Fast-food? Que tal um Suco de laranja para acompanhar?

Eduardo Passadiço
@Eduitter

Publicado em 10 de julho de 2010

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim todo mundo pede. Mas… E pra acompanhar? Se ao olhar no cardápio você deparasse com essas duas opções de bebida, qual escolheria?

a) Citrus x sinensis
b) Bebida carbonatada à base de Cola acuminata, água e hidrato de carbono.

OK, OK… Pelo título da matéria eu posso ter induzido sua escolha, mas repare: até o nome científico da laranjeira combina mais com fast-food do que a descrição “detalhada” da Coca-Cola. Ou só para mim “x sinensis” lembra “x-salada”? Já o refrigerante, parece nome de remédio (bom… orignalmente era), concorda?

Essa combinação de fast-food com suco de laranja, embora não predominante, é a mais saudável. Pelo menos é o que mostra um estudo realizado pela Universidade de Buffalo nos Estados Unidos e publicado no The American Jounal of Clinical Nutritional.

Nesse estudo, constatou-se que o consumo do cítrico numa refeição rica em carboidratos e gorduras auxilia no combate aos radicais livres, responsáveis a longo prazo por problemas como resistência à insulina e arterioesclerose. Esse combate parte principalmente da ação de dois antioxidantes presentes na laranja: flavonoíde naringenina e hesperidina.

O estudo foi realizado com trinta pessoas dentro do peso normal e com idade entre 20 e 40 anos. O grupo foi dividido em subgrupos de dez pessoas que consumiram separadamente suco de laranja, água e uma bebida à base de glicose no café da manhã.

A partir do resultado de amostras de sangue retiradas antes do desjejum e uma, três e cinco horas depois, constatou-se que, com o consumo de 300 calorias de suco de laranja na refeição, o nível de radicais livres no sangue ficou em 47%. Bem abaixo dos 62% do grupo que consumiu água e dos 63% das pessoas que consumiram a bebida à base de glicose.

Além dos benefícios dos antioxidantes, vale lembrar que o suco de laranja tem fibras que auxiliam na digestão e não se encontram os químicos presentes nos refrigerantes, por exemplo, se tornando uma opção mais saudável também por isso.

Mas, claro, lembre-se que o consumo excessivo de fast-food, independente da bebida, pode prejudicar sua saúde. Não adianta pedir um litro de laranjada e quinze sanduíches.

Por falar em laranja, quem será ganha a peleja amanhã, Holanda ou Espanha?

—–

Fonte:
Sumo de laranja reduz efeitos negativos da fast food

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

11 respostas para “Fast-food? Que tal um Suco de laranja para acompanhar?”

  1. Camila Téo disse:

    Pra uma viciada (eu) em coca cola essa matéria dá até tristeza.
    Mas é de grandiosa utilidade poder contar com algo natural em restaurantes fast food, embora em alguns locais o suco esteja num patamar longinquo do natural.
    Portanto é bacana verificar se o suco não é "fake" antes de pedir e acabar tomando um suco de "pó" de laranja.

    Parabéns Eduardo, ótima matéria.

    Quanto a sua pergunta final… Yo voy a hinchar por España.

  2. Dr. Tapioca disse:

    Excelente matéria! O que me chamou a atenção é que a variação entre as pessoas que consumiram água e as que tomaram bebida à base de glicose foi praticamente insignificante (no quesito "radical livre", não esqueçamos o risco de diabete).

    Só uma pequena errata: no estudo eles falam risco de resistência insulínica e ATEROSCLEROSE (e não arterioesclerose).
    O nome vem das placas de ATEROMA que se formam nas paredes dos vasos.

  3. Obrigado pela correção Dr. Tapioca, descuido meu na leitura do estudo original em inglês. E obrigado pelo elogio à matéria aos meus colegas de site.

  4. krissi disse:

    HUP HOLLAN HUP!!!
    laranjinha vence na saúde e no jogo (esperemos bem que sim… ou há salada de polvo ao jantar)

  5. Amo suco de laranja e bebo mesmo sem motivo… Mas a informação é excelente! Bom ter motivos pra beber o que já gosto… ;)

  6. Renata disse:

    Bela matéria… passei uns anos sem tomar refrigerante algum ( hj assumo ser viciada em coca-zero, mas é só uma fase, vai passar, eu sei, eu sinto… rsrs) e concordo com a Camila qdo ela diz que temos que tomar cuidado com os sucos "fakes". Ninguém merece tentar optar pelo mais saudável e beber um "tang" desses da vida, né?

    Quando fui à Espanha, "jugo de naranja" deve ter sido o que mais falei por lá… todos os dias eu tomava um… TODOS OS DIAS mesmo!!! Suco de laranja natural é o q mais se vende por lá: não é caro, alimenta e vc encontra em qualquer esquina ( pesquisa feita por mim mesma, com base nas alternativas mais baratas de alimentação para uma mochileira que viaja sozinha, ok?). Foi aí q descobri q os espanhóis adoram espremer laranjas… e eu adoro os espanhóis!!!

    Bom, alguma dúvida sobre minha torcida para essa final? ;)

  7. Renata disse:

    Aê!!!! JUGO DE NARANJA!!!!!!!! rsrsrs… ;)

  8. Priscila disse:

    Adoro ler suas matérias,
    E preciso dizer que eu amo suco de laranja, mas tem que ser natural e espremido na hora!!!
    Nada de tang, mid, laranja caseira, suco del vale, ecaaaa, todos tem gosto de laranja passada e fora os "antes" que contém nesses sucos!!!

  9. Bianca disse:

    Informativo, esclarecedor e de facil e gostosa leitura, amei Du…e ainda incentiva a bebermos mas suco, alias eu to tentando parar com o vicio da Coca cola, ja to quase la..parabens beju

  10. Esse fim de semana eu fui em um fast food e com o meu lanche pedi uma Fanta Laranja, serve?…rs…

    Apesar de eu não ser grande consumidora de refrigerante, aquele dia, quis tomar um.

    Na realidade, nem consumo muito fas food, foi uma gordice momentânea….rs….

  11. Obrigado Priscila, além do gosto ruim e esses sucos são pobres energéticamente. O suco fresco provém uma quantidade muito grande de energia, que não é encontrada em nenhum produto industrializado. E não… Fanta Laranja não serve "No Meu Prato Tem", tem que ser suco mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *