Cuidado! Seu pet pode estar com obesidade

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 18 de novembro de 2010

Assim como as crianças, os animais de estimação sofrem com um conceito errado dos adultos: quando estão “fofinhos” ficam mais bonitinhos. Acontece que a obesidade tornou-se um problema de saúde muito frequente entre os pets.

Para se ter uma ideia do “peso” (trocadilho infame) do problema, de acordo com um levantamento da Associação Médica Veterinária Americana realizado no ano passado 40% dos cães dos Estados Unidos estão com uns quilinhos a mais. No Brasil, estima-se que 30% dos cães e 25% dos gatos estejam com gordura em excesso.

E sabe quem são os os principais culpados pela obesidade dos animais de estimação? Os donos, claro! Esta afirmação está balizada por uma pesquisa feita pela ONG inglesa The Blue Cross. Segundo o estudo, pessoas que comem demais (não necessariamente apenas os gordinhos) e se exercitam pouco costumam ter pets acima do peso, uma vez que repetem com os bichos seu comportamento.

Veja alguns erros que podemos cometer:

Má alimentação
É errado dar petiscos (biscoitos, bifinhos e ossinhos) a toda hora. Também deve-se prestar atenção no que se oferece como refeições. Alguns donos chegam até a dar salgadinhos e fast-food para seus animais de estimação!

Quer agradar o seu pet? Então se liga: o correto é, caso resolva dar petiscos ofereça de um a dois por dia, no máximo. Lembre-se que um biscoito canino médio em forma de ossinho, por exemplo, tem cerca de 90 calorias. Isso corresponde a quase um terço das necessidades diárias de um poodle.

Siga também a quantidade de ração recomendada no rótulo pelo fabricante ou pelo veterinário. Se o seu amiguinho já estiver com sobrepeso, ofereça-lhe as rações light, com teor de gordura mais baixo e ricas em fibras.

Sedentarismo
É fato que os animais acompanham o estilo de vida do dono. Por isso, se você mal sai de casa com seu pet, ele acabará passando praticamente o dia todo deitado ou dormindo. E assim como os humanos, quanto mais eles engordam, mais sedentários ficam, já que a dificuldade de se locomover aumenta.

Se você tem preguiça de sair com seu cachorro, aqui vai uma notícia que vai te obrigar a mexer esse seu traseiro gordo. O recomendável é que ele passeie ao menos, uma vez ao dia. Claro que não conta como exercício aquela andadinha breve até o poste mais próximo.

Ah! Não tem tempo? Então contrate alguém que o faça!  Existem serviços que oferecem trilhas ecológicas e aulas de natação e esteira para os cães – verdadeiras academias para pets!

Se você tem um gato, divirta-se com ele. Crie situações que o estimulem a se deslocar. Sugestões: espalhe bolinhas, arranhadores e novelos de lã pela casa. Vale também se inspirar nas aventuras do felino japonês Maru e fazer com que seu bichano se movimente brincando com caixas de papelão, rolos de papel toalha, etc.

Não são apenas essas as causas da obesidade entre os animais de estimação. A genética também pode influenciar. Algumas raças de cães, como  golden retriever, collie, cocker spaniel, beagle e dachshund, têm predisposição a engordar. A maioria dos gatos de pelo curto domésticos são mais propensos à obesidade. Por isso, preste muita atenção aos alimentos que oferece aos seus amiguinhos desde cedo.

A velha piada sobre a castração acaba tendo um fundo de verdade. Cães e cadelas castrados apresentam o dobro da probabilidade de se tornar obesos. Nos gatos castrados, o risco de ficarem muito acima do peso é de três a quatro vezes maior. Sendo assim, é importante que o animal que passou por esse procedimento siga uma dieta sob medida e seja sempre estimulado a se exercitar.

Da mesma maneira como as pessoas que estão acima do peso, os pets também sofrem devido à obesidade. Entre as complicações estão transtornos no aparelho locomotor, dificuldades cardio-pulmonares, patologias nas funções reprodutivas, diabetes e predisposição a enfermidades infecciosas e transtornos cutâneos.

Por isso, fica aqui o apelo: cuide melhor do seus amiguinhos! Ou, como diria Dudu Sales… “Em vez de encher o seu cachorro de comida ou empanturrar o seu gato com ração enriquecida em ferro, dê atençãos pros seus pets e os cubra de carinhos. Aposto que eles serão bem mais felizes assim“.

——————

Saiba mais:

Como identificar se meu cachorro está obeso?

Como identificar se meu gato está obeso?

——————

Fontes:

Obesidade do cão

Fofinhos, não… gordos!

A obesidade nos cães

Obesidade em animais de estimação: o perigo mora dentro de casa

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Cuidado! Seu pet pode estar com obesidade”

  1. […] no Papo de Gordo, já falamos que a obesidade tornou-se um problema de saúde muito frequente entre os animais de estimação. Assim como as crianças, os pets sofrem com um conceito errado dos adultos: quando estão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *