveira, envie uma mensagem direcionada a meu Twitter.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Vale a pena comprar comida orgânica?”

  1. Mau disse:

    Estranho uma nutricionista negar o estudo científico de uma instituição médica…


  2. Marcello S. Nicola disse:

    Eu como comida orgânica, quando posso, não pelos benefícios nutricionais, mas pelos ambientais E para fugir dos malefícios dos agrotóxicos, que são descontrolados no Brasil.

  3. Nilda disse:

    O maior atrativo das alimentos orgânicos sempre foi o fato de serem livres de agrotóxicos, que são, comprovadamente, péssimos para a nossa saúde.

    E Mau, alguém não concordar com um estudo científico é natural, já que muitos estudos divergem entre si. O que é preciso ver é quem financiou estes estudos. Isto, infelizmente, faz um grande diferença no resultado de muitas "pesquisas"

  4. Carolina disse:

    Quem quer comer aquele monte de agrotóxico que colocam nas plantações? Vai lá dar uma olhada no quanto é colocado, ninguém consegue olhar a comida com os mesmos olhos.
    Além disso vegetais e frutas orgânicas tem um gosto muito melhor e mais forte. Para mim a diferença é gritante.

  5. Paulo Lima disse:

    Os alimentos organicos ,além de trazerem todos os benefícios pela ausencia do uso de químicos ,sao mais saborosos .E com relacao aos custos ,sao justificaveis ,pois se usa mais mao-de-obra ,o que nao acontece com os convencionais ,que se preocupam em comercializar produtos em grande escala usando químicos que aceleram a producao .O uso desses produtos esta diretamente ligado ao crescente numero de canceres e alergias no mundo.
    Quanto a pesquisa citada pelo nosso camarada …é mesmo preciso saber quem a financiou ,e vale lembrar que na Inglaterra ,onde a pesquisa foi feita ,nao se produz nada…entao…teria algum interesse comercial nisso?
    Os Organicos sao uma realidade ,é preciso só de informacao da populacao a respeito de sua elevada diferenca nutricional e ambiental.
    Abraco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *