Os 20 maiores gordos dos games: visão geral

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 16 de novembro de 2010

Não foi fácil fazer um top 20 dos personagens gordos de videogame. O maior problema, claro, é a infinidade de gêneros e estilos de jogos. Claro que o que estava em questão eram os personagens e não o game, mas logicamente todo o contexto influencia.

Também é importante salientar que, assim como na eleição dos maiores gordos dos quadrinhos, essa não seria uma escolha voltada aos melhores jogos, mas sim aos personagens que mais podem ser associados com o “espírito gordo”.

Isso explica, por exemplo, o sétimo lugar do Sonic. Embora o porco-espinho velocista seja um dos mais importantes personagens de videogame de todos os tempos (independente da qualidade atual de seus jogos), ele, que já ostentou uma barriguinha simpática, foi redesenhado e se tornou magro e esguio desde Sonic Adventure, de 1998, considerado pela maioria dos fãs como seu último jogo realmente bom.

Assim como Sonic, há outro personagem no top 20 que atualmente não é exatamente gordo: Donkey Kong (12º lugar). O gorila, que estreou como vilão nos arcades em 1981, atualmente está mais pra “largo de tão musculoso” do que pra gordo. Ainda assim, recebeu muitas citações dos eleitores (talvez até por seu visual mais “corpulento” na época do Atari). Não podemos esquecer também que, em seus jogos atuais, sua principal tarefa é recolher toneladas de bananas espalhadas por aí, então merece estar entre os maiores gordos dos games ao menos por ter como missão correr atrás de comida.

Apesar dos vários gêneros, há um em particular em que quase todos jogos têm um gordo que cai nas graças dos jogadores: os games de luta. Quatro “lutadores” figuram no top 20: E. Honda (2º lugar, que terá uma matéria exclusiva na quinta-feira), Rufus (8º), King Hippo (13º), Bob (15º) e Earthquake (16º). Além disso, vários outros foram citados pelos jurados, embora não tenham ficado entre os 20 primeiros. O interessante é que nem sempre os gordos são personagens bonachões ou caricatos nesses jogos. Muitas vezes, possuem um background bem interessante que, mesmo não influenciando o jogo em si (afinal, por mais história que se coloque, um bom jogo de luta é essencialmente porradaria), enriquece a experiência.

Bob, por exemplo, que estreou em Tekken 6, de 2009, é um ex-lutador que era conhecido como uma lenda das artes marciais nos Estados Unidos, mas que sumiu por muito tempo. Ele reapareceu no King of Iron Fist Tournament 6 (“torneio” que é a base do jogo) para recuperar sua popularidade. A obesidade do personagem demonstra inicialmente uma decadência, mas ele ainda possui força e velocidade incríveis.

Gordos também são bastante utilizados como vilões, muitas vezes roubando a cena. Um dos mais clássicos é Dr. Robotnik (9º lugar), eterno vilão de Sonic, também conhecido como Eggman (“homem-ovo”, por motivos óbvios). Outro vilão é Wario (4º lugar) a “contraparte malvada” do encanador Mario (1º lugar, com matéria especial na sexta-feira). Uma espécie de “Mario do mundo bizarro”, Wario ficou tão popular que até virou protagonista de vários jogos.

Os clássicos adventures de apontar e clicar (aqueles jogos em que você precisa procurar objetos em cena e conversar com os outros personagens para solucionar quebra-cabeças) também contam com gordos “memoráveis”: Hoagie (5º lugar), do clássico Day of the Tentacle (lançado em 1993), e Sam (11º), o cachorro policial da divertida série Sam & Max, que atualmente tem seus hilários jogos lançados em capítulos vendidos via download pela empresa TellTale Games.

Outros personagens que são exemplos de como gordinhos costumam conquistar o público são a “fofa” bolinha cor-de-rosa comilona, Kirby (10º lugar), e o alienígena fã de hip hop que explodiu no Mega Drive, Earl (6º). Além disso, um dos mais queridos pokémons (embora mais atrapalhe do que ajude nas aventuras) é o estereótipo mais simpático de gordo preguiçoso que existe: Snorlax (19º).

Por falar em estereótipos, logicamente eles estão presentes em diversos jogos, embora não necessariamente de forma negativa. Olaf (17º lugar) e Yangus (20º), por exemplo, podem ser classificados naquele “estilo” de gordo que costuma estar presente nas histórias de fantasia: cara de mal-humorado, fortão e “fanfarrão”. Ainda assim, são personagens divertidos e que contam com vários fãs.

Contudo, a maior polêmica já surgida em torno de um personagem gordo foi com o jogo “Fat Princess”. O jogo, que é vendido através de download para o Playstation 3, é uma espécie de “pique-bandeira” no qual dois times (compostos por personagens como ninjas, espadachins e magos) precisam resgatar uma princesa que está em poder do time adversário. O problema é que, a fim de dificultar a vida dos jogadores, as princesas são alimentadas com bolos mágicos que as engordam incrivelmente, exigindo mais gente para carregá-las.

As princesas gordas são tão interessantes que conquistaram o 18º lugar entre os maiores gordos dos games. Contudo, naturalmente, houve muita gritaria na época do lançamento do jogo, com gente dizendo que isso era ofensivo e desenvolvia uma visão negativa dos obesos. Mas, independente do blablabla politicamente correto, o jogo é um tremendo sucesso.

Por fim, não poderíamos deixar de citar Scott Shelby (14º lugar), personagem de Heavy Rain, um game diferente que consiste numa espécie de filme interativo de suspense. Scott, um dos quatro personagens jogáveis, é um detetive aposentado que investiga uma série de assassinatos de crianças. Dizer mais que isso seria estragar a surpresa do ótimo roteiro do jogo (que funciona realmente como um filme). Basta dizer que, ao terminar a história, muita gente passa a considerar Scott como o melhor personagem do game.

Diante disso tudo (e das matérias sobre os top 3, que serão publicadas a partir de amanhã), podemos ver que personagens gordos não precisam se limitar ao lugar-comum ou a estereótipos. Eles podem ser interessantes, bem desenvolvidos e conquistar diversos fãs. E, claro, também ser alívio cômico. Afinal, se só quisermos visões “sérias” sobre os gordos em tudo quanto é mídia, vamos correr o risco de ultrapassar a linha que divide a luta justa contra o preconceito e a “chatice politicamente correta”.

—–

Para conhecer melhor alguns personagens:


Sonic the Hedgehog (PS3)

(versão para XBox 360)

Tekken 6 (PS3)

(versão para XBox 360)

Heavy Rain

(exclusivo para PS3)

—–

Clique aqui e confira todas as matérias sobre os 20 maiores gordos dos games.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Os 20 maiores gordos dos games: visão geral”

  1. The C disse:

    Fantástica matéria, Tio Lucio. Apenas uma correção: o nome do vilão do Sonic é Robotnik(está citado como Robotinik no sétimo parágrafo).

    Já ia dizer que o Sam não é gordo, mas procurando screenshots do Sam & Max Hit The Road(que por acaso é o melhor adventure que já joguei, recomendadíssimo) constatei que ele é gordo sim: http://www.boxofmystery.com/blog/wp-content/uploa
    Enfim, a lista está ótima, aguardo ansiosamente pelas matérias sobre o top 3. No mais, nada mais.

  2. Lucio Luiz disse:

    TheC,

    Ops. Saui um "i" a mais do que deveria na hora de digitar. Devidamente corrigido, valeu :)

    Aproveitando, se você gostou tanto do Sam & Max Hit the Road, sugiro fortemente experimentar os jogos atuais deles da TellTale. Tenho quase certeza que tem um capítulo que eles dão de graça pras pessoas experimentarem. São MUITO divertidos.

  3. […] Vida Ordinária – O mundo sob a ótica dos Norte Americanos Papo de Gordo – Os 20 maiores Gordos dos Games […]

  4. Anderson Shon disse:

    Cadê o Chang Koehan??? Ele é referência em gordo bom de briga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *