Como assim, pesquisadores? Mulheres que bebem engordam menos?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 16 de março de 2010

Gordinha Yeah Yeah!

Estudo relaciona consumo de bebidas alcoólicas por mulheres e ganho de pesoOk. Tenho que admitir. Estou prostituta da existência (para não dizer puta da vida, pois sou uma lady). Por quê? Simples. Uma pesquisa divulgada recentemente pelos veículos de comunicação mostrou que as mulheres que bebem de um a dois drinques por dia são 30% menos propensas a ganhar peso. Hein? Como assim?

De acordo com notícia publicada no site do jornal O Globo,  quem chegou a essa brilhante conclusão foi Lu Wang, epidemiologista do Hospital das Mulheres em Boston, que perguntou a 19.200 mulheres a partir de 39 anos com peso normal a respeito de seus hábitos com relação ao consumo de álcool e ao ganho de peso nos últimos 13 anos.

Olha só que coisa interessante: de acordo com o estudo, em média, apesar de todas terem engordado à medida que envelheciam, as mulheres que mais ganharam peso foram as que não faziam uso de bebidas. E para melhorar a coisa e deixar os resultados ainda mais contestáveis, o total de quilos adquiridos, diminuía de acordo com o consumo alcoólico de cada uma delas.

Na pesquisa, cerca de 38% (7,3 mil) afirmaram que não bebiam. Quase 6% consumiam álcool moderadamente, o que significa duas taças de 150 ml de vinho por dia. Aproximadamente 3% bebiam mais do que isso, cerca de 30 gramas de álcool por dia. Os resultados estão associados a quatro tipos de bebidas: vinho tinto, vinho branco, cerveja e licor.

De acordo com o estudo, as razões para que as mulheres que bebem terem ganho menos peso ao logo dos anos poderiam ser muitas: Os resultados trazem ainda a informação de que a melhor relação entre peso e consumo de álcool se deu com as mulheres que ingeriam vinho tinto

  • Elas metabolizam o álcool de maneira diferente dos homens.
  • A ingestão de álcool tende a acelerar o metabolismo das mulheres, significando um maior gasto calórico.
  • Aquelas que consomem quantidades moderada de álcool costumam ter uma ingestão calórica menor de outras fontes não-alcoólicas, particularmente de carboidratos.
  • Os resultados trazem ainda a informação de que a melhor relação entre peso e consumo de álcool se deu com as mulheres que ingeriam vinho tinto.

Como quando se divulga uma pesquisa maluca não basta chegar a uma conclusão absurda, tem que se encontrar alguma outra pessoa que valide ou não essas informações, entra em campo a nutricionista e porta-voz da Associação Dietética Britânica, Catherine Collins, que alerta para o óbvio: é preciso ter cautela em concluir que beber pode ajudar a perder peso.

Mulheres bebem para não sentir  fomePrimeiro, porque as calorias do álcool contam. Quem bebe demasiadamente certamente poderá sentir um grande impacto no peso.

Por outro lado, também devemos estar muito conscientes dos perigos de se veicular esse tipo de informação.

Conforme já falamos em um post aqui do Papo de Gordo, anorexia alcoólica, alcoolrexia ou drunkorexia – junção da palavra drunk (bêbado em inglês) e anorexia (transtorno alimentar) – deixou as salas dos profissionais da área de saúde, ganhou a mídia e até mesmo a novela das 21h, “Viver a vida“, de Manoel Carlos, com o personagem interpretado por Bárbara Paz. O termo originado nos Estados Unidos designa o alcoolismo associado a distúrbios alimentares, o que faz com que as pessoas busquem nas bebidas uma maneira de não sentir (ou reduzir) a fome.

O problema é real e está cada vez mais presente em nossas vidas. Por isso, acredito que, quando pesquisadores divulgam resultados de seus estudos de uma maneira a dar margem que as pessoas compreendam como uma apologia ao consumo de álcool como maneira de manter o corpo magro, certamente está sendo prestado um desserviço.

Quem quiser se informar mais sobre esse tema, recomendo ler estes dois textos do site da CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool:

Associação entre transtornos relacionados ao uso de álcool e transtornos alimentares

Consumo de álcool e risco de câncer de mama

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Como assim, pesquisadores? Mulheres que bebem engordam menos?”

  1. Camila disse:

    Ihhhh!!!
    Entrei aqui pra ler uma notícia que me animou e no final jogou um balde de agua fria!
    Pelo que eu ví acima este estudo foi feito somente através de entrevista e não houve pesquisas científicas a respeito.
    A minha explicação (puramente da minha cabeça) é a seguinte: mulheres que bebem moderadamente tem uma vida social mais ativa, cuidando melhor da auto-imagem. Seria uma resposta.
    Só sei que vou continuar com a minha cervejinha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *