Discriminação pesada

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 19 de janeiro de 2009

Damien e Charlotte Hall foram impedidos de adoção porque ele é obesoDamien (37) e Charlotte (31) Hall estão juntos há 14 anos e são casados há 11. Eles vivem na cidade de Leeds (norte da Inglaterra), onde ele trabalha em um call center e ela é babá. Os dois tinham um sonho: adotar uma criança. O pedido foi feito à prefeitura do município em que vivem depois da constatação de que não podem ter filhos.

Até aí, esta poderia ser mais uma história comum, daquelas que acontecem todos os dias em qualquer parte do mundo… a não ser por um detalhe: Damien Hall tem 1,85m e 156kg, com um IMC de mais de 42. Ou seja, ele é um obeso mórbido. Em uma carta, a prefeitura de Leeds informou ao casal que a adoção só seria possível se esse índice de massa corporal caísse para menos de 40.

Segundo a prefeitura, a razão para essa decisão é simples. Existe um risco de que Damien possa ficar doente ou até morrer. Ainda de acordo com o órgão oficial, o serviço de adoção tem responsabilidade legal de assegurar que as crianças sejam adotadas por pessoas capazes de oferecer os melhores cuidados possíveis. Isso a curto, médio e, principalmente, a longo prazo.

Agora, caros leitores, respondam-me uma coisa: vocês realmente acreditam que é melhor manter uma criança no orfanato do que entregá-la a um casal que estaria apto a adotá-la, a não ser pelo fato de um exame médico ter concluído que o homem é saudável, mas obeso?

É claro que os órgãos de Serviço Social devem buscar pessoas que possam oferecer o melhor para as crianças adotadas. Porém, discriminar dessa maneira um casal seria a forma certa de se fazer isso?

Também é evidente que Damien poderá perder peso. Mas o que garante que, após alguns anos, depois da adoção, ele não possa voltar a engordar? Nesse caso, vão tomar a criança do casal? É óbvio que não!

Por outro lado, se o casal fosse formado por esportistas. Será que existe alguma garantia que um deles não venha a engordar com a chegada da idade? O mundo está repleto de casos como esse, não é mesmo?

Então, leitores de peso? O que vocês acham de tudo isso?

——————–

Confira o que os veículos de comunicação estão dizendo a respeito:

Hubby too fat to adopt a kid

Casal é impedido de adotar porque marido é obeso

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Discriminação pesada”

  1. Aff absurdo…Se ele fosse louco ou pobre tudo bem, mas o que um gordo pode deixar de oferecer a uma criança? Jogar futebol?: UAHUahu

  2. Vivian Siqueira disse:

    Ei Eduardo!
    Mais uma das tantas formas de preconceitos que as pessoas obesas sofrem por aí! É complicado… não sei se as pessoas deveriam ser mais inteligentes ou menos hipócritas!
    Abraços…
    Vivian

  3. Leandro Zeus disse:

    Nossa cara!!!!

    isso chega a ser surreal!!!!!

    Acho incrivel esse tipo de coisa naum ser considerada preconceito…..

  4. Sinceramente isso é um absurdo, a desculpa de que eles estão se preocupando com o bem estar da criança é pura palhaçada, afinal o bem estar está ligado ao fato dela ser adotada por pais decentes e com muito amor pra dar a um ser que se encontra necessitando de cuidados e educação, gordos(as) ou magros eles devem ser investigados pra seber se estão aptos a dar coidados paternos e maternos, tenho um filho de 3 anos e só penso em viver para vê-lo crescer com felicidade!!!

  5. Tapioca disse:

    Queria saber se eles fossem hipertensos se teriam o mesmo tratamento.
    Acho sinceramente que a responsabilidade de ter um filho estimularia e muito o interesse dos dois de cuidarem de sua saúde.

  6. mariza disse:

    Para um casal adotar uma criança ,o mais importante é o amor,carinho, atenção,educação….. que eles poderão e deverão dá para a criança. Não importa tipo fisico,idade ,religião ou qualquer outra coisa.O mundo está mesmo cheio de preconceitos.As pessoas deveriam amar mais o proximo.

  7. danielle disse:

    isso é ridiculo eles preferem um anorexo ou um obeso no meu caso um anorexo é bem mas perigoso vcs naum acham?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *