Comendo obras de arte

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 19 de agosto de 2009

Gordo de Raiz, por Lucio Luiz

Eu nunca fui de brincar com a comida quando era pequeno. O almoço aparecia na minha frente e era destroçado em poucos minutos, não dando tempo de desenvolver a veia artística que as crianças enjoadinhas aprendem a ter por brincar com a comida.

Além disso, uma obra de arte culinária na minha opinião é a lasanha da minha mãe. Nunca fui fã de comidas que representam esculturas transcedentais ou bichinhos fofinhos. Afinal, a maioria dessas intervenções artísticas alimentares só utilizam a comida para fazer a tal arte, descartando o que é mais importante: Comer!

Contudo, navegando pela internet, comecei a rever meus conceitos. descobri que há artistas que fazem obras de arte com “comida para comer”. Ou seja, pegam um sanduíche ou um prato de comida japonesa e montam uma escultura ou uma “simulação” de pintura que pode ser apreciada e, logo em seguida, devorada.

Vamos a alguns exemplos:

O site Funky Luch surgiu com o nobre propósito de estimular nas crianças o consumo de sanduíches saudáveis. Não que eu seja fã de sandubas sem carne gordurosa, mas até que são interessantes. Só não sei até que ponto uma criança vai querer canibalizar o Bob Esponja.

Sanduíche "artístico" - Funky Lunch, Bob Esponja

Quem já foi em bons restaurantes de comida japonesa pôde notar que eles sempre capricham para o prato ficar bem bonitinho (afinal, metade de graça da culinária nipônica reside no visual dos sushis e sashimis da vida). Neste blog, contudo, encontrei fotos de pratos de comida japonesa bem curiosos e, como bom nerd, escolhi como exemplo um joystick de Playstation feito de temakis e makimonos. Perfeito para depois de jogar God of War III.

Controle de Playstation feito de comida japonesa

Por fim, para não dizer que falamos apenas de comida, vamos passear também no campo das bebidas. Arte em chocolate quente! Pois é. O ser humano realmente é criativo na hora de bolar coisas inúteis. No site CoffeeGeek há exemplos de algo parecido com pinturas na parte de cima das bebidas lácteas à base de cacau industrializado.

Chocolate quente "artístico"

Claro que há muitos outros exemplos de comidas artísticas (há milhares de fotos de bolos insanos pela internet, por exemplo), mas não dá pra ficar mostrando tudo em uma única coluna.

Mas, cá entre nós, entre essas “esculturas” e um sanduíche de meio metro com bastante carne sangrando, quilos de queijo, toneladas de molho e uma ou duas fatias de alface pra dar uma corzinha, eu sinceramente escolheria o sandubão para dizer “Parla!”.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Comendo obras de arte”

  1. Camila Dias disse:

    Amei o sanduba do Bob Sponja!

  2. Carla Mariano disse:

    Artistas né? Comer assim é até mais divertido! Ótimo pra convencer as crianças kkk

    Bjs, Carla Mariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *