Bebo porque é líquido

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 24 de dezembro de 2009

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soarez

À meia-noite de hoje iremos comemorar o Natal.

Em muitos lares, famílias estarão sentadas à mesa, em torno dos patriarcas do clã prontos para destrinchar a ave assada do momento e o pernil do qual falamos na semana passada. Tudo isso acompanhado de três variedades de arroz e umas quatro variedades de salada.

Em outros lares, os ânimos estarão acirrados e uma série de rancores acumulados durante todo o ano virão à tona e a ceia acabará sendo servida na delegacia mais próxima. Isso é legal porque o pessoal do plantão acaba economizando uma boa grana com a ceia.

Mas, como esta não é uma coluna de comportamento e sim uma coluna sobre comes e bebes, vamos à parte que realmente interessa dentro do espírito natalino: bebida!

Cada cultura e cada família leva à mesa  aquilo que mais lhes apetece nessa época. Tem gente que não dispensa a boa e velha cerveja gelada, outros acham que isso não combina com a ceia natalina; mas, dentre todas as variáveis possíveis, um drink parece ser “unanimidade”: a sangria.

A origem da sangria gera uma certa polêmica e estudiosos de gastronomia mais esforçados do que eu divergem sobre a paternidade da bebida que poderia tanto ser portuguesa quanto espanhola (eu, particularmente, acredito na origem portuguesa, mas isso não importa).

O que você precisa ter em mente é que uma sangria bem preparada pode determinar o sucesso ou o fracaso da sua festa e, lembrar-se sempre de que não há uma receita escrita à ferro e fogo para esse drink. Na verdade, o grande barato da sangria é você ir testando as suas possibilidades, acrescentando ou reduzindo elementos até chegar a uma versão que seja sua, pessoal e intransferível. Uma marca registrada das noites de Natal com você por perto.

Dito isto, chega de enrolação. Clique aqui e vá cortar frutas porque a boa sangria é feita com alguma antecedência para ser servida bem gelada.

    Sangria

    Ingredientes: 1 laranja picada, 1 maçã picada, 3 fatias de abacaxi picado, 10 uvas sem semente cortadas ao meio, 1 garrafa de vinho tinto, 400ml de suco de laranja ou abacaxi, 1 garrafa de soda limonada, Açúcar a gosto, 1 casca de laranja inteira para decorar.


    Preparo: misture todos os ingredientes em uma jarra grande, adoce e sirva bem gelado. Antes de servir, decore a jarra com uma tira de casca de laranja.

    Dicas para variar o sabor:

    1- experimente acrescentar uma canela em pau à mistura ou folhas de hortelã

    2 -tente ingredientes diferentes como, por exemplo, pêssegos ou então, troque as uvas por mirtillo (lembre-se sempre de experimentar para criar a sua sangria). Romãs também dão um toque especial ao drink.

    Poupando calorias:

    Se você está em dieta ou precisa cosumir menos açúcar, uma opção para tornar a sangria menos “pesada” é trocar a soda limonada pela sua versão light ou diet e o açúcar pelo adoçante culinário Tal & Qual.

    Seja um bom anfitrião e prepare as duas versões: uma normal e outra light. Sua família e seus convidados irão gostar muito.

    Um feliz Natal a todos vocês. Nos vemos na próxima semana com a última receita do ano. Até lá.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *