Eu? Gordo? Imagina… só sou feliz pra caramba!

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 01 de agosto de 2009

Gordo Convidado

Muito bem, muito bem… Desde que eu me entendo por gente, sempre fui “gordinho”. Agora posso ser chamado efetivamente de “gordo” ou “ser com uma barriga enorme”. Passar boa parte do nosso dia sentado à frente do PC, produzindo material para a internet ou resolvendo pepinos de clientes que adoram abrir sites pornôs mas negam até a morte (mesmo porquê, quando falam isso, a patroa está ao lado). De qualquer modo, não tenho problemas em ser gordinho, pois isso traz muitas vantagens em relação àquelas pessoas que são magras, saradas e, teoricamente, saudáveis.

Primeiro, por incrível que pareça, pelas questões médicas. Quem é gordo deve se precaver. Não por causa de uma suposta preocupação óbvia e demasiada pela saúde ou por sempre desconfiar que suas artérias estejam entupidas de gordura, mas porque está clinicamente comprovado que, para os mais gordos, fica mais fácil a detecção de problemas do coração, de colesterol, de diabetes, entre outros. Prevenir doenças para nós é mais fácil. E combatê-las também. Aquela história meio folclórica do Vanderlei Luxemburgo de “ter gordura pra queimar” realmente funciona quando se está doente. A quantidade de anticorpos é maior e sua imunidade física também é mais resistente para gripes, viroses e derivados.

Depois, nós, gordinhos, temos o privilégio de chegar em uma padaria, confeitaria, cantina italiana, restaurante japonês, churrascaria ou vendedor de churrasco grego e pedir comida sem nenhum tipo de preconceito. Sabe, certos alimentos, quando apresentados, são verdadeiras poesias vivas gastronômicas: poucas coisas são tão vistosas como uma lasanha borbulhando em uma assadeira, um frango assado girando no forno, um navio cheio de comida japonesa, o macarrão da nona, uma pizza recém saída do forno… sim, isso tudo é belo. E considero um pecado quando as pessoas passam a vida se privando destas delícias. Elas foram feitas para serem consumidas com gosto, com prazer, com felicidade. Até mesmo algumas saladas, quando dispostas no prato, são verdadeiros chamarizes ao nosso apetite. E veja bem: não estou dizendo para vocês comerem até que o botão da calça jeans peça pelo amor de Deus para que você o desabotoe; estou dizendo que, por uma questão de bom senso, as pessoas não podem se privar disso.

E os gordinhos nos esportes? Neste quesito, a coisa nunca esteve tão em alta. E não pensem vocês que acontece apenas na Terra Brasilis, onde o Ronaldo Bola, nitidamente acima do peso, faz gols em jogos decisivos com jogadores que, apesar de estarem em forma, não são páreo para o talento do “gordinho”. Ah, o Cabañas, que no ano passado, pelo América do México, eliminou o Flamengo no Maracanã, e com uma generosa barriga que assustou os zagueiros. Em outros segmentos esportivos não se faz diferente: no beisebol norte-americano encontramos os gordinhos em profusão, como arremessadores e rebatedores. A final de contas, a maior parte do tempo eles ficam parados, não precisam correr. Na NASCAR, stock-car dos EUA, o líder do campeonato é o bicampeão da categoria, Tony Stewart, que foi para lá justamente por não precisar manter o peso ideal. No boxe, George Foreman (que hoje vende um grill politicamente correto) foi campeão mundial com mais de 40 anos de idade, porém visivelmente fora do peso. E no sumô então? Nem preciso comentar.

Por fim… consegue um gordinho passar despercebido diante das pessoas? Não, certo? Isso me leva ao último item que acredito demonstrar que ser gordinho é uma vantagem altamente considerável: o mundo das artes. Temos vários exemplos de pessoas avantajadas fisicamente que são muito queridas no mundo da música, do cinema e da TV. Indo de Fat Family até Jack Black, todos eles recebem notoriedade e destaque da mídia e das pessoas que os assistem, não só pelo fato de serem mais visíveis do que a Mallu Magalhães (tanto no físico quanto no talento), mas também porque são talentosos, atuantes, vibrantes, divertidos, irreverentes… diferentes.

E eles o fazem desta forma porque são felizes. É claro que tem pessoas que são gordas e infelizes, que não se aceitam nesta condição e que querem buscar um corpo mais de acordo com sua felicidade. E elas estão com o total direito de ir em busca disso. Mas o fato é que, quanto mais meu tempo de vida passa, mais percebo que os gordinhos e gordinhas, jovens de 20 anos ou senhorinhas de 70, são justamente as pessoas mais divertidas, alegres, cativantes e felizes que eu conheço. A felicidade, para mim, não está associada à forma das coisas, mas sim ao seu conteúdo e à intensidade com que ela é vivenciada. Gordo, magro, corintiano, deputado, nerd ou emo, o que importa mesmo é você se sentir bem e ser feliz do modo mais coerente possível e de uma forma que você se aceite. E, neste aspecto, os gordinhos estão bem à frente dos outros: são divertidos, alegres, são notados, valorizados… e são, sim, muito felizes!

Eduardo Moreira é consultor de tecnologia e informática, regente de canto coral, blogger e podcaster. Adora música, games, TV, ver esportes pela TV e chocolate (não necessariamente nesta ordem). Mais um gordo podcaster, mas com estilo, bom humor e irreverência. Eduardo Moreira

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Eu? Gordo? Imagina… só sou feliz pra caramba!”

  1. Litha Bacchi disse:

    E assino embaixo! Nada mais feliz do que comer boa comida. Tenho pena de quem olha pra uma linda pizza e diz "não posso, tô de dieta". Claro que é bom ser saudável, fazer algum esporte, não comer fast food em todas as refeições. Mas de vez em quando não mata – faz o dia mais feliz

  2. Show de bola como sempre Moreira. Belo texto. Parabéns!

  3. André Zuil disse:

    Tudo que o Moreira disse está de acordo com meu pensamento, até porque a felicidade é "um estado de espirito" que você decide estar, seja feliz nos seus termos, nas sua possibilidades e ria muito, "fuck" para o que os outros dizem ou pensam!!!

  4. joao paulo disse:

    gente vai no youtube e coloca na busca “fat boy dancing to milkshake”.clica na foto do garoto gordo de cueca e veja.esse sim e muito feliz do jeito q e,e nao tem vergonha de ser hit de internet por ter suas gordurinhas balançando.esse sim e feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. joao paulo disse:

    ai eu nao sou gordo eu vou ser mais gordo.aquele video q eu sugeri aquele menino esta com um botao de fuck you para qualquer um q falar mal dele.quem e corintiano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *