Resenha: O sumô que não podia engordar

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 30 de novembro de 2009

Hoje, o Papo de Gordo estreia uma seção de resenhas, na qual traremos análises desde romances ligados ao “universo gordo” até livros de culinária, passando por qualquer livro que tenha alguma coisa relacionada aos “fofinhos” (incluído aí até os que ensinam a emagrecer, por quê não?).

Para estrear a seção, trazemos o romance “O sumô que não podia engordar”:

O sumô que não podia engordar, de Eric-Emmanuel Schmitt

O sumô que não podia engordar
Original: Le sumo qui ne pouvait pas grossir
Autor: Eric-Emmanuel Schmitt
Tradução: Eliana Sá
Sá Editora
96 páginas – R$ 19,90

Sinopse:

Jun é um menino de 15 anos que vive pelas ruas de Tóquio, se virando como pode. Ele leva sua vida afastado da família e de amigos, isolando-se de tudo e de todos, até que um mestre sumô, que insiste em dizer diariamente que “enxerga um gordo” nele, faz com que Jun reveja seus conceitos e descubra muito sobre si mesmo.

Avaliação:

À primeira vista, o livro “O sumô que não podia engordar” chama atenção pelo inusitado do título. Quando se começa a leitura, percebemos que o personagem principal e narrador Jun é magro como “uma peça de arenque posta a secar sobre um palito de fósforo”, e que, apesar disso, diariamente um velho senhor sempre vira para ele e diz: “Eu vejo um gordo em você!”.

A partir daí, o romance vai se desenvolvendo ao mostrar a vida de Jun nas ruas de Tóquio até o momento em que seu destino se cruza com o desse velho senhor, um importante mestre de sumô chamado Shomintsu, e entendendo o que ele quis dizer com a afirmação sobre o “gordo” que existia nele.

A história criada pelo dramaturgo francês Eric-Emmanuel Schmitt é cheia de metáforas e lições de vida e, talvez por se esmerar tanto em passar todas essas informações, ele tenha pecado em criar personagens que falam de maneira muito artificial, especialmente nos diálogos.

Não que isso seja necessariamente ruim. A proposta do livro fica clara já nas primeiras páginas: essa não é necessariamente a história de Jun ou do mestre Shomintsu. Os personagens não estão lá para que nos envolvamos com eles. Na verdade, só existem para que, através deles, seja passada a mensagem que o autor quis apresentar.

Em essência, poderíamos definir “O sumô que não podia engordar” como um livro de autoajuda em forma de ficção. Embora o termo “autoajuda” carregue conotações negativas para muitas pessoas, é importante considerar que este é um dos gêneros mais populares no Brasil, o que significa que muita gente vai gostar bastante da obra e das lições que ela passa.

Contudo, não tem como deixar de comentar que algumas situações do livro são muito simplistas e caem num lugar-comum. Um exemplo claro é o diálogo final entre Jun e Shomintso, em que o mestre sumô revela sua verdadeira história para o garoto. Para quem lê enxergando o livro como um simples romance, fica uma sensação de que faltou criatividade do autor. Mas, para quem entende o propósito da história do livro servir como metáfora para se passar uma mensagem edificante, fica mais fácil aceitar.

O livro é recomendado para as pessoas que gostam de obras que tragam uma mensagem além da própria história, não se importando quando o autor sacrifica a verossimilhança dos personagens e diálogos em nome do objetivo maior de passar uma lição de vida.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

7 respostas para “Resenha: O sumô que não podia engordar”

  1. Ramede disse:

    Muito legal a resenha, vou ficar aguardando outras de outros livros, esse já vou comprar.

  2. Jonathas disse:

    Oia eu aqui! quero o livro!

  3. Kell xD disse:

    Que leeeegal, parece ser muito bom!
    Adoro essas filosofias japonesas. *-*

    =*

  4. Dod disse:

    Bem legal o livro, li ele bem rapido, e peguei a idéia do autor mais rapido ainda ^^

    Recomendo a todos!

  5. Júnior disse:

    Muito interessante a resenha do livro.

    E tenho interesse em ganhar o livro.

  6. Sumô, filosofia e uma boa história!
    Bem interessante esse livro, por isso eu quero ganhar!

  7. […] Papo de Gordo Dudu no podcast Spin-Off Lucio no Metacast Flavio no podcast Aguarrás Resenha: O sumô que não podia engordar MeuPodcast.com Toblerones que ganhamos do @andresinkos Godofredo – Livro da Carol Vigna-Marú […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *