Obesidade pode resultar em gravidez de risco

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 27 de agosto de 2010

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos revelam que uma em cada cinco mulheres está obesa ao engravidar, o que pode gerar uma série de complicações para as mães e seus bebês. De acordo com estudos dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças do governo federal, o crescente número de grávidas acima do peso pode ser responsável pelas altas taxas de cesariana, além do aumento de bebês com defeitos de nascença e da morte de mães e seus filhos.

Mulheres obesas têm probabilidade maior de enfrentar problemas como pressão alta, diabetes, hemorragia, coágulos, enfartes e complicações na anestesia. Dados também mostram que filhos de mães obesas têm três vezes mais chances de morrer no primeiro mês de vida e mulheres acima do peso têm duas vezes mais probabilidade de dar à luz um natimorto.

Muitos hospitais têm se preocupado em se adaptar a essa situação, adquirindo novos equipamentos como camas maiores e mais resistentes, instrumentos mais alongados e aparelhos de diagnóstico mais sofisticados, já que muitas vezes é mais difícil monitorar o desenvolvimento do feto quando ele está escondido atrás de camadas de tecido adiposo. Outra iniciativa que busca alternativas para lidar com essa situação é a de um grupo de médicos da cidade de Nova Iorque, que estuda criar centros especializados para atender a esse público.

As mulheres obesas, porém, não são as únicas que devem se preocupar com o excesso de peso durante a gravidez. Segundo outro estudo elaborado nos Estados Unidos e publicado pelo jornal especializado em medicina The Lancet, bebês de mulheres que ganham muito peso durante a gravidez nascem mais gordos e com chances maiores de desenvolver doenças como câncer, asma e alergias. No entanto, a maior probabilidade é que essas crianças se tornem adultos obesos. Por isso, é importante se preocupar com o ganho de peso desde a gestação do bebê e procurar engordar apenas entre 11kg e 16kg, de acordo com orientação médica. Já para mulheres obesas, especialistas recomendam um ganho de peso entre 5kg e 9kg. As futuras mamães precisam se cuidar mais para preservar a própria saúde e a de seus filhos.

—–

Fontes:
Obesidade crescente aumenta riscos na gravidez
Peso extra na gestação pode afetar saúde da criança

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Obesidade pode resultar em gravidez de risco”

  1. Mi disse:

    Nossa, estou pasma com isso… pobres nenês e suas mãezinhas!
    Vamos nos cuidar, meninas!

  2. Priscila disse:

    Eu engravidei com 125kg, minha altura eh 1,75. Nao tive NENHUMA complicação, tive uma gestação perfeita e engrodei apenas 8 kg, sendo que na primeira semana depois que o baby nasceu eu perdi 10kg.Meu parto foi normal, sem anestesia.
    Ja minha magra teve pressao alta, o nenem nasceu prematuro e nao resistiu.
    POREM antes de engravidar eu fiz varios exames de sangue e vi que estava tudo ok com glicemia, pressao, colesterol etc.
    Vai do mito que obesidade tem a ver com doenca, nem sempre. Mas tem que cuidar sim.

  3. Ana Silvestri disse:

    Parabens pela matéria, acho bom que as pessoas se preocupem com a saúde.

  4. Adriana Ferraz disse:

    Tive uma gestação um pouco complicada…
    Pressão alta,anemia grave e muita perda de cabelo.
    Engorde 12 kilos ,eu fiz a bariatrica.
    Agora perdi em 2 meses e meio 15 kilos.
    A minha filha nasceu de cezária por causa da pressão alta.
    Bem magrinha 2.450 agora está ótima e saudavel..
    A minha dica é fazer o pré natal direitinho .Adorei a Matéria
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *