Sabores de Carnaval

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 11 de fevereiro de 2009

Feijoada completaFeijoada (com feijão preto e mulatinho), lombo, sarapatel, galinha ao molho pardo, mesas de frios, pernil assado e diversos acompanhamentos. Só para se ter uma idéia, são 2 toneladas de carnes, 1 tonelada de feijão, 20 mil caldinhos, 20 mil acarajés e 15 mil espetinhos. Quem está mais light, pode “se divertir” com 60 tipos diferentes de saladas, feitas com folhas, frutas e verduras. Além disso, sobremesas de dar água na boca. Quer mais? Então tem. Para beber, são 40 mil latas de cerveja, 1.200 litros de whisky e 600 litros de vodka.

Ficou animado, caro(a) gordinho(a)? Pois saiba que o pré-Carnaval na Bahia tem sabores que vão além dos tabuleiros das baianas. Enquanto a cidade se prepara para a maratona da folia, entre um ensaio e outro, baianos e turistas não abrem mão de uma boa feijoada, sempre com sistema all inclusive. Assim unem o útil ao agradável: se deliciam com uma boa comida, repõem as energias, e aprendem a cantar e dançar as músicas que farão sucesso nos trios elétricos.

No mais puro exercício da democracia, tem feijoada para todos os paladares e gostos musicais. Por exemplo, o cardápio acima é do Feijão VIP da Dadá. A quituteira mais famosa da Bahia celebra, no próximo domingo (15/2), no Bahia Café Hall, a união de cozinha com música, ao som de Tatau (ex-Ara Ketu) e Jau (anteriormente conhecido como Jauperi). Quem quiser esquentar os motores, pode ir, no dia anterior, para a Feijoada ao Mar, na Área Verde do Othon, onde se apresentarão Trem de Pouso, com a participação do cantor e compositor Carlinhos Brown e dos Filhos de Gandhy.

E por falar em Área Verde do Othon, foi lá que eu e Dudu nos fartamos no sábado passado (7/2), quando fomos à Feijoada da Alegria, que foi animada pelo Samba das Moças e banda Via Circular. E, como o gordinho não aguentou o tranco, no domingo (8/2), continuei em clima de festa, desta vez acompanhada por amigas, curtindo mais uma farra gastronômica-dançante: a Feijoada do Armazém. O evento, promovido pelo Bar e Restaurante Armazém, na área verde do Shopping Villa Norte (Lauro de Freitas), contou com o som de Netinho, Seu Maxixe, Mr. João e Samba di Banda. Confira a cobertura desses dois eventos nos próximos posts.

Só para você ter uma idéia de como essa história de unir feijão e axé dá o maior caldo, foram realizadas, também no último domingo, a Feijoada do Forte e a Feijoada do Afropop. A primeira agitou o Forte de São Diogo, na Barra, ao som das bandas Nata das Antigas, Titelaza, Seu Maxixe e Nave Irada. Já Margareth Menezes comandou o segundo evento, que balançou as estruturas do Catussaba Resort Hotel, em Stella Maris. Maga contou com a participação de blocos do movimento Afropop Brasileiro, como Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e Filhos de Gandhy. A abertura ficou por conta do Pagode em Família.

Depois disso tudo, alguém ainda duvida de que o pré-Carnaval da Bahia tem festas para quem gosta de combinar gastronomia e música?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *