Descobertos genes que impedem queima de calorias

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 17 de fevereiro de 2010

Cientistas descobrem gene "antifitness"Enquanto um gordinho está se acabando na esteira, bicicleta, aula de aeróbica e fazendo abdominal, vem logo uma pergunta à sua mente: “por que estou sofrendo desse jeito?”. A resposta pode variar entre um simples “para ter boa saúde” até um “para conseguir ficar com o corpo sarado“.

Porém, ninguém contava com esta novidade: além da preguiça, existe outro inimigo invisível conspirando para que todo o esforço para malhar não resulte em perda de peso. E o nome desse vilão é genética.

O alerta veio de pesquisadores de 14 instituições no mundo todo, que analisaram os resultados obtidos por mais de 600 pessoas ao se exercitarem em bicicletas. O foco do estudo foram as melhoras (ou não) na condição cardiovascular de cada um dos voluntários. As conclusões obtidas foram publicadas no Journal of Applied Physiology.

Um dos pontos analisados foi a quantidade de oxigênio absorvida durante os exercícios físicos, o que indica a capacidade de bombeamento de sangue do coração – um dos fatores essenciais para a boa saúde.

Passando para os microscópios, foram encontrados 30 genes que afetam esse consumo de oxigênio. Diferenças em 11 desses genes estão relacionadas a mudanças na quantidade consumida, afetando os resultados obtidos com exercícios aeróbicos (como esteira, bicicleta e jump).

Agora vem a má notícia: cerca de 20% das pessoas analisadas apresentaram genes que estão sendo chamados de “antifitness”. Isso quer dizer que não importa a quantidade de exercício que esses “sortudos” façam, não há aumento de ingestão de oxigênio, nem queima substancial de calorias. Assim, exercícios aeróbicos simplesmente não fazem a menor diferença na vida dessas pessoas.

E agora? Quem tiver esses genes deve largar a academia de vez? Os pesquisadores dizem que não. Para essas pessoas é recomendável que façam exercícios envolvendo pesos, associados a dieta controlada e, quando necessário, remédios de regulação de colesterol para manter a saúde do coração.

Como tudo na vida, não dá para ter apenas coisas ruins. O lado bom dessa pesquisa foi a descoberta de que 10% dos voluntários tiveram um aumento muito acima da média em sua capacidade respiratória. Isso quer dizer que foram no sentido contrário daquele registrado pelos colegas com o “gene antifitness”. Sortudos esses caras, hein? Eles devem estar agradecendo aos seus pais e avós pela herança genética.

—–

Fonte: Genética pode explicar porque você não perde peso malhando

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Descobertos genes que impedem queima de calorias”

  1. Fábio "D disse:

    Muita sacanagem, né? Tipo, não é viável se realizar estudos genéticos em toda população obesa brasileira! E tenho certeza que muita gente gordinha vai pensar: ah, é genético mesmo, pra que eu vou me matar fazendo atividade física? Sabe? como uma 'desculpa' para continuar comendo demais.
    Cara, muito boa a matéria! Estás de parabéns!
    Abs

  2. Mariza Sales disse:

    Agora sei porque sou gordinha…. palavras que consolam.

  3. Nilda disse:

    A pesquisa diz que 20% das pessoas pesquisadas tem este gene, e 90%dos gordinhos já tá pensando em usá-la como desculpa pra largar a academia.. :P

  4. Rafael Turrini Cegan disse:

    AAA eu sempre coloquei culpa na genetica por eu ser gordo para nao culpar a comida, muito mais facil culpar a genetica nao acham?
    Mas agora BOOOM! Miolos no teto , essa disculpinha que usei minha vida toda que nao é tão longa assim, é verdade!!!
    Almadiçoando meus pais e avós por isso, por que eu ja fiz academia regime tudo junto e nao emagreci !

    Bom quem sabe num futuro eu emagreça (dificil).
    Abraços

  5. Haroldo disse:

    Acho que esse afirmativa se realmente confirmada cientificamente pela Medicina vai acabar com o sonho de grande parcela dos gordinhos de terem um corpo mais esbelto e sarado ou pelo menos uma justificativa para que eles continuem sem praticar qualquer forma de esforço que reverta a situação atual. De certa forma, não podemos deixar de levar a sério estudos de especialistas mas na minha concepção a regra é simples quanto maior o esforço físico e o desgaste, maior a queima de calorias e consequentemente a redução de peso, exceção quando a ingestão de alimentos for superior ao gasto calórico. bye

  6. kexada disse:

    Desculpa de gordo pra escapar da academia! kkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *