Livre-se dos agrotóxicos comendo vegetais orgânicos

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 21 de setembro de 2010

Quem procura ter uma alimentação saudável geralmente enche o carrinho da feira com muitas frutas e verduras. Porém, o que teoricamente seria bom para a saúde, pode acabar fazendo mal, já que muitos desses vegetais podem conter substâncias tóxicas.

Os valores máximos de defensivos agrícolas para cada tipo de alimento cultivado são estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, relatórios recentes da instituição apontam que 29% das amostras analisadas continham excesso de resíduos ou até mesmo agrotóxicos que nem deveriam estar presentes naquele tipo de vegetal.

Metais pesados e outras substâncias tóxicas são como um veneno para o nosso organismo, dependendo das quantidades inseridas no alimento. Sem contar que, se empregados de maneira incorreta, depois de algum tempo, os agrotóxicos também agridem a natureza, tornando o solo inutilizável.

O dilema agora é: o que comer para ter uma alimentação saudável?

A resposta para essa pergunta é simples, saudável, nutritiva, saborosa e ecologicamente sustentável. São os alimentos frescos e orgânicos. Esses vegetais são produzidos sem causar desequilíbrios na natureza e preservam suas propriedades nutricionais por não utilizarem agrotóxicos e adubos químicos em seu cultivo. Além de serem mais saudáveis e ecologicamente corretos, eles são muito mais saborosos e coloridos.

Com todos esses pontos positivos, não foi difícil chamar atenção dos chefs, que não têm poupado ideias para a cozinha natural. É o caso de Alice Mesquita, Louise Hagler e Gabriel Magnani, que fizeram um aposta na culinária vegetariana.

As suas propostas são de criações de cardápios leves e saudáveis com um toque de sofisticação, utilizando apenas ingredientes frescos. Ou seja, nada de agrotóxicos na área!

Os pratos foram os mais variados possíveis, como o grão de bico com curry e paella vegetariana da Alice; o cheesecake de tofu e hamburger de beterraba da Louise; e o sanduíche de pão essênio (natural, de trigo germinado, nem assado nem cozido), recheado com pasta de tofu, berinjela, pimentão e abobrinha assados.

Diga-se de passagem, são bem interessantes para a saúde, “faxinando” o organismo das impurezas.

Essa aposta dos chefs provou que não tem mais desculpa para não ter que comer alface, rúcula, agrião, tomate, vagem, pepino, brocólis, abóbora, etc. Em casa,  você também pode desfrutar dos alimentos frescos. Mas atenção para a dica: é importante observar o selo de “orgânico” para garantirmos que estaremos consumindo vegetais de produção livre de agrotóxicos, fertilizantes químicos e outras substâncias que podem fazer mal à saúde.

———————-

Fontes:
Cresce a cada dia a aposta de chefs em pratos sem carne, com ingredientes frescos e orgânicos
Diagrama: Quanto veneno tem nossa comida?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Livre-se dos agrotóxicos comendo vegetais orgânicos”

  1. Control+JR disse:

    O problema desses alimentos é que eles são extremamente caros em sua maioria. Se houvesse incentivos fiscais governamentais para diminuirem os impostos nesses produtos, pessoas comprariam mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *