Dr. Tapioca responde

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 01 de outubro de 2010

Volta e meia chegam perguntas interessantes enviadas para o meu e-mail. Resolvi selecionar algumas e lançar uma nova coluna chamada “Dr. Tapioca responde”. Agora, os leitores do Papo de Gordo terão um espaço para esclarecer suas dúvidas sobre saúde.

Sibutramina afeta a libido? O efeito é reversível?

Sim, a sibutramina pode afetar a libido e até provocar a anorgasmia (ausência ou retardo do orgasmo). Porém, isso é transitório e desaparece após a suspenção da medicação. Se o efeito persistir, informe ao seu médico. Na maioria desses casos, o problema costuma ser psicológico, pois o paciente acaba achando que vai ficar assim pra vida toda e precisa ser convencido que não.

—–

Cáscara sagrada emagrece? Quais são seu efeitos?

Cáscara sagrada (Rhamnus purshiana) é uma planta medicinal com propriedades laxativas. Dizem que, por facilitar a eliminação das fezes, ela diminuiria a absorção de nutrientes e, por conta disso, emagreceria. Contudo, não há comprovação desse segundo efeito.

—–

Será que existe algum tratamento para engordar? Ouvi dizer que existe um hormônio que faz com que o apetite aumente ou diminua.

Antes de qualquer coisa, você precisa ter certeza que realmente está abaixo do peso (IMC menor que 18,5 Kg/m²). Além disso, caso realmente esteja abaixo do peso, é necessário identificar a causa da magreza (hormonal ou genética).

Existem hormônios tanto que engordam como emagrecem de acordo com as quantidades encontradas no sangue (hormônios tireoidianos, por exemplo). Suas alterações são devidas a hiper ou hipofunção de suas glândulas produtoras (hipófise, tireóide etc.) ou do centro regulador no sistema nervoso central (hipotálamo).

O tratamento da magreza (hormonal ou genética) deve ser sempre acompanhado por um médico, de preferência endocrinologista, pois existem dietas hipercalóricas mal formuladas que podem fazê-lo não só permanecer magro, como ainda podem aumentar seus índices de colesterol e triglicérides, agregando mais um problema ao invés de resolver a queixa inicial.

Usar hormônio, seja lá qual for, só com prescrição médica e na dosagem especificada na receita. O uso incorreto pode causar efeitos desastrosos.

É preciso muita atenção nos tratamentos para engordar, já que, segundo um colega meu, o endocrinologista Macos Túlio, “é muito mais fácil emagrecer um gordo do que engordar um magro”.

—–

Se você tem alguma dúvida sobre saúde, escreva para [email protected]. Na medida do possível, responderei seu e-mail e, se sua pergunta for interessante para os demais leitores, será incluída numa futura coluna “Dr. Tapioca responde” (os autores das dúvidas não serão identificados).

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Dr. Tapioca responde”

  1. Mi disse:

    Gostei muito dessa coluna nova, parabéns!

  2. Ira-Croft disse:

    Show de bola…tantas coisas que vemos na mídia e que nem sempre são o que dizem ser!

    òtima coluna..valew!!

    ^^

    @Iracroft

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *