Reduziu o estômago e quer se dar bem? Vá a Vila Velha!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 23 de novembro de 2008

Como meu blog está em pausa temporária (e põe temporária nisso), estou invadindo rapidamente o Contrapeso para divulgar essa informação que me foi repassada pela Priscila: Os vereadores de Vila Velha (ES), provavelmente sem maiores problemas para resolver, criaram uma Lei que foi publicada no Diário Oficial do município em 9 de maio: Restaurantes são obrigados a dar desconto para gastroplastizados!

A Lei nº 4.621/08 é clara: Restaurantes que servem “porções” são obrigados a ter a opção de servir “meia porção” ou devem dar desconto de 50% para quem operou o estômago. Já no caso de rodízios, não tem conversa: Metade do preço para quem tem metade da barriga. E a multa é pesada para quem não cumprir: 1.880 UFIR’s. Não sei quanto isso vale em reais, mas, se passou de mil, já assusta.

Se isso virar moda, é capaz de lançarem leis mandando que restaurantes dêem descontos para modelos anoréxicas ou — Deus me livre! — cobrem em dobro para os gordos não-gastroplastizados. Já pensaram? Se os gordinhos mão-de-vaca vilavelhenses já devem estar pensando no custo/benefício da operação, imagina só se ainda surgirem outras compensações? Podem surgir incentivos fiscais para a compra de McLanche Feliz ao invés de BigTasty ou até mesmo promoções para a troca de uma enorme Ranger por um singelo Ford Ka.

Bom… Agora os leitores do Contrapeso já sabem: Se você está com saudades de ir a uma churrascaria rodízio, mas não quer pagar caro pra comer apenas dois corações e meia maminha, pegue o primeiro ônibus para Vila Velha e volte a sorrir!

LEI Nº 4.621/08
Dispõe sobre a obrigatoriedade da concessão de desconto e/ou meia porção para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia em restaurantes ou similares que menciona e dá outras providências.

Art. 1º – Ficam os restaurantes e similares que servem refeições à “la carte” e/ou “porções” obrigados a oferecerem desconto de 50% (cinqüenta por cento) no preço das mesmas e/ou servirem meia porção para as pessoas que tenham o estômago reduzido através de cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia.

Art. 2º – Ficam os restaurantes e similares que servem refeições à “rodízio” obrigados a concederem desconto de 50% (cinqüenta por cento) no preço das mesmas para as pessoas que tenham o estômago reduzido através de cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia.

Art. 3º – Para ter direito ao benefício de que trata a presente Lei o interessado deverá comprovar sua condição através da apresentação de laudo médico ou declaração de médico responsável devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Art. 4º – O não cumprimento do disposto nesta Lei sujeitará o infrator à multa no valor correspondente a 1.880 (mil oitocentos e oitenta) UFIR’s por denúncia.

Art. 5º – O Poder Executivo Municipal regulamentará a presente Lei atendendo aos princípios de responsabilidade social e moral estabelecidos pela mesma.

Art. 6º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Vila Velha, 24 de abril de 2008.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

19 respostas para “Reduziu o estômago e quer se dar bem? Vá a Vila Velha!”

  1. Olha, acho essa lei uma grande besteira! O gordo passa a vida toda pré-operação comendo por 4 e pagando por 1, e agora tem direito a desconto? Me poupe! Como brevemente vou operar, tenho consciência que de certas coisas vou ter que abrir mão, sendo uma delas ir frequentemente em restaurantes "comuns", por motivos óbvios. A solução mais simples é comer em restaurante a quilo e pagar o preço justo. Isso é apenas mais um motivo para descriminações. Antes por ser gordo, depois por estar magro. Bola fora.

  2. Tatiana disse:

    Já eu que estou prestes a operar, e moro em Vila Velha, estou adorando a ideia de ficar magra e com mais dinheiro no bolço!!!!!!
    até mais!

  3. Maycow disse:

    Tb sou contra a lei. Acho que nos ja comemos demais dando prejuizos para as churrascarias durante toda a vida… E avisa a colega aí de cima que bolso é com 's' pelamordedeus!
    Abraço pra ti Lucio!

  4. Tatiana disse:

    Oi colega… bolso pode ser com S, mas pelo menos eu sou mais educada e gentil do que vc!
    até mais!

  5. Sei lá, não sei se a idéia pegaria para valer em outros lugares. Vamos ver se dá certo em Vila Velha, se der certo será legal para os gastroplastizados. Palavra difícil da zorra!

  6. Clara disse:

    Como eu queria morar eu Vila Velha. Já que a lei existe pq não aproveitar?! Gente estressada, hem!! rs Acho que depois da minha cirurgia serei a mais nova habitante de vila velha. rs =)Adoro um churrasco e a possibilidade de pagar mais barato por isso, me encanta. kkkk

    Beijos!

  7. Graci disse:

    Ah, eu acho a idéia interessante. Sou gorda, mas não acho que dê esse prejuízo todo pros restaurantes, não, já que como a mesma quantidade que meu marido, que é bem magrinho e come normalmente, não é nenhum esganado (pelo menos não agora, já que saiu há tempos da adolescência).
    Justo que, depois de operada, possa pagar meia, como os estudantes no cinema, rsss. Meio cinema, meia no restaurante… oba, essa cirurgia vai me ajudar a economizar uns trocados!

  8. Priscila disse:

    Bem… fazendo uns calculos aqui, descobri que 1.880 UFIR’s em reais vale R$ 1.915,38 O_o. Multa salgadinha essa, hem!! =P Se é que isso vai interessar a alguém rs.

    Bjus,
    Pris.

  9. Adriely disse:

    Olá sou de Curitiba, aqui ainda não tem esta lei, infelizmente.
    As opiniões dadas são relevantes, mas não acho justo quando tenho q ir a um restaurante de rodizio e como duas colheres de comida e metade da metade de um pedacinho de carne e tenho que pagar o mesmo que uma pessoa que comeu repetiu e pediu bis. Tudo bem se eu comia muito antes da cirurgia mas eu pagava pelo tanto comido, hoje eu estou apenas sustentando a churrascaria.
    Abrax… Adriely

  10. Alenaldo disse:

    Alguém sabe de alguma outra cidade que tenha este benefício?

  11. […] Uma lei seguindo a linha do “quem fez redução de estômago tem desconto em restaurante” – lei aprovada pelos vereadores de Vila Velha há algum tempo e que você pode conferir no Papo de gordo. […]

  12. anderson disse:

    Hahahahah!

    Então se eu já fui atropelado, posso pegar ônibus pela metade do preço!

    Se já passei mal bebendo cerveja , terei 50% de desconto na compra de Skol ou Antartica.

    É muita palhaçada!!

    Só aqui mesmo para estas coisas acontecerem!!!!!

  13. Elisangela disse:

    independente se o gordo comia muito ou não essa lei é interessante para quem realmente irá seguir a dieta indicada, pois eu conheço pessoas que fizeram e comem até razoavel…..ja pensou que feio pagar meia e comer inteira…rsrsrsrs relaxem

  14. Elisangela disse:

    e á propósito tenho uma dica para quem quer frequêntar um restaurante com os amigos..coma em sua casa antes de sair e vá acompanhando apenas, parece chato e é, mais se passamos por uma cirurgia de tal complexidade para termos uma vida sudavel e vida longa tudo vale a pena
    vamos curtir novo corpitcho e procurar nao por a comida em primeiro plano
    bj

  15. Camila disse:

    Sou gastroplastizada e para quem é contra a lei vai aí o meu depoimento:
    Acompanhei meu marido e minhas filhas em um jantar, churrascaria rodízio, e foi um experiência horrível…..meu marido explicou ao gerente que eu tomaria apenas um suco pq estava operada, portanto que não eram para cobrar o meu rodízio (eu não iria comer NADA. Então veio o pesadelo…o gerente colocou um funcionário para observar se eu realmente não comeria nada e no final, colocaram na conta o valor do meu rodízio….foi horrível…foi preciso discutir com o gerente para o pagamento da conta…ACREDITAM?
    Pois aos gordinhos de plantão que ainda não passaram por constragimentos até mesmo depois da cirurgia…não opinem antes de compreender os FATOS.

  16. DENISE disse:

    SOU OPERADA E ADOREI ESTA LEI, ACHO INTERESSANTE POIS QUEM OPERA NAO CONSEGUE COMER MUITO SE UM RESTAURANTE POSSUI SOMENTE A PORÇÃO INTEIRA FICAMOS COM UM GRANDE PROBLEMA O QUE FAZER O RESTO QUE SOBRAR É DESPERDIÇO DE COMIDA.NAO ACHO CERTO IR A UM RODIZIO E PAGAR O VALOR INTEIRO CRIANÇA QUE COME POUCO TEM DESCONTO PORQUE EU NAO POSSO TER TAMBEM.

  17. Maria Aparecida C. S. disse:

    Gostaria de saber se esta lei de pagar metade em restaurantes quem fez cirurgia de estomago vale tambem para outras cidades.
    Aguardo respostas.

  18. Elmar Pacheco disse:

    pra ser solidário a amiga do ç la de cima carteirinha podia ser parecida com a de Extudante e esgordo…..hehehe

    Me dá até arrepio de escrever errado assim, mas o importante é o riso….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *