Obesidade atinge população indígena

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 18 de maio de 2010

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) realizou, sob encomenda da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), um levantamento sobre o perfil nutricional de mulheres e crianças de 113 aldeias indígenas.

Os dados de 6.707 mulheres entre 14 e 49 anos e 6.285 crianças de até 5 anos fazem parte do primeiro Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas. A pesquisa foi feita entre 2008 e 2009 e divulgada terça passada em Brasília.

Os dados indicam que 51,3% das crianças indígenas têm anemia. Além disso, 45,9% das mulheres estão com excesso de peso, embora também anêmicas. A maioria das crianças não tomaram as vacinas na idade correta (quando tomam) e frequentemente sofrem de diarreia e problemas respiratórios.

No caso das mulheres com excesso de peso, cerca de dois terços delas estão com algum grau de obesidade. Porém, a situação mais grave é das crianças. Uma das hipóteses para os problemas de saúde é a mudança na dieta dos índios, que estariam comendo alimentos mais gordurosos e com menor teor nutricional.

—–

Fonte:
Índios obesos, anêmicos e desnutridos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *