Um pedaço do Nordeste no Rio de Janeiro

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 16 de outubro de 2010

Nos anos 40, milhares de nordestinos migraram para o “sul maravilha” na busca de melhores oportunidades. Porém, mesmo na cidade do Rio de Janeiro, onde os retirantes costumavam trabalhar na construção civil, eles não esqueciam suas tradições.

No Campo de São Cristóvão, na zona norte carioca, era muito comum que os recém-chegados fossem recebidos com uma grande festa, regada a música e comida típicas. A então chamada “feira dos paraíbas” deu origem à atual Feira de São Cristóvão, que reúne 700 barracas fixas com diversos aspectos da cultura nordestina, como culinária, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.

Claro que, pra gente, o mais importante é a culinária. E o que não falta é opção! De terça a quinta os restaurantes abrem para o almoço. Já de sexta a domingo, todas as barracas funcionam sem parar. É o melhor lugar no Rio pra degustar uma tapioca ou devorar uma singela buchada de bode. Até mesmo o clássico cor-de-rosa Guaraná Jesus é encontrado por lá.

Mas fica a sugestão: Se você for um “sulista” curioso, é melhor cair no forró antes de começar a comer. A comida é tão boa que os não-iniciados correm o risco de nem conseguir sair da cadeira depois da comilança. Afinal, diante de opções gastronômicas tão variadas (e pesadas) como vatapá, siri mole, cavaquinha, carne de sol, bobó de inhame, arroz de cuxá, pato no tucupi e risoto de coco, entre outros, não vai dar pra parar em apenas um prato.

Serviço:
Feira de São Cristóvão
Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
Campo de São Cristóvão s/nº – Bairro de São Cristóvão – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2580-5335
http://www.feiradesaocristovao.org.br

Funcionamento:
Terça a quinta, das 10h às 18h – Somente restaurantes e algumas barracas
Das 10h de sexta às 20h de domingo – Funcionamento completo

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Um pedaço do Nordeste no Rio de Janeiro”

  1. @Gustavopereira disse:

    Já fui na casa dele. LOL

  2. Camila Téo disse:

    Eita lugar lindo
    Aqui em SP também temos uma filial do céu semelhante a essa, talvez a do RJ seja maior, mas creio que valha a pena visitar. Além de ser tradicionalissima e conhecida em todo o Brasil.
    Agora quanto a comida, nossa, a boca enche d'agua só de pensar na manteiga de garrafa e no baião de dois.
    E no sorvete de rapadura como sobremesa (será que tem no RJ? Aqui em SP tem e é uma delicia)
    Um abraço

  3. […] história dos Biscoitos Globo Feira dos Paraíbas Guia com dicas para comer bem no Rio de Janeiro Preparando um sanduíche “podrão” […]

  4. […] história dos Biscoitos Globo Feira dos Paraíbas Guia com dicas para comer bem no Rio de Janeiro Preparando um sanduíche “podrão” […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *