Cuidado com o excesso de sódio

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 04 de maio de 2011

Consumir sal é importante, já que ele contém sódio, um mineral que regula várias funções do organismo, como o ritmo cardíaco e a quantidade de sangue no corpo. Porém, como tudo o que é importante, se ele for consumo em excesso pode se transformar num problema, podendo causar até hipertensão e infarto.

Isso parece fácil de resolver, né? É só jogar menos sal na comida, mesmo que você goste que seu almoço pareça ter vindo diretamente do Mar Morto, certo? Não é bem assim, colega. Além do brasileiro adorar um salzinho, o problema principal é exatamente o sódio, que pode estar presente até onde não tem sal.

Se você está confuso, não se preocupe: isso é normal. O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia ouviu mais de 1.200 hipertensos (que, em tese, deveriam ser bem informados sobre o perigo de consumir sódio em excesso) e descobriu que 93% não sabiam fazer relação entre a informação de sódio que vem nas embalagens dos produtos alimentícios. Pior: 75% nem mesmo se preocupama em ler os rótulos.

Como as campanhas de saúde constumam indicar o volume máximo de sal que devemos ingerir, as pessoas deixam o saleiro de lado e não se preocupam em conferir o volume de sódio que estão comendo a partir de outras fontes. Ele está presente até em produtos doces, já que o sódio, isoladamente, não tem sabor e funciona como um conservante natural.

Segundo os especialistas, para ter uma ideia do volume de sal presente no alimento, basta multiplicar a quantidade de sódio indicada no rótulo por 2,5. Isso significa que um produto com 400mg de sódio equivale a 1g de sal. Claro que isso não vale para todos os casos porque há alimentos que possuem sódio, mas não sal, como o leite. Ainda assim, esse cálculo ajuda no controle do volume de sal ingerido, evitando (ou minimizando) problemas futuros.

—–

Fonte:
Excesso de sódio afeta o coração

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Cuidado com o excesso de sódio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *