Grelhado ao ponto

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 21 de maio de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

grelhado

Grelhado.

Sinônimo universal de “dieta”.

“Está de dieta, é? Percebi. Frango grelhado e saladinha… coitado de você”.

Pouca gente sabe, mas até mesmo o mais sem graça dos pratos pode ser uma iguaria se preparado da maneira “certa” (mantenho as aspas porque “certo” é o jeito que o alimento te agrada e não a forma como o chef acredita que ele deve chegar à sua mesa – se bem que, aqui em casa, a maneira “certa” é aquela que eu faço e não se fala mais nisso!)

O bom, velho e sem graça filé grelhado acompanhado de uma saladinha, invariavelmente destrói a motivação do mais espartano dos guerreiros na hora de seguir uma dieta de baixas calorias. Como dieta não é minha praia, na aula de hoje, crianças, vamos descobrir como grelhar a carne mantendo-a saborosa e com um valor calórico relativamente baixo.

E aqui no Pra Cozinha do Papo de Gordo o serviço é completo! Falaremos dos três tipos mais comuns de grelhados: frango, peixe e bovino.

Chega de enrolação! Clique aqui, leia as receitas e vá cozinhar, sujeito preguiçoso!

    Filé Bovino Grelhado (para 3 pessoas)

    500g de patinho cortado em bifes não muito finos (o patinho é um corte com pouquíssima gordura e, portanto, o mais indicado para quem está tentando perder peso; a receita, porém, pode ser feita com cortes mais saborosos como alcatra, contrafilé, ancho e chorizo)

    Azeite para regar a carne

    Sal e pimenta a gosto (se você quiser, pode acrescentar um envelope de caldo de carne 0% de gordura em pó à carne e depois acertar o sal)

    Preparo (é aqui que está o pulo do gato):

    Tempere os bifes com sal, pimenta (ou caldo de carne) e um fio de azeite. Misture tudo muito bem com as mãos e deixe tomando gosto por uns 10 minutos.

    Na metade deste tempo, leve ao fogo uma frigideira antiaderente sem nenhum tipo de óleo ou azeite. Deixe aquecer muito. Para saber se está na temperatura certa, jogue algumas gotas de água nela: se ao invés de evaporarem, as gotas se fecharem em “bolinhas” que correm pela frigideira, a temperatura está boa.

    Acrescente um dos bifes. Vai subir uma baita fumaça e você vai pensar que a carne está queimando. Não se preocupe. É assim mesmo e o truque é a frigideira quente. Ao colocar a carne em contato com a superfície muito quente da frigideira, ela será “selada”. Isso impede que os sucos da carne saiam e a deixem dura e sem-gosto. Quase como fazer churrasco no fogão, Zezinho.

    O ponto da carne vermelha, pra mim, é grelhada por fora e rosada por dentro. Para deixá-la neste ponto fique de olho: quando pequenas gotas de sangue do interior do bife começarem a vir à superfície e a cobrirem quase por completo, é hora de virar o bife. Deixe por mais três ou quatro minutos e está pronto pra servir. Repita este processo com os outros bifes e, se você tiver um pouco de polpa de tomate à mão, pode jogá-la na frigideira após terminar de grelhar as carnes e, com uma colher de pau ou de silicone, “raspar” o queimadinho do bife que ficou no fundo. Após soltar tudo que está no fundo da frigideira, acerte o sal e você terá um belo molho para regar os seus filés.

    Note que usamos azeite apenas para dar uma leve temperada nos bifes e mais nada. Nâo esqueça: quanto mais quente a frigideira, melhor.

    * * *

    Filé de Frango Grelhado (para 4 pessoas)

    500g de peito de frango cortado em filés (você também pode fazer isso com sobrecoxa e coxa de frango desossadas e, opcional para quem está de dieta, sem pele)

    Azeite para regar a carne

    Suco de meio limão

    Sal e pimenta a gosto.

    Preparo:

    O preparo é o mesmo do filé bovino: misture todos os ingredientes, deixe tomar gosto e, na metade do tempo, leve a frigideira antiaderente ao fogo para aquecer. Você usa o caldo de galinha 0% de gordura para dar um pouco mais de gosto e depois apenas acertar o sal. Fazer pequenos furos na carne de frango com um garfo ajudam na ação do tempero e farão com que o suco do limão penetre mais. Você também pode acrescentar um pouco de curry com ou sem o caldo de galinha e dar uma leve corrigida no sal também. Aí depente do seu paladar e da sua vontade de experimentar na cozinha.

    De resto, o preparo é o mesmo: frigideira bem quente, carne na frigideira, fumaça na cozinha, você entrando em pânico achando que a casa vai pegar fogo, os sucos do filé subindo, você virando a carne, mais três ou quatro minutos do outro lado para terminar de grelhar, polpa de tomate para “raspar” o fundinho e fazer um molho totoso.

    * * *

    Filé de Peixe Grelhado (para 4 pessoas)

    500g gramas de peixe cortado em filés (escolha aquele que te agrada mais; particularmente, prefiro filé de salmão)

    Azeite para regar

    Suco de meio limão

    Sal e pimenta a gosto

    Preparo:

    O peixe tem uma pequena mudança no preparo. Antes de temperar, leve a frigideira antiaderente ao fogo e deixe aquecer. Tempere os filés com o sal, a pimenta, o azeite e o suco de limão. Se você temperar os filés de peixe e deixá-los por um tempo pegando gosto, eles irão cozinhar por conta da ação dos temperos antes mesmo de irem ao fogo. Por este motivo, colocamos a frigideira para aquecer antes e temperamos o peixe depois.

    Por ser uma carne de cozimento rápido, fique de olho para não deixar passar do ponto de virar. Tenha em mente que, dependendo da espessura do filé, você vai usar cerca de cinco minutos para grelhar um lado e mais dois ou três minutos para grelhar o outro.

    Tirando esses pequenos particulares, o preparo segue igual ao visto anteriormente (fumaça, medo, alívio, polpa de tomate e molho).

    Existem outros tipos de molho que podem ser feitos para agregar sabor aos grelhados usando esse “caramelado” que fica na frigideira e líquidos com boa acidez, como mostarda e vinho. Mas falaremos disso numa outra coluna.

    Bom apetite.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

15 respostas para “Grelhado ao ponto”

  1. Rafael disse:

    Pois é… To nessa situação. Meu almoço são bifes com alface e minha janta são bifes com queijo. Maravilha! Tem vezes que só de ouvir falar em pão, massa, strogonoff ou coisas do tipo já começo a salivar (coisa de gordo mesmo…).

    Vou testar a receita do bife… Se der certo, eu comento depois. :P

  2. Thiago Passos disse:

    Hummmm…

    Poxa Flavio… acabei de almoçar e encontrei esse post… a parte do "polpa de tomate para “raspar” o fundinho e fazer um molho totoso." me deixou com mais fome…

    Desde que eu comecei a acompanhar o site já engordei uns 3 quilos… =)

    Abraços

    Thiago Passos

    • Flavio F. Soarez disse:

      É Thiago, infelizmente meu caderno de receitas não é muito ligh mesmo. :-))
      Mas, se você usar as substituições sugeridas dá pra encarar os pratos sem tanta culpa e sem muitos estragos na balança. Pelo menos funciona comigo. :-))
      Abração, cara.

  3. Rafael disse:

    Ficou excelente, Flavio! :D

    Bem melhor que os bifes sem graça com molhos prontos que eu comia… Valeu pela dica! :D

  4. Umberto disse:

    Poxa, depois de ver a foto e ler o post bateu aquela fome da madrugada… Estou aqui com minha caneca de café açucarado e com um caramelo dentro (isso mesmo). Super light…
    Ah, sempre ouço o podcast, continuem o bom trabalho.
    Abraços
    Umberto

  5. Será que o meu comentário será o de nº 1000? Tomara que seja.

  6. Thalita disse:

    Adoro seus posts!!!!!
    Adoro essas dicas!!!!!!!!!!!!

  7. Line disse:

    Que maravilha essa seção, heim… Vou copiar várias receitas, só falta depois vencer a preguiça e cozinhar… §:-D

  8. marilia disse:

    Sou magrinha e nao curto coisas light! Mesmo assim seu file é espetacular!

  9. rosana disse:

    Olá, gostei muito das dicas,adicionei aos meus favoritos
    Obrigada.

  10. Ana Paula disse:

    Oláá,
    Estou tento problemas com o tempero do frango ou boi… Eu adoro olho. Por isso, bato uns 02 dentinhos no processador e junto no tempero. Contudo, quando vou colocar na frigideira quente, acaba queimando tudo e fazendo uma crostinha preta de alho queimado… Como resolvo? Quero manter o alho fritinho mas sem queimar…

  11. Felipe disse:

    Cheguei aqui buscando grelhados no google. Muito boas as receitas e adorei o bom humor “(fumaça, medo, alívio, polpa de tomate e molho).” hahaha

    Grande abraço

  12. Mateus disse:

    Muito boas as dicas! Estou nessa de comida mais saudável, fazendo caminhada e tudo mais. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *