Beba mais leite!

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 11 de maio de 2011

Os Departamentos de Agricultura e de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos elaboraram um guia alimentar (Dietary Guidelines 2010 que, apesar do título, foi lançado este ano) para ajudar os profissionais da saúde a orientar a melhoria da alimentação dos norte-americanos. O principal destaque foi a recomendação de se aumentar o consumo de leite e derivados com baixa porcentagem de gordura.

O guia reforça que o cálcio é um nutriente muito importante para os ossos e o sistema nervoso, além dos vasos sanguíneos e músculos. Caso a pessoa tenha uma baixa quantidade desse nutriente no corpo, aumenta o risco de osteoporose e fraturas. O problema pode ser minimizado com o consumo de três porções de leite e derivados para adultos (uma porção é equivalente a, por exemplo, 250 ml de leite desnatado, 200g de iogurte light ou 40g de queijo com baixa porcentagem de gordura). No caso do leite, o ideal é que ele seja desnatado ou semidesnatado porque eles possuem os mesmos nutrientes do integral, mas com até três vezes menos gordura.

Além do consumo de leite, a orientação do guia é de que devemos comer menos e em menores proporções. Também é sugerida a redução do consumo diário de gorduras saturadas e sólidas para 10% do total de calorias. No caso das pessoas com mais de 50 anos ou que sofrem de hipertensão, diabetes ou doença renal crônica, ainda é importante a diminuição no consumo de sódio para, no máximo, 1.500mg por dia (as demais pessoas podem comer até 2.300mg).

Apesar de voltado para os Estados Unidos, o guia norte-americano deve servir como referência para o Guia Alimentar para a População Brasileira, cuja atualização está prevista para ser lançada em breve.

—–

Fontes:
Novo Guia Alimentar norte-americano recomenda maior ingestão de leite
Guia alimentar lançado nos EUA recomenda maior ingestão de leite

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Beba mais leite!”

  1. Atmo disse:

    Diga isso pro Edward Elric!!

  2. Essa dos 10% de gordura saturada e do sódio pra hipertensos são mais velhas que andar pra frente.

    Mas a da recomendação de leite até que é uma boa pra mostrar que sim, somos os únicos mamíferos que tomamos leite depois de adultos e PRECISAMOS disso.

  3. Suza disse:

    Poxa ontem mesmo eu escrevi um post sobre leites. Dá uma olhada aí!
    http://www.suza.com.br/?p=2185

  4. @Gustavopereira disse:

    Já faço isso há muito tempo. Tomar leite no lugar de refrigerante e comer várias vezes ao dia de 3h/3h é o ideal.

    Sem líquido 1h antes e depois das refeições.

    pronto, essa é a dica mágica e simples para se manter/perder peso.

    É fácil fazer isso, difícil é se controlar com uma lasanha OU pizza + coca geladíssima na frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *