Obesidade pode ser pior que vício em cigarro

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de janeiro de 2010

Gordo fumandoMais uma pesquisa demonstra os males da obesidade. Não que seja novidade, afinal a obesidade realmente pode provocar problemas de saúde e todos sabemos disso. A novidade dessa vez é que os obesos estão sendo comparados com os fumantes. E perdendo na comparação.

O leitor André Sinkos mandou a dica: Foi publicado um estudo na edição de janeiro do American Journal of Public Health apresentando os resultados do acompanhamento que pesquisadores da Universidade de Columbia e da City College of New York fizeram durante 15 anos.

Entre 1993 e 2008, os pesquisadores acompanharam o histórico médico de 3,5 milhões de americanos e observaram dados como a quantidade de dias de trabalho ou estudo perdidos por problemas de saúde ligados ao fumo ou à obesidade. Os fumantes faltavam, em média, 16 dias por ano, enquanto os obesos faltavam o dobro.

Apesar do número de fumantes ainda ser maior do que o de obesos nos Estados Unidos, é importante ressaltar que, enquanto o índice de fumantes caiu 18,5%, o número de obesos cresceu 85%. No Brasil, 40% da população está acima do peso.

A pesquisa foi realizada por instituições sérias e observa dados concretos. Contudo, apesar do que vários fumantes vêm alardeando pela internet, esse resultado não significa que o cigarro não faz mal. Os próprios pesquisadores explicam que os danos decorrentes do fumo aparecem mais rápido e que o problema, na verdade, é que os benefícios das campanhas de combate ao fumo podem ser minimizados pelo aumento do número de obesos.

E, claro, não devemos confundir a obesidade mórbida com “estar um pouquinho” acima do peso. Devem ser levados em conta as peculiaridades de cada pessoa, o que não muda o fato de que sempre é importante que se procure orientação médica, tanto para a redução de peso quanto para abandonar o vício do fumo. Um ser “pior” que o outro não anula que ambos são problemas sérios de saúde pública.

Ao menos não existe gordo passivo ;)

—–

Fonte:
Estudo polêmico indica que ser gordo pode ser pior do que fumar

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Obesidade pode ser pior que vício em cigarro”

  1. @gustavopereira disse:

    Sou gordo e não atrapalho ninguém com isso, agora os fumantes sempre jogão fumaça na cara dos outros.

    A diferença é essa, gordos respeitam, fumantes não.

    Até pq o vício do cigarro prejudica quem fuma e quem está perto, já a obesidade só prejudica se alguém for pagar a conta do restaurante. AHHAHA

    • Bah disse:

      Já perguntou alguém a sua volta se sua obesidade está prejudicando???
      Já dormiu com alguém obeso pra ver como é difícil?

    • Alex sandro cardoso disse:

      Não atrapalha ninguém??? pega um coletivo no horário de pico com um gordo dentro pra você ver só a injustiça que é. Você paga o mesmo preço que ele e só recebe 1/3 do espaço. AHHAHA

  2. Thiago Boss disse:

    Sou ex-fumante, aliás ainda me segurando qdo bebo pra não recomeçar. realmente, depois que parei de fumar, tenho me sentido bem melhor em vários aspectos.

    Mas acho que o fumo me deixava mais zuado do que meu sobre-peso.

    Um comentário sobre o rapaz aqui de cima, @gustavopereira

    Quero ver dizer isso no metrô bem lotado somente no comercial ele é vazio e com gente feliz e dançante ahhHHaHaHaHa, eu já fiquei várias vezes no prejuízo =(

  3. DANIELA disse:

    JÁ FUI FUMANTE E SEMPRE RESPEITAVA AS OUTRAS PESSOAS. PAREI DE FUMAR E ESTOU 50 KILOS MAIS GORDA (OBESA).HOJE EU PREFERIA ESTAR FUMANDO E MAGRA DO QUE COMO ESTOU AGORA COM VÁRIOS PROBLEMAS DE SAÚDE E VÁRIAS DIFICULDADES NA VIDA POR CAUSA DA OBESIDADE.

  4. Concordo com o comentário que diz que a obesidade é ruim tanto quanto o cigarro, pois são dois vícios diferentes que é difícil agente deixar, parar de fumar acredito que seja muito difícil, mas como gordinha posso afirmar: daixar de comer o que agente gosta é muito mais, mesmo agente sabendo que a comida em excesso só nos causa mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *