Papo de Gordo 20 – Viva São João!

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 30 de junho de 2009

PdG20

Depois de dez dias tratando única e exclusivamente sobre São João aqui no Papo de Gordo, era evidente que Eduardo Sales Filho, Lucio Luiz, Dr. Tapioca e os convidados especiais Laert Yamazaki e Rodrigo ‘Bandoleiro’ Motta iriam falar sobre festas juninas.

No episódio de hoje, entenda a relação entre exame de próstata e São João, relembre trocentas músicas de duplo sentido, descubra porque piriguetes não sentem frio, saiba quem adora soltar fogos até hoje  e desfrute da melhor trilha sonora da história do Papo de Gordo.

Acenda a fogueira e faça sua oração pra São Pedro, pois o podcast mais pesado do Brasil está começando!

LINKS RELACIONADOS AO EPISÓDIO

São João no Papo de Gordo
Fazendo canjica
Genival Lacerda – Severina Xique Xique
Cremilda – Forró Cheiroso (talco no salão)
Sandro Becker – Julieta
Saia Rodada – Vizinho de olho no “cuelhinho”

COMENTADO NA LEITURA DE E-MAILS

Jornalismo FM
Foto do Lucio com Romulo, um fã do Papo de Gordo
Perfil do @romulorj
Participamos do Sos Cast
Participamos do Spin-off
MeuPodcast.com
Musica sobre Umbú

E-MAIL

Gostou do podcast? Você sabe dançar forró? Já explodiu muita coisa durante o São João? Também quer mandar o Bandoleiro à merda por não escutar o programa? Então mande um e-mail pra gente contando tudo: [email protected]

MENSAGENS DE VOZ

Quer mandar uma mensagem de voz para o Papo de Gordo? É só instalar o GTalk em seu computador, adicionar o e-mail [email protected] e deixar sua mensagem em nossa secretária eletrônica. Se ainda não tiver o GTalk em sua máquina basta clicar aqui para baixá-lo.

RSS e iTunes

Assine o feed do Papo de Gordo no seu agregador de RSS ou clique aqui para assinar diretamente no iTunes.

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Aperte o botão PLAY abaixo ou CLIQUE AQUI com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar Destino Como” para baixar o arquivo no formato MP3, ou então CLIQUE AQUI para baixar a versão zipada do Papo de Gordo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

42 respostas para “Papo de Gordo 20 – Viva São João!”

  1. Rubens Matos disse:

    Olah!

    Meu nome é Rubens, tenho 20 anos, moro em guarulhos, são paulo, sou técnico mecatrônico e estudante de engenharia.
    Queria dizer que nos últimos tempos o podcast papo de gordo tem sido um ótimo entretenimento alinhando personalidades diferentes e ao mesmo tempo engraçadas, posso dizer isso com propriedade já que sou um viciado em podcasts e ouço falar o nome do senhor Dudu Sales desde os primórdios das leituras de e – mails do Nerdcast e do Rapaduracast!
    Enfim continuem assim, pois nesse ritmo ninguém segura o Papo De Gordo!
    P.S. Já fui gordo e como vocês bem devem saber, uma vez gordo sempre gordo!

    avante ouvintes de peso!

  2. Eita, seu Dudu, bão?

    Baxano o podecaste pra escuitá despois.

    'bração procêis.

  3. Rafaella disse:

    Viva a Campina Grande e ao Maior São João do Mundo.
    *campinense orgulhosa =)
    ótimo podcast genteeee!!!
    Ri tanto escutando que o pessoal da universidade achou que eu estava ficando louca.
    A cada novo episodio vocês se superam.

  4. bernardo disse:

    baixando… depois volto aqui

  5. .
    .
    .
    Dudu… na próxima leitura de emails conta aquela historinha do arraiá que você foi e danço quadrilha… Não lembra da história ainda? É aquela da Cobra que na verdade era minhoca… HAHAHA.
    .
    Baixado… Ouvirei até o fim de semana… Abração galera!
    .
    .
    .

  6. Baixando para comentar depois.

  7. Dango disse:

    Falando em forró/for all, li ontem na internet que "oxente" teria surgido do "oh, shit!". não acreditei, mas achei engraçado.

    Sobre a cidade se transformar durante as festas, senti isso na lavagem do Sr do Bonfim. Eu morava no Bonfim (SSA/BA) mas sempre passava essa festa fora da cidade. No único ano que fiquei em casa eu me surpreendi como meu bairro se transformou.

    Aqui no RS quentão é muito normal… acho que o povo aqui é viciado em vinho. E concordo que quentão é melhor o feito com aguardente.

    Abração!

  8. Rômulo disse:

    Olá,
    Fui eu quem reconheceu o Lúcio Rsrsrsrs… E não sou só fã dele mas sim de toda a "trupe" do Papo de Gordo! Tá certo que ele pediu pra tirar foto comigo pra provar o reconhecimento e ligou pro Dudu contando como foi reconhecido na Rua, mas ele é um cara legal. Da próxima vez que encontrar alguém do Papo de Gordo ao vivo pode deixar que a Pizza e o Chopp é por minha conta.

    Abraços galera

  9. Bizarro foi eu esse fds chegando de viagem numa pousada e descobrindo que ia ter um São João a noite. #fail total. Eu queria descansar, ora!!! >/

  10. Dango,

    Bom, eu posso falar com propriedade de expressões populares do Nordeste, sobretudo do Ceará. Eu não me espataria se isso for verdade. Temos uma cidade no interior, chamada Sobral, cuja fama é de que as pessoas misturam o cearês com o inglês. Algo do tipo: "Oxente, mai góde!" Ah, é a cidade natal de Renato Aragão.

    Outra coisa 'interessante'? Aqui temos um bairro chamado Pici (o ônibus que pego chama-se 'Pici/Unifor'), onde fica a Universidade Federal do Ceará/UFC. Por que o nome do bairro? Na 2ª Guerra Mundial, por aqui em Fortaleza ter um porto com tropas americanas, esse Campus do Pici abrigava um Posto de Comando. Os gringos chamavam o local só pela abreviação P.C. com uma pronuncia em inglês, ficando: Pící! Como é o nome do bairro mesmo? Rss…

    Éééé amigos. Aqui tem muito disso! Acreditem, ou não…

  11. Camila disse:

    Cara, no Papo passado eu nem fiquei com o "tatatapioca" na cabeça, mas foi só ouvir os e-mails com a Maira cantando que esse inferno não me sai mais da cabeça!!!

    E… Dudu… Esse "licor cremoso" não é batida?
    Pelo o que vc descreveu, bem parece com as Batidas que são feitas pras bandas de cá (São Paulo).

    Bom, as festas aqui não são tão cheias de coisas, mas eu bem to a fim de ir em uma…

    Bom, continuem assim, sempre muito bons! E bem acho que o Papo de Gordo é o melhor Podcast!

    Só senti falta do Flávio, que não conhece Ferraz de Vasconcelos, mas eu conheço! xD

    Bjo, e continuem assim!

  12. Jota Fagner disse:

    O chato é que aqui em Santos ninguém fala em São João.
    Sinto saudades das comidas típicas da minha Bahia.

  13. L.R. Maruo disse:

    Salve, Salve! :)

    Diverti-me bastante com o podcast :)

    Aqui no sul, Paraná, as festas juninas estão MUITO longe das que tem ai no Nordeste. Tem aquelas "festas juninas e julinas" mas nada demais.

    Preciso ir ai no Nordeste para provas as iguarias juninas :)

    Foi muito interessante saber dos festejos dai, quem sabe um dia eu nao viajo para esses lados nesta epoca.

  14. cara me divirto muito com podcasts ainda mais falando de são joão. me remete muito à minha infancia e às traquinagens que eu fazia. gostei bastante continuem assim

  15. Anderson Moran disse:

    Aqui em SP as festas JUNINAS e JULINAS são mais caipiras.. Milho, paçoca, quentão, vinho quente… e lógico BINGO… Pq toda vesta junina tem Bingo (pelo menos aqui em SP)…
    Adoro o PODCAST PAPO DE GORDO…

  16. Dae galera!

    Parabéns pelo cast. Mais um grande programa de rádio na internet! :D

    # esta época é muito boa mesmo pra aproveitar as festas e comidas típicas.

    # minha historia foi na época da escola, 3º ano acho, que fizemos a quadrilha: homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem. Imagina a cena: bando de marmanjo de vestido, batom na boca e chapeu de trancinha. Na época ainda era magro pacas. Hilário! HEHEHEHE Época boa!

    Grande abraço!

  17. André Zuil disse:

    Mais uma vez o Papo de Gordo me diverte, ótimo programa, infelizmente aqui em Sinop, MT, não tem esse costume tão forte de “festa junina”, mas sempre tem várias festinhas, mas nenhuma tradicional que mexa com a cidade.
    .
    Sobre a parte dançante, rsrs eu era uma pedra, não dançava nem 2pralá2pracá, peguei uma amiga e fui fazer aulas de dança, forró, forró universitário, vanera, vanerão e me aventurei até a aprender salsa, mas exige muito preparo físico, resultado desisti só da salsa, agora vou à vários bailes e não preciso mais deixar minha muié ficar dançando com um cara qualquer porque eu não sabia.
    .
    Uma vez eu rodando Bombril num festa junina, tava quase acabando o Bombril eu joguei ele… caiu na minha cabeça queimou um tufo do meu cabelo, fiquei traumatizado… nunca mais brinquei de queimar palha de aço.. rsrs tenho marca na cabeça até hoje.
    .
    Galerrrraaa.. Grande abraço para você e vida longa e próspera a todos gordinhos do PdG..

  18. Ronald disse:

    Caramba, seus malditos. Também estou com a música da tapioca na cabeça. Mas falando em São João, a turma lá de casa vai nesse sábado para uma quermesse de igreja. Claro, muita comida gorda (pastel, fogaza, coxinha, frango assado, etc) a preços módicos. Se eu sobreviver ouvirei o próximo podcast de vocês…

  19. Alison Pereira - Bol disse:

    gostei bastante do cast! sou suspeito a falar, por ser baiano e gostar da putaria do são joão(que rola nas cidades mais tradicionais do interior com os festejos) até mais do que o carnaval.
    excelente a participação do tapioca, bastante sarcasmo e humor!
    só pra constar: amargosa faz um frio do senhor carvalho e cozinhar amendoim é perda de tempo, é muito mais vantagem comprar cozido!
    abraços!

  20. Rodrigo Bandoleiro disse:

    Puta que pariu isso ficou muito bom! huahuaHUauh Valeu galera!

  21. Olá pessoal.
    Aqui na minha cidade as pessoas fazem fogueiras nas ruas, e cada escola realizam suas quadrilhas, e em alguns bairros também é realizado quadrilhas nas ruas. Mas nada muito grande. Há também bombas, 'chuvinhas', o mini-buscapé ou cobrinha aqui é chamado de "rabo-de-saia" (existe até uma banda de forró com esse nome), porque, segundo dizem, quando ele é aceso vai 'procurar’ alguma menina que estiver de saia e vai para baixo da saia dela. As bombinhas que estouram quando jogadas no chão são chamadas de “traque de salão”. E aqui a espiga de milho a muito tempo que é R$ 1,00. Há também muito bolo de milho, canjica, pé de moleque, só não tem quentão. Nunca vi por aqui.
    O podcast ficou muito bom e muito divertido.
    Um abraço.

  22. Vou deixar de ser uma ouvinte relapsa e voltar a comentar… Hehehe

    Como sempre, o Papo de Gordo está de parabéns! Programa divertidíssimo! Vocês estão entre meus podcasts favoritos. :D
    Bem… Mas devo dizer que senti falta da Maira, do Flavio e do Conrad.

    Como disse o Lucio, por aqui a coisa praticamente se limita a festas escolares. Estive em quase todas as da minha antiga escola, ao menos até lá pela 6ª série. Mas NUNCA participei da quadrilha. Não sei… Acho que desde pequena já era meio desanimada para essas coisas. :P

    "Festa na Roça" do ano passado na escola da minha irmã: http://yfrog.com/0qp1030618gjx

    No caso da festa de São João, o meu papel de gorda não faço. Não gosto de quase nada das comidas típicas. Aliás… se não dançava nem comia, nem sei o que eu fazia nas festinhas da escola.

    Estão vendo? Até num assunto que não me interessa muito, vocês conseguem me divertir com o Papo de Gordo!

  23. Olá pessoal do Papo de Gordo!
    Aqui é o Tio Lipe, 21 anos, falando de Natal, RN. Bem, depois do último cast deu pra ouvi vários podcasts antigos aqui do site antes do lançamento deste, mas preferi não comentar nas postagens antigas pois duvido que vocês se lembrem exatamente do que falaram no passado. Ainda assim, achei interessante avisar que saiu ouvindo os programas mais antigos.

    E ao ouvir vários casts daqui cheguei a uma conclusão definitiva: vocês são o MELHOR podcast de humor do mundo! Me desculpe Jovem Nerd e CIA, mas Papo de Gordo manda! Vocês conseguem apresentar um conteúdo fantástico com muito humor e tiradas fantásticas (mesmo as piadas sem graça do Conrad me fazem rir). Vocês estão de parabéns e, se for para manter esta qualidade excepcional, continuem sempre sendo quinzenal.

    Quanto a este episódio em particular, devo dizer que me interessa bastante. Veja bem, moro no Nordeste, é claro que é do meu interesse. Comidas típicas, quadrilha, bombas… Tudo isso marcou de alguma forma a vida de qualquer nordestino e eu não escapei. Concordo como o Eduardo que soltar bombas na infância era ótimo, mas agora… Dá nos nervos! Hahahahahaha… E o melhor desta época é a canjica! Bom demais… Pena que este ano ainda não pude degustar.

    Um abraço para todos e devo acrescentar que senti falta da linda voz da Maira (ainda bem que ela teve suas participações esporádicas). E vocês estão convidados a ir no podcast que participo eventualmente, o ARGcast, e ouvir e comentar sempre que o assunto for do agrado de vocês (link no meu nic da postagem).

    Até and Bye…

  24. Rabbony Santos 25 an disse:

    Eita… Que papo bom!!!

    Sobre o "For All", a cidade que foi sede dos americanos na segunda guerra, é Parnamirim aqui do RN que é chamada até hoje como trampolim da vitória.

    Não sei dançar forro e sim enrolo. Foi o tempo que cada casa do meu bairro fazia fogueira, hoje em dia, duas ou tres casas por rua…Fico triste com isso.

    Quem nunca colocou uma bomba bujão debaixo de uma lata? Sobe que é uma maravilha…Quadrilha Junina é o que há!!!! Rio Grande do Norte é a terra da quadrilha…junina, é logico…

    A cidade oficial do mês junino aqui do RN é Mossoro. Cidade cenografica, pau de sebo e a encenação da historia verdadeira da invasão sem sucesso do Lampião e seu bando na cidade.

    E garanto que a melhor canjica da cidade, é do meu pai com o auxilio da minha mãe. Uma delicia!!! Mando a receita algum dia….

    Inté mais!!!

  25. Gosto de São João principalmente pelas guloseimas juninas, em especial a sopa de milho da Sra minha mãe.
    Mas não tenho saco pra aturar bandas com nome de cor de roupa íntima, mistura(maluca) de comida, ou meio de transporte do forró.
    Um forrozinho pé-de-serra é bacana de dançar.
    O podcast como sempre ótimo, mas a Maira fez falta.
    []'s

  26. Rod Reis disse:

    Esse ano comi e bebi muito na Festa Junina….Muito vinho quente, alheira, Acarajé e pudim de leite…

  27. @Leandro de Souza

    Também participei de uma quadrilha em que os homens se vestiam de mulher e as mulheres de homem. Tenho uma foto "linda" desse dia que não mostro nem sob tortura! :-P

    @Alison Boleta

    Tu conhece Amargosa?
    Pô! Aparece aí num São João desses pra gente tomar um licor.

    @Samuel Varela

    Acho curioso como os nomes de fogos mudam de um lugar pra outro. Pra mim isso está relacionado às pessoas tentando explicar pros outros como aquela bomba/fogo de artifício funciona. Aí vale de tudo: "é tipo uma cobrinha que sai correndo pelo chão" ou "corre atrás das saias das meninas".
    :-)

    @Isabela Cabral

    Eu também senti falta de Maira, Flavio e Conrad. Infelizmente não teve jeito de juntar a trupe toda em tempo hábil pra gravar esse episódio, mas no próximo já temos dois deles de volta.

    @Tio Lipe

    Sabe o que é o pior? A gente nem considera o Papo de Gordo um podcast de humor, e sim de sáude. O problema é que quando um bando de gordos se junta pra falar bobagens fica difícil não acabar em palhaçada.
    Pode comentar nos posts antigos, garanto que ninguém aqui vai reclamar. :-)
    Tu já fez podcast sobre Cavaleiros do Zodíaco? Era o único animê que eu assistia. Isso e Patrulha Estelar, mas esse é velho demais pra alguém lembrar.

    @Rod Reis

    Acarajé no São João?! E depois o Flavio ainda vem falar dos baianos… vocês, paulistas, que são loucos!

  28. Mariza Sales disse:

    " Mulheres unidas jamais serão vencidas ".
    Estou do lado de minha nora preferida,como sempre, e concordo plenamente com os comentários sobre a falta que ela vez neste podcast.Fiquei com uma peninha de Lúcio, por não conhecer o verdadeiro "São João ".Combine com Dudu e venha no proximo ano para nossa casa ,será bem recebido. Como de costume, amei, adorei, achei legal e dei boas risadas( desta vez estava sozinha em casa e as risadas foram bem altas).O sotaque do convidado nordestino foi otimo,sejam bemvindos ao Papo de Gordo, Dudu é " meu filho predileto " e mora em meu coração de graça.

  29. ony2005 disse:

    Hehehe…ganhei dois abraços nessa edição.

    Gostei do programa, mas sou daqueles que odeia esse tipo de festa, não curto o estilo de musica e muito menos as comidas.

    Quando vou com a minha namorada me sinto um peixe fora d'agua.

  30. Barbara disse:

    Gente, desculpaê… nem eu lembrava q tinha mandado uma piada tão sem graça para o Troféu Conrad! hahaha, fiquei até com vergonha!
    Abraço!

  31. Dudu, como não tem canjica em Salvador?? Na Perini Tinha.

  32. Barbara disse:

    Ah, e só pra constar, o off (como sempre) me fez rir mais do q o programa inteiro! o Bandoleiro e sua piadinha com "A Gorrrda" foi fenomenal!

  33. @Felipe,

    Eu olhei em várias padarias e mercados de Salvador e não achei canjica, pelo menos nenhuma com a cara boa. Mas admito que não fui na Perini. Vacilei.
    :-(


    @Barbara,

    Não entendi se isso foi um elogio ou não. :-P
    Desse jeito tu me força a fazer um programa inteiro só de erros. :-)

  34. Pra mim, a melhor comida de São João é paçooooooca! O ano todo!!!

    O Papo de Gordo está cada vez melhor ;)

    Mas também senti falta de Maira, Flavio e Conrad =(
    Pelo menos deu pra se divertir com Maira cantando "tá-tá-tapioca" nos comentários. =P

  35. Barbara disse:

    hahahaha, desculpa, Dudu! é claro q o programa foi ótimo, como sempre! :D
    é q a parte dos erros é como os extras após os créditos pra quem fica no cinema até o final: uma surpresa muito boa! adoro!

  36. […] Papo de Gordo #20 – O Papo de Gordo recebe convidados especiais para falar sobre Sao Jo?o e as festas juninas! […]

  37. […] Especificos Tabernacast 015 web nostalgia, Episodio que deu Origem ao DiscadaPodcast Papo de gordo 20 Viva São João Sextacast 42 contos do dia das Bruxas Pauta Livre News 34 fobias imitacoes e missoes com Leo Lopes […]

  38. […] Especificos Tabernacast 015 web nostalgia, Episodio que deu Origem ao DiscadaPodcast Papo de gordo 20 Viva São João Sextacast 42 contos do dia das Bruxas Pauta Livre News 34 fobias imitacoes e missoes com Leo Lopes […]

  39. […] no shopping de Mossoró Papo de Gordo – Viva São João Dudu – James Bond Neto – antes e depois Belote – antes e depois Jerimum Beta Site […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *