Um "viva" pra costela: a receita do leitor

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 27 de maio de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Pra tentar compensar no furo da semana passada, quando não publicamos receita, hoje apresentaremos a primeira receita do leitor do Papo de Gordo. Ou melhor, receita da leitora: Suzi Márcia, de Curitiba, que depois de ver a receita do arroz de 7 grãos com damasco nos mandou essa delícia calórica (mas muito boa) de costela bovina com linguiça.

O grande truque dessa receita é a sua facilidade. Embora pareça complexa após o preparo, sua execução é tão simples, mas tão simples, que você até vai conseguir tirar uma onda de chef internacional. E, por conta do seu grande rendimento, acaba sendo perfeita para servir numa reunião de amigos (que tal fazê-la depois de um jogo da Copa com a galera em casa?).

Apenas um lembrete: Muito cuidado na montagem! Como não acrescentaremos água a esse cozido, a ordem de montagem é fundamental para que o prato não queime.

Sirva com uma bela salada de folhas, ou uma porção de arroz branco, ou ainda batatas coradas, e corra pro abraço.


Costela na pressão com linguiça

Ingredientes: Aproximadamente 1,5 kg de costela de ripa (lembre-se de que a costela precisará cobrir a linguiça, então não poderá ser cortada em “tiras individuais” e também precisará caber na “boca” da panela de pressão; explique isso ao açogueiro e ele cortará a peça da maneira correta), 6 ou 8 gomos de linguiça toscana (o suficiente para 2 ou 3 camadas, dependendo do tamanho da sua panela de pressão).

Modo de preparo: Com um garfo, fure os gomos de linguiça (cuidado pra não “destruí-las”). Comece a montagem alternando uma camada de costela com uma camada de linguiça, tomando o cuidado para que a última camada seja de linguiça (no caso de 3 camadas ficaria assim: costela, linguiça, costela, linguiça, costela, linguiça). Leve ao fogo médio até que a panela comece a chiar, após isso, abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos.

Sim, você não está lendo errado. É isso mesmo. Nada de água, nada de azeite, nada de temperos. É só costela, linguiça, costela, linguiça. Claro que você pode valorizar e dizer que ficou horas na cozinha pra obrigar o povo a lavar a louça e varrer o chão.

Uma dica: reserve o caldo que ficou na panela em uma forminha de gelo, leve ao congelador e use depois para agregar sabor a outros pratos (como feijão, purês e sopas).

Infelizmente, nessa receita não há como economizar calorias. Ainda assim, as únicas gorduras ingeridas são as presentes nas carnes, uma vez que não foi acrescentado nenhum tipo de óleo. O fato de não termos usado sal para temperar também a torna menos “nociva” (mas não pense que você poderá fazer esse prato toda a semana! – a menos que você não se importe com o ponteiro da balança).

É isso aí, pessoal. Nos vemos na próxima semana (se tudo correr bem).

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

12 respostas para “Um "viva" pra costela: a receita do leitor”

  1. Suzi disse:

    Oba!!! Espero que gostem. E não me xinguem (muito) pelo valor calórico.
    beijos!

  2. Rashid Yekini disse:

    Flávio, você experimentou essa receita? Não vai nem um salzinho??? O_o

  3. cristina disse:

    Gente é verdade!!! fica ótimo, eu tb achei estranho mas fiz e ficou divino o prato, td no ponto…é increvelllllll.

  4. Kelly disse:

    Que receita maravilhosaa, acabei de fazer!

    Todo mundo aqui em casa amouuu!

  5. Eva disse:

    ficou uma maravilha,todos gostaram,e querem mais rsrsrs..bjos

  6. evaldo disse:

    realmente fica muito gostosa porq quando eu viajava p/ rio grande do sul um gaucho fez e a gente adorou

  7. Erivelto disse:

    Salve galera!
    Essa receira deve conter cebolas cortadas em rodelas, para alternar as camadas “linguiça/costela” experimentem pra ver, fica fantástico.

  8. creuza disse:

    Esta receita é uma delicia.
    Vou fazer hoje.

  9. AILTON disse:

    Por favor tem certeza que não precisa de agua em fim nada de liquido, essa panela não corre o risco de explodir, ai, ai. se me der certeza vou fazer pois deve ficar super divino, más preciso dessa confirmação sem agua, sem tempero só costela e linguiça?????

    to no aguardo

  10. Sandro disse:

    A primeira que fiz ficou sem sal. Na segunda coloquei um caldo de costela. Muito bom!

  11. Rafael disse:

    Pode ser substituída por uma linguiça ardida ou o gosto fica muito forte ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *