Gorduras X Carboidratos – O que é pior?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 21 de outubro de 2008

Comer realmente engorda?

Ao longo da vida, a gente acaba ouvindo muita coisa a respeito de dietas, alimentação saudável, e outras coisas. O difícil nos dias de hoje é saber o que realmente engorda.

Muita coisa já foi dita, desdita e dita de novo de uma maneira diferente por meio de alguma pesquisa revolucionária. Por tudo isso, acabo ficando na dúvida. E não é a respeito do que comer, mas sim se comer engorda!

Carboidratos x Gorduras:

X

Quem são os vilões? Quem são os mocinhos?

De acordo com matéria publicada pela Folha Online, a dieta de Atkins pode finalmente ter provado sua eficácia. O texto fala sobre um dos mais longos e abrangentes estudos já desenvolvidos, que comparou um regime pobre em carboidratos e a chamada dieta do Mediterrâneo (baseada em frutas e verduras frescas). A pesquisa resultou numa grande surpresa: cortar os carboidratos ajuda a perder peso mais do que o tradicional corte de gordura do cardápio. Além disso, a dieta de baixo carboidrato melhorou o colesterol mais do que as duas outras.

Então… acompanhem comigo o raciocínio…

a)Dieta rica em gordura é melhor do que aquela baseada em frutas e verduras frescas.

b) Cortar carboidratos do cardápio é melhor do que cortar gordura.

Correto??? Errado!!!

Segundo matéria transmitida pelo Bom Dia Brasil, na guerra contra a balança, o carboidrato não é mais o inimigo número um de quem está acima do peso. Agora é aliado!!!!

Na matéria, os especialistas explicam que quando se tem um consumo muito reduzido de carboidrato, o organismo vai buscar a energia necessária para as atividades diárias em outras estruturas corporais: normalmente na proteína, que está armazenada na nossa musculatura. O resultado é que a pessoa emagrece, mas em vez de perder gordura, perde músculo.

O “pulo do gato” estaria em ter uma alimentação balanceada, comer de três em três horas e cortar os carboidratos só à noite. Claro que, tudo isso, conjugando alimentação saudável com atividade física.

Será??? Vamos esperar por mais uma pesquisa revolucionária…

Os carboidratos estão presentes em todos os cereais, trigo, arroz e milho, além de estar nos pães, nas massas e até nas frutas. Durante anos eles foram considerados os vilões por quem pretende emagrecer, mas especialistas afirmam que os carboidratos não devem ser cortados completamente das refeições. Pelo contrário: devem fazer parte de uma boa alimentação, porque são fontes de energia necessárias ao organismo.

_______________

A dieta mediterrânea (européia) tradicional se caracteriza pela abundância de alimentos como pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas e frutas secas, azeite de oliva como principal fonte de gordura, moderado consumo de pescado, aves, produtos lácteos e ovos, pequenas quantidades de carnes vermelhas e pequenas ou moderadas quantidade de vinho, consumidas normalmente durante as refeições. Esta dieta é pobre em ácidos graxos saturados, rica em carboidratos e fibra, e tem alto conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados derivados do azeite de oliva.

_______________

A famosa dieta protéica do cardiologista americano Robert Atkins consiste em baixar a produção de insulina – hormônio produzido pelo pâncreas, que tem poder anabolizante, isto é, entre outras coisas, dá fome. Isso é conseguido cortando carboidratos (pão, massas, batata, frutas, vegetais) da dieta, pois é esse nutriente que estimula a produção do hormônio. O médico montou então um cardápio em que mais da metade das calorias (57%) vem da gordura de carnes, ovos, óleos, laticínios, margarina e maionese. Menos carboidrato, menos insulina, menos fome, mais fácil emagrecer. Esse corte radical leva à queima mais intensa de gorduras, já que uma das tarefas da insulina no corpo é economizar gordura para manter em alta as reservas de energia. Surpreendido pela falta de massas, pães, doces – alimentos de onde tira seu combustível básico, a glicose -, o metabolismo tem de buscar outra fonte de energia: a gordura! Parte dela é absorvida, parte é queimada e um montão simplesmente eliminado.

_______________

Clique nos links abaixo e confira o que tem sido escrito a respeito:

Reduzir carboidrato é mais benéfico do que reduzir gordura, diz estudo

Quer perder peso? Não corte massas e pães do cardápio

Dieta mediterrânea está “agonizante” em sua área de origem, diz ONU

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Gorduras X Carboidratos – O que é pior?”

  1. Formiga disse:

    Uma sugestão: vc poderia disponibilizar os casts em versão zipada, pois muitas redes bloqueiam os arquivos .mp3!!! valeu…

  2. zizi disse:

    quero o nome de todos os carboidratos

  3. zizi disse:

    altura 1.50cm e peso 65kg

  4. Lanna disse:

    nao sei qual o pior mas eu estou pesquisando!

  5. Lanna disse:

    olha não achei nenhum site! alguem pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *