Comida e remédio: combinações perigosas!

Arethusa Dias
@SaucyArethusa

Publicado em 14 de abril de 2011

Se você tem o costume de tomar remédio pouco antes de bater uma feijoada ou engolir pílulas com um gole de cerveja, é melhor rever seus conceitos. Estudos recentes têm investigado os possíveis efeitos da combinação de medicamentos com nutrientes encontrados em diversos alimentos e bebidas. As pesquisas revelam que essa interação pode potencializar ou diminuir o efeito dos remédios, o que pode fazer com que um tratamento se torne ineficaz ou até perigoso.

Para aumentar a conscientização sobre a questão, o FDA – agência reguladora de alimentos e medicamentos nos EUA – e a Liga dos Consumidores estadunidense criaram um guia online (em inglês) para orientar a população sobre o assunto.

O guia informa de que maneira medicamentos, alimentos e suplementos alimentares podem interferir na absorção de diversas medicações. Mostram também que essa interação pode causar efeitos colaterais mais sérios aumentando as chances de complicações na saúde do paciente. Uma orientação já bastante divulgada, por exemplo, é evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com qualquer tipo de remédio.

Outra combinação perigosa é a de inibidores da monoamina oxidase (substância que trata a depressão) com o consumo excessivo de chocolate, queijos gordurosos e salame. Essa mistura pode elevar a pressão arterial. Outros exemplos: A erva-de-são-joão pode reduzir o nível de diversos medicamentos no sangue; e anti-histamínicos e antidepressivos de efeito sedativo podem diminuir o nível de concentração do indivíduo quando combinados, o que implica na limitação de atividades como dirigir.

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar maiores problemas. Uma das recomendações é que o consumidor leia atentamente os rótulos e as bulas dos remédios. Além disso, é importante guardar os medicamentos nas embalagens originais e manter um histórico das drogas prescritas, medicamentos de prateleira, suplementos e ervas medicinais que consumiu.

Não custa reforçar: A melhor orientação sobre o uso eficaz e seguro de medicamentos é aquela feita pelo médico. É fundamental que todos adquiram o hábito de sempre perguntar se o remédio receitado exige que se deixe de lado alguma substância, alimento ou bebida para que mantenha seu efeito da maneira correta.

—–

Fontes:
Avoiding drug interactions
Quando a comida não combina com o remédio

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Comida e remédio: combinações perigosas!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *