Papo de Gordo no RangoCamp 2010

Eduardo Passadiço
@Eduitter

Publicado em 03 de julho de 2010

Inspirado no grito de guerra de nosso editor-chefe, Dudu Sales, eu digo: “Blogueiros de peso, uni-vos!”.

Quando pessoas que têm paixões em comum se unem, coisas mágicas acontecem e eu tive a oportunidade de vivenciar isso no dia 27 de junho, domingo, durante o RangoCamp. O evento (sobre o qual comentamos semana passada) foi uma experiência ímpar, que tentarei descrever.

A Cozinha da Matilde, onde o evento foi realizado, é um dos lugares mais bonitos que já estive nessa selva de pedra que é São Paulo. Construída num terreno residencial “padrão”, essa casa lindíssima abriga um espaço singular para atividades gastronômicas.

A cozinha minimalista (exceto pelo fogão industrial) é daquelas que gostaríamos de ter em casa. Duas geladeiras inundadas com ímãs, balcão central para preparo de alimentos e uma janela de vidro magnífica, tornam o local extremamente aprazível.

Nos fundos da casa, logo após a cozinha, uma churrasqueira e um forno a lenha dividem espaço com plantas, bancos e um gazebo cobrindo a mesa principal que, como disse Maria Lyra do Ateliê no Escuro, é idêntico ao do filme Chocolate.

Sobre a mesa, iluminada pelo sol de um dia lindo, várias garrafas da Cachaça Fulô aguardavam pacientemente os lábios sorridentes de todos que ali estavam. Antes da cachaça, em taças unidas em brinde, doses de prosecco inauguravam o evento.

Algo que gostei muito no evento foi a intervenção sensorial do Ateliê no Escuro. De olhos vendados, os participantes tinham que adivinhar o que estavam comendo. Uma experiência única. Saboreei um chips de abobrinha com molho de capim-limão, delicioso. Dica: essa é uma ótima maneira de educar a alimentação dos filhos.

O clima do ambiente era magnífico, as pessoas alegres, simpáticas e “transpirando” comida. Muita comida vale lembrar. Parafraseando  Joana Pellerano do blog Apetite tinha “mais comida que Natal e almoço na casa da vó mineira combinados” e embora eu não tenha vó mineira sei que é muita comida. Desde quiches e guacamole até carpacho (carpaccio pra cabra macho) e cupcakes, passando por pães feitos em panelas de barro e petit gateau de pequi.

Embora a quantidade tenha sido muito grande, a qualidade foi ainda maior. Patês, conservas, torradinhas com cogumelos, tudo estava muito gostoso. De certa forma é injusto dizer aqui meus preferidos, mas os pratos que citarei a seguir merecem destaque.

Risoto de funcho com camarão e alho negro. Combinação perfeita da Paula do Lena Labaki Catering. Textura e sabor impecáveis.

Geléia de gengibre. Ficou ótima combinada com os biscoitos de polvilho, ambos preparados pelo Veio do Mesa pra 1.

Pamonha Cremosa. O nome, embora simplório, esconde um universo de sabores. Na minha conta do twitter me rasguei em elogios para a Gabi Gradim criadora dessa obra de arte. O melhor prato do dia sem dúvida.

Intercalando tudo isso… mais prosecco, uma degustação de cervejas muito informativa guiada pelo expert Edu Passarelli do Edu Recomenda (sabiam que a água não interfere no sabor da cerveja?), batidas feitas na hora e a degustação de cachaças (hic!).

Que venha o RangoCamp 2011!

—–

PS: Agradeço à Gabi Butcher, fotógrafa do evento, pela liberação do uso das fotos na matéria. Para conferir a galeria oficial do evento, clique aqui.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Papo de Gordo no RangoCamp 2010”

  1. Poxa, muito bacana. Cada post que eu leio sobre o Rango Camp, me faz arrepender um pouquinho mais por não ter participado este ano.

    Ano que vem, certamente o Deitando o Gato na Grelha vai estar lá preparando alguma receita de churrasco pra galera.

    Aliás, adorei o Papo de Gordo, virou bookmark obrigatório aqui. Parabéns!

    Abs
    Daniel Rodrigues

  2. Renata disse:

    Hmmmm… Du, esse seu post é de dar água na boca!

    Me deu vontade de conhecer "A Cozinha da Matilde"… mas fora do RangoCamp, né? Não sei se seria uma boa sair de lá meio bêbada e com uns 5 kilos a mais… rsrsrsr…

    Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *