Argentinos são estranhos… carne de boi tem gosto de porco!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 21 de março de 2011

Ok. Todo mundo concorda que os nossos vizinhos porteños são seres estranhos. O que pouca gente sabe é que essas características mutantes estão sendo passadas para a famosa parrilla argentina.

Os cientistas de lá  acreditam que as mudanças na dieta do gado está afetando o sabor da carne bovina, que está ficando com gosto de porco! Há quem jure que a mudança no sabor já está sendo detectada pelos consumidores, colocando em cheque a fama do argentina de servir cortes bovinos com alta qualidade e sabor único.

A culpa é da alimentação

Segundo os especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA), os animais estão sendo engordados mais em currais e menos comendo nos pastos naturais. Isso significa que bovinos têm dieta à base de alimentos industrializados, como os derivados de sementes oleaginosas.

A alta composição de ácidos graxos contrasta com a dos pastos naturais, que por anos foi fonte de alimentação do gado na Argentina. Por isso, os cientistas do INTA acreditam que as carnes bovina e suína ficaram parecidas.

“Na medida em que a proporção de óleos de cereais ou oleaginosas aumenta na dieta dos bovinos, a composição de ácidos graxos da carne bovina se assemelhará cada vez mais à do porco e, em consequência, seu sabor também será mais parecido”, explicou Enrique Pavan, pesquisador do INTA, em matéria publicada pela Folha.com.

———————-

Fonte: Carne de boi argentino está com gosto de porco, diz cientista

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Argentinos são estranhos… carne de boi tem gosto de porco!”

  1. Mi disse:

    Éca!

    Por essas e por outras que prefiro a parilla uruguaia!

  2. Victor disse:

    A parrilla Uruguaya vai pelo mesmo caminho, o boi é o mesmo e as mudanças na alimentação estão sendo implementadas por lá também…

    É uma questão de custos e ganhos por área. O campo fica apenas para produzir grãos enquanto que os bois ficam fechados em uma área de "confinamento", se alimentando do que o homem decide que eles podem comer.

    Vamos chegar ao ponto em que o "Boi Verde" do Brasil vai ser exportado para os Argentinos prepararem a verdadeira parrilla ! Seria o fim do mundo para os nossos Hermanos, tão orgulhosos dos seus produtos típicos.

    Abraços,

    Victor

    Porto Alegre

  3. Rodrigo Fante disse:

    Pô sacanagem matar minha maior fonte de alimentação.

    Ainda não senti nenhuma diferença no sabor da picanha argentina e espero nunca sentir, está ótima como está.

  4. roger disse:

    Solução: criar porcos no pasto, para ficaram com gosto de carne de boi…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *