Os 50 maiores gordos dos quadrinhos: Obelix

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 06 de setembro de 2010

Quando a lista dos 50 maiores gordos dos quadrinhos começou a ser organizada, havia várias dúvidas e algumas certezas. Boa parte dos personagens relacionados eram escolhas óbvias desde o início, embora a colocação final de cada um na lista fosse uma incógnita. Contudo, havia um personagem que dificilmente não seria o primeiro colocado. Tanto que foi citado pela maioria dos eleitores, normalmente no “top 3” de cada um. Ao fim da tabulação dos dados, a suspeita tornou-se fato e a “medalha de ouro” ficou com Obelix, o simpático gaulês que adora comer e dar uns tapas nos romanos.

Quem não conhece Obelix deveria pedir perdão de joelhos a Tutatis, mas vamos quebrar o galho dos hereges explicando o básico da série: No ano 50 antes de Cristo, uma pequena aldeia na Gália (nome antigo da França) resiste aos romanos invasores graças a uma poção mágica que dá superforça a seus moradores. Graças a essa “arma secreta”, eles conseguem impedir que Júlio César possa afirmar com tranquilidade que conquistou todo o país.

O personagem principal das aventuras é o baixinho Asterix, que usa a poção e muita esperteza em histórias altamente bem humoradas. Porém, embora tenha começado de maneira muito tímida (mal aparecia no primeiro álbum), quem rouba a cena é seu melhor amigo Obelix, que não pode beber a poção porque caiu no caldeirão quando era pequeno (o que faz com que ele seja superforte desde criança).

Tudo começou quando os franceses Albert Uderzo e René Goscinny começaram a publicar a história “Astérix le Gaulois” na revista Pilote, em 29 de outubro de 1959. Àquela época talvez não imaginassem que, décadas depois, haveria dezenas de álbuns desses personagens traduzidos para mais de cem línguas.

À primeira vista, Obelix pode parecer mais um personagem gordo e burro que está ali apenas para ser alívio cômico. Porém, uma observação mais atenta do personagem (e dos roteiros brilhantes de Goscinny que, infelizmente, morreu em 1977) mostra que a personalidade do gordinho está muito além disso.

Com um grande coração (tanto que vive se apaixonando com uma facilidade típica de adolescentes) e bastante ingênuo (praticamente uma “criança grande”), Obelix adora devorar javalis e tudo o mais que estiver pela frente. Ele e Asterix possuem uma amizade muito forte, sem contar o quanto ele gosta do cãozinho Ideiafix. Mesmo nas brigas (quando ele adora estapear romanos), Obelix faz isso por diversão, sem sentimentos de vingança, ódio ou qualquer outra coisa ruim.

Talvez por todas essas características ele tenha se tornado tão popular, especialmente entre as crianças (sem contar os adultos gordos que vivem se fantasiando de Obelix por aí). Um indicativo dessa popularidade são os dois primeiros filmes live action dos personagens, que trouxeram no título “Asterix & Obelix” ao invés de apenas o nome do principal protagonista.

Embora os álbuns escritos por Uderzo, que assumiu os roteiros depois da morte de Goscinny, não sejam tão brilhantes quanto os primeiros da série (algumas das histórias mais recentes receberam inclusive críticas negativas pesadíssimas), Asterix é uma mina de ouro, sendo popular em praticamente todo o mundo (com exceção dos Estados Unidos – claro! – e Japão). Cada novo álbum ganha destaque nos jornais do mundo inteiro e já são lançados com milhões de cópias previamente vendidas.

São HQs, desenhos animados e filmes muito divertidos (com exceção do longa Asterix nos Jogos Olímpicos, que é muito fraco), além de um volume gigantesco de merchandisign, especialmente na Europa. Sem contar que existe até um Parque do Asterix na França, que concorre diretamente com a Eurodisney.

Definitivamente, Obelix merece seu lugar no topo da lista dos 50 maiores gordos dos quadrinhos. E para quem discordar, basta adaptar um de seus mais clássicos bordões: “Esses críticos são loucos!”

—–

Para conhecer melhor o personagem:


Como Obelix caiu no caldeirão do druida quando era pequeno

(ótimo conto ilustrado)

Obelix e companhia

(primeiro álbum da série a trazer o nome de Obelix em destaque no título)

A galera de Obelix

(o que aconteceu quando Obelix finalmente bebeu a poção mágica)

—–

Clique aqui e confira todas as matérias sobre os 50 maiores gordos dos quadrinhos.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Os 50 maiores gordos dos quadrinhos: Obelix”

  1. ledark disse:

    eu tinha uma revista do x-man #1 que aparecia um vilão chamado Mojo. Ele ele muuuuito mais gordo que o Asterix. Em fato, ele é o mais gordo dentre todas as dimensões. =P

  2. ledark disse:

    Agora que fui ver a lista completa no outro link… Mojo estava lá… mas em 47º. E na montagem ele ficou beeem pequeninho no meio que quase não dá pra ver… em outras palavras: como emagreceu! haha

  3. Arthur Malaspina disse:

    Eu fui no Parque do Asterix, é muito bom, inclusive comprei bonecos da dupla!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *