Gordos correm maior risco com a gripe suína

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 21 de julho de 2009

A gripe tipo A (H1N1) está tirando o sono de muitos brasileiros. Segundo dados do governo do Rio Grande do Sul, cerca de três mil pessoas podem estar infectadas com o vírus no Estado.

Das 15 mortes confirmadas por gripe suína no Brasil, 11 aconteceram no Rio Grande do Sul. Gordos correm mais risco com a gripe suínaAs cidades de Uruguaiana e Barra do Quaraí chegaram até mesmo a decretrar estado de emergência.

Apesar do índice de letalidade do vírus H1N1 ainda ser baixo (0,5%) e semelhante ao da gripe comum, o que podemos observar é uma verdadeira histeria coletiva por conta dos meios de comunicação.

A verdade é que algumas condições aumentam o risco de morte pela gripe A. Existem alguns grupos de risco: asmáticos, diabéticos, grávidas, pessoas com deficiências no sistema imune e obesos.

É isso mesmo, incauto leitor gordinho. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC), em Atlanta, nos Estados Unidos, a obesidade é um dos fatores complicadores que podem levar à morte pacientes infectados com a gripe A.

Não são todos os gordinhos que correm risco, mas muitos obesos mórbidos têm problemas respiratórios crônicos. E esse é o grande problema.

Então, se você apresentar um dos sintomas abaixo, trate logo de procurar atendimento médico. Pode não ser nada, mas, afinal, seguro morreu de velho:

· Febre alta
· Dor de cabeça
· Irritação nos olhos e narinas
· Náuseas
· Vômitos
· Diarréia
· Dor muscular e nas articulações

——

Fonte: Gripe suína: o que os obesos precisam saber
Três mil pessoas podem estar infectadas com o vírus da gripe suína no RS

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Gordos correm maior risco com a gripe suína”

  1. Eu moro no interior do RS e realmente a coisa está bem feia por aqui!
    está todo mundo ficando nervoso por causa dessa gripe, já temos casos em nossa cidade e gente andando de máscara na rua.
    temos que nos cuidar mesmo x.x

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *