Perder peso não elimina “preconceito” entre as mulheres

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 31 de maio de 2011

Se você é uma gordinha que resolveu emagrecer para evitar que outras mulheres fiquem falando mal de você pelas costas, melhor esconder bem seu “passado”: Uma pesquisa da Universidade de Liverpool (Inglaterra) apresentada no Congresso Europeu de Obesidade, realizado na Turquia, afirma que para a maioria das mulheres não importa seu peso atual: uma vez gordinha, sempre gordinha.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mostraram a foto de uma mulher magra para mais de 200 pessoas. Parte dos entrevistados, entre homens e mulheres, eram informados que a moça da fotografia teve problemas de sobrepeso no passado. Aos demais, era dito que ela sempre tivera aquele peso.

As mulheres que foram informadas sobre o “passado gordo”, tiveram opiniões semelhantes às que teriam se a mulher da foto fosse obesa: consideraram a mulher da foto uma pessoa inferior em relação a autodisciplina, simpatia e higiene pessoal. Já os homens, ao contrário, passavam a achar a moça mais interessante quando sabiam que ela já havia sido gorda.

Os pesquisadores supõem que, no caso das mulheres, esse julgamento ocorra pela preocupação com uma “competição” em relação à atratividade, o que faria com que elas busquem ressaltar todos os “defeitos” que possam existir (ou já tenham existido) em qualquer outra mulher que pareça uma “ameaça”.

Quanto aos homens, os pesquisadores acreditam que eles imaginem que uma “ex-gorda” seria mais acessível, já que os entrevistados que pensavam que a mulher da foto sempre foi magra a consideraram mais propensa a não ser amigável.

—–

Fonte:
Estigma social persegue mulheres com problemas de peso, mesmo depois que elas emagrecem, mostra pesquisa

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Perder peso não elimina “preconceito” entre as mulheres”

  1. Dango disse:

    Isso quer dizer que as ex-gordinhas tem mais chance com os homens que as magras? E ainda vão ficar se preocupando com o que as mulheres dizem a seu respeito?

  2. viviane disse:

    Garotas….eu tenho 38 anos e 1.82 m e pesava 115 kilos, isto em janeiro de 2009.Era sedentário, alimentava mal..tipo sanduíches, massas, sorvete, coca cola, etc.; e ficava trabalhando sentado o dia todo junto ao computador.A noite tinha o hábito de dormir tarde, como também de sair e encontrar com amigos em bares.
    Um dia percebi que estava em fim de carreira – com aparência de velho, gordo e desanimado e com a auto estima lá embaixo. Até em meu trabalho (Arquiteto) era prejudicado pela minha aparência e hábitos.
    No dia primeiro de fevereiro, resolvi mudar a alimentação e fazer caminhada todos os dias. E assim se sucedeu – começei a me alimentar de frutas basicamente, coisa que raramente fazia.Uma fruta de manhã e um copão de água "GELADA".No almoço tirei o arroz e passei a comer muita salada, carne assada ou grelhada e nunca frita e um pouquinho de feijão. A tarde um copão de água Gelada.No fim da tarde, uma fruta e mais um copão de água Gelada.Lá pelas 7:00 começava a me alongar e dava início a caminhada de no mínimo 1 hora por dia.
    Assim começei e assim se continuou todos os dias, inclusive aos sábados.Domingo eu fugia da rotina, e almoçava normalmente, mas sem arroz e com pouca quantidade no restante da alimentação. A idéia era reduzir a quantidade de alimentos ingerida e consequentemente reduzir o estômago. Cerveja e bebida alcóolica foi cortado desde o primeiro dia, só tomava cerveja aos domingos, mesmo assim, no máximo duas a três latinhas 350 ml.

  3. Érica disse:

    PQ essas histórinhas de preconceito as gordinha tem apenas exesso de gostosura …. LINDA SOU EU FOFINHA (GORDINHA)… BY:Érica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *