As Crônicas Alimentares: Sanduíches de ontem e de hoje

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 04 de abril de 2008

Criei um hábito ao longo dos anos, sempre que voltava pra casa à noite depois de dar aula e não estava com paciência pra fazer jantar, apelava para um bom e velho sanduba. Um não, vários! Dependendo da minha fome, a quantidade de sanduíches podia variar entre dois a quatro.

O recheio frequentemente mudava. O mais comum era o x-burger básico, mas de vez em quando ele dava lugar a sandubas de queijos (com todos os tipos de queijo que encontrasse na geladeira) e variações com frango assado, carne moída, filé ou lombo de porco; além do clássico pão com ovo.

Lembro que, quando estava no terceiro ano colegial, meu jantar sempre era uma vara de pão (também conhecido como bisnaga no sul do país), três hambúrgueres, dois ovos fritos, queijo o bastante para rechear isso tudo e mais meio litro de leite com Nescau só pra rebater.

Nesta época tornei-me um especialista em sandubas. Até mesmo criei um cardápio próprio desta iguaria. Dependendo do nível de fome em que me encontrava, podia encarar um Super-Dudu, um Mega-Dudu ou um Hiper-Dudu. Se ainda aguentasse comer sanduíches enormes certamente batizaria a nova versão de Mega-Boga-Dudu. (Se você não entendeu esta citação, não se preocupe, isso significa apenas que não és um nerd).

Quando o primeiro McDonald’s abriu em Salvador, eu jamais ia lá para comer apenas um sanduíche. Sempre rolava uma McRefeição (o clássico Big Mac com as inconfundíveis McFritas), um segundo sanduba (o eterno Quarteirão com Queijo) e mais a sobremesa (o inesquecível sundae de chocolate).

Estive em Porto Alegre há alguns anos para o casamento de um amigo, e aproveitei a oportunidade para conhecer os famosos sandubas da Lancheria do Parque. Comi o elogiadíssimo X-Coração, e gostei tanto dele que voltei lá algumas vezes só pra repetir a dose. O pão, do tamanho de um prato de almoço, é fartamente recheado com queijo, coração de frango, ovo e outras coisinhas pouco saudáveis.

Ano passado, enquanto atravessava o meu looooongo processo de despedida antes da cirurgia, tive a honra de enfrentar o desafio da minha vida, o assustador X-Morte! Um sanduíche tão grande, mas tão grande, que se alguém conseguir comer dois deles sozinho, não paga a conta. O X-Morte tem duas fatias enormes de pão separadas por todo tipo de coisas gordurosas e calóricas que se pode imaginar. Como podem ver na foto abaixo, eu não estou exagerando.

X-Morte

Mas isso foi antigamente… hoje em dia mal dou conta de comer um simples sanduíche natural! Demoro no mínimo 40 minutos neste processo. Além disso, tive de mudar meus hábitos e passei a criar sandubas mais saudáveis. Agora, costumo usar ricota (devidamente temperada com azeite e sal) e ovos cozidos como base, e complementar com cenoura ralada, frango desfiado ou algumas fatias de queijo minas. O resultado fica saboroso mas não é calórico o bastante para fazer minhas artérias gritarem por “socorro” a cada mordida.

Esse papo todo tá me dando fome. Acho que vou ali na cozinha fazer um Dudu Light

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *