O efeito sanfona dos astros para compor seus personagens

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 07 de março de 2011

Você que acompanha o Papo de Gordo certamente já leu por aqui sobre os perigos do engorda-emagrece-engorda-emagrece. Tivemos até um podcast falando sobre esse tal “efeito sanfona”. Mas o que fazer quando a sua profissão “exige” que o seu corpo acompanhe a silhueta de um personagem? E se, além disso, quando não está trabalhando, precisar ficar dentro dos padrões ditados por Hollywood e toda a indústria do cinema e entretenimento? Que loucuras você faria em nome da arte?

Dos ossos aos músculos

Christian Bale é um desses atores que já foi da magreza extrema ao corpo turbinado por músculos. Para interpretar seu personagem em O Operário, ele perdeu 28kg. O bonitão conseguiu atingir sua meta de emagrecimento fazendo uma dieta nem um pouco saudável: dias consumindo só café, água, uma lata de atum ou uma maçã por dia.

Numa virada do tipo Extreme Makeover, seis meses depois, Christian Bale já havia deixado para traz o visual esquelético e se transformado numa máquina de combater o crime. Isso porque estava filmando Batman Begins, cheio de músculos e arrancando suspiros da mulherada.

Mais recentemente, para dar vida ao ex-boxeador Dicky Eklund, em O Vencedor, (papel que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante) Christian Bale voltou a emagrecer. Desta vez, o bonitão teve de perder 14kg, mas logo depois das filmagens retornou ao corpitcho “normal”.

De gata a cisne

Apesar de sempre ter tido uma silhueta mignon, Natalie Portman confessou ter achado que ia morrer durante as fimagens de Cisne Negro. Isso porque, para viver Nina Sayers, a atriz teve de se submeter a uma exaustiva rotina de aulas de balé e ainda perdeu 10kg.

Tanto esforço lhe valeu, além do Oscar de melhor atriz, um amor e um filho. Hoje, Natalie Portman está grávida e noiva do dançarino de balé Benjamin Millepied, coreógrafo francês responsável por sua preparação para o filme.

Gordinha Yeah Yeah

Ainda entre as mulheres, como não lembrar de Renée Zellweger? Ela já deve ter tocado muitas músicas nessa sanfona chamada Bridget Jones. Inclusive, seu engorda-emagrece-engorda-emagrece para viver a personagem rendeu posts aqui no Papo de Gordo:

Um ioiô chamado Renée Zellweger
Renée Zellweger desiste de engordar para viver Bridget Jones

Para a franquia O Diário de Bridget Jones estima-se que ela tenha engordado de 10kg a 15kg por filme, sempre ficando magérrima logo depois.

O rapper encolheu

Quem diria que 50 Cent seria um dos integrantes da lista de atores que emagreceram por causa de seus personagens? O rapper entrou para a turma da magreza mórbida para viver um jogador de futebol diagnosticado com câncer em Things Fall Apart – que ainda não estreou no Brasil.

Para interpretar o personagem, 50 Cent caiu de 97kg para 72kg. Para alcançar seu objetivo, o rapper caminhou três horas por dia e ficou de dieta líquida por nove semanas!

Magrinho x gordinho

Para fazer o papel de um soldado viciado em heroína no filme Coragem Sob Fogo, Matt Damon emagreceu 18kg. Para tanto, chegou a ter sua saúde prejudicada por uma rigorosa dieta. Detalhe: as gravações duraram só dois dias!

Já em The Informant, Matt Damon fez o caminho inverso e ganhou quase 15kg para ser o protagonista gordinho.

De fortão a barrigudo

Sinônimo de músculos, Sylvester Stallone já circulou por aí com muitos pneuzinhos à mostra. Ele engordou quase 30kg para dar vida ao xerife Freddy Heflin em Cop Land.

O esforço por abrir mão dos seus “gominhos” em prol do personagem rendeu a Sylvester Stallone bons frutos. Além de contracenar com atores como Robert De Niro, Harvey Keitel e Ray Liotta, ganhou o prêmio de Melhor Ator no Stockholm International Film Festival.

Transformações brasileiras

Por aqui, os atores também transformam a silhueta em prol dos personagens. Daniel Oliveira, por exemplo, emagreceu cerca de 15kg para interpretar Cazuza no filme O Tempo Não Para. O objetivo era convencer nas cenas que retratavam a fase terminal e as complicações causadas pelo vírus da Aids.

Recentemente, Deborah Secco também encarou o efeito sanfona. Ela engordou 8kg a 10kg para ficar gostosa e interpretar Bruna Surfistinha. Terminadas as gravações, emagreceu, mas voltou a ganhar peso para viver seu personagem em Insensato Coração. Foram aproximadamente mais 6kg de massa magra.

————————–

Relembre grandes transformações de Hollywood

Deborah Secco e a nudez de Bruna Surfistinha

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “O efeito sanfona dos astros para compor seus personagens”

  1. @Gustavopereira disse:

    Putz. Esse efeito sanfona só acaba com a pessoa. Estrias…

    No dia que inventarem uma forma de acabar com as estrias alguém ficará muito rico. HAHAHA

  2. emersonmh disse:

    Esses artistas me impressionam muito pela capacidade de modificar o corpo através de dieta. Eu sofro do efeito sanfona desde os meus vinte e poucos anos. No meu caso, infelizmente, é um acaso de minha fome… :(

  3. Só faltou Ton Hanks nessa lista, o Naufrago é o primeiro que me vem a mente falando desse assunto.

    Será que estou velho?

  4. Esmael Benito disse:

    saca só o video montagem que fizeram da Bruna surfistinha. Bruna subcelebridade kkkkkkkkk http://www

  5. Marcela disse:

    sou fã da Matalie Portman!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *