Desentulhando a casa

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 09 de setembro de 2011

Eu sou loucamente apaixonada por TODOS aqueles programas de TV sobre decoração, transformação e organização de ambientes! A maioria deles é americano, mas no Brasil também temos alguns neste estilo; foi em um deles que uma amiga minha teve seu apartamento totalmente decorado. Ficou absolutamente lindo e com a cara dela.

O problema desses programas é que para qualquer coisa que você queira arrumar ou organizar na sua casa, precisa de um orçamento significativo. Mas, eu encontrei uma série de vídeos online sobre “Como desentulhar a sua vida em uma semana” feitos pela Tasra Mar que se inspirou no livro de Erin Rooney Doland chamado “Unclutter your life in one week”. Tasra traz dicas simples e mostra que é fácil organizar e desentulhar sua casa de maneira racional e prática. Eu adorei!

Dicas para deixar a sua casa mais organizada e menos entulhada:

1 – Coloque tudo que usa com freqüência à mão.

2 – Coloque tudo o que usa de vez em quando em prateleiras mais altas, se estiver em caixas, etiquetas com o conteúdo vão ajudar a perder menos tempo procurando (isso vale para objetos cortantes e perigosos, caso você tenha filhos pequenos).

3 – Organize de forma que você possa facilmente visualizar, afinal o que não é visto, não é lembrado.

4 – Quando comprar calçados, bolsas, cintos e roupas novas, separe aquelas que não usa mais e doe, isso ajuda a abrir espaço no seu guarda-roupas.

Quem vem à minha casa talvez note alguns detalhes sugeridos nesses programas. Eu me esforço ao máximo para que as coisas sejam fáceis de encontrar e estejam em locais estratégicos para que as crianças não possam pegar nada perigoso. Sou super fã dessas cestinhas e caixas para ajudar a organizar e encontrar tudo à mão. Por que sou assim? Talvez você conheça o método japonês de organização 5S, meu pai me ensinou sobre ele; ou talvez seja por causa da minha mãe que, quando pedia para eu tirar o pó dos móveis, tinha que tirar e recolocar tudo no lugar. Enfim, essa sou eu, “organization freak” a mil!

Se você se animou e organizou um pouco melhor o seu cantinho ou a sua casa toda, faça fotos estilo antes /depois e mande para [email protected] pois eu quero ver como ficou!

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20 respostas para “Desentulhando a casa”

  1. Gostei das dicas! Eu tento me organizar, mas o espaço e falta armários ou mesmo compartimentos como os mostrados, deixa meu ambiente desorganizado ao extremo! Eu tenho um problema de enterro, calma explico, saio tirando as coisas do lugar usando e não voltando e acabo enterrando as coisas com outras em duas três camada, rsrsrs

    Vou tentar seguir essas dicas, mas não espere fotos do antes/depois, pois a bagunça é tanta que tenho vergonha! rsrs

    Valeu!

    Bené

    • Mi disse:

      Quando eu li "tenho problema de enterro" me preocupei mesmo!

      Aplicar o desapego é sempre difícil, dolorido, enfim, mas temos que ser racionais e selecionar as coisas úteis para ter ao alcance.

      Espero que você consiga aplicar um pouquinho das dicas e tenha orgulho de nos mandar uma foto antes/depois! Vou ficar muito feliz por você!

      Boa sorte!

      Abração!

  2. Que maravilha!!!

    Mi, fantástico o post e eu sou Org Freak tbm.. hahaha. Pelo menos com as minhas coisas do quarto. =P Tbm sou desses que praticidade define muita coisa e s for mais rápido, melhor ainda!

    5S é o famoso conceito colocado em prática nas empresas, que quase nunca dá resultados… hahahaha. Mas acho que serei um pouco freak quando tiver minha casa, meu lar e querer as coisas nos lugares certos.

    Uma coisa que aprendi com meus pais é "bagunçou? Agora arrume tudo!" e sou uma pessoa normal por causa disso. E claro que passarei a meus filhos isso! ^^

  3. Iza Prado disse:

    Sou filha de um virginiano do segundo decanato. Aprendi a ser organizada com ele e, sinceramente, levo isso bem a sério.Considero que o primeiro passo para um indivíduo sentir-se bem é viver num espaço organizado e limpo. Meio TOC, né?! Eu sei e me controlo. Mas priorizo muito a organização, principalmente na minha casa – até tenho o costume de pensar que a minha casa tem que representar o que eu sou, então tento deixá-la o mais organizada possível, para me sentir organizada e em ordem.

    Neuroses a parte, adorei as dicas do “Como desentulhar a sua vida em uma semana”. Adoro caixinhas (acho fofas e práticas) e, desde de pequena, tento passar para frente tudo o que não uso mais. Acho que é fundamental doar o que não uso – libera espaço para energias novas.

    Organização é,basicamente,feita de pequenos detalhes.

    Adorei o post de hoje! =)

    Super útil e importante!

    • Mi disse:

      Fiquei com um orgulho enorme em saber que você faz limpas nas suas coisas e as passa adiante! Eu faço isso com frequencia!

      Realmente, os virginianos são muito,muito MUUUUITO organizadinhos (tenho a lua em Virgem), mas você, como uma leonina, também tem isso. Meu pai era leonino e aprendi bastante desse senso de organização com ele!

      Se um dia você tiver filhos, vai ter que lidar um pouco com a bagunça, até que eles entendam que organizar é divertido.

      Concordo que a maneira na qual nossos pertences estão dispostos são o nosso mais fiel retrato!

      Abração!

  4. Rafael disse:

    Caraca, se minha mulher ler isso, vai aumentar a bronca lá em casa. Sou MUITO bagunçado. Ela vive tentando me consertar. Feliz e infelizmente, ela ainda não conseguiu. Só que, na minha bagunça, eu me acho. Mas as dicas são ótimas! Quem sabe um dia eu não acabe tomando jeito? rsrsrs

    • Mi disse:

      Tenho certeza que mesmo em meio da sua bagunça, você sabe onde suas coisas estão. Se eu encontrar o contato de sua esposa, vou mandar esse post pra ela SIM! kkk

      Espero que você possa desentulhar a sua vida no seu timming e presentear a sua esposa com a escrivaninha mais orgulhosamente apresentada do mundo!

      Abração!

  5. Lu Tessera disse:

    Cami, essas caixas organizadoras são tudo de bom! Eu sou meio viciada em organização e não tenho nada fora do lugar aqui em casa. Até mesmo dentro das gavetas e amrmários uso divisórias e tenho tudo catalogado. O meu maior problema é na hora de guardar tênis e chinelos mesmo, não tem jeito, essa parte é uma bagunça hahahahahha

  6. Fred Aguiares disse:

    Estas dicas são ótimas, adorei o tema, abrir espaço é fundamental e com espaço fica mais facil de organizar as coisas… eu tenho um "problema" na hora de jogar coisas foras, sou prático demais, penso assim é útil?? Que nível? se sim mantenho e não jogo fora…portanto corro o risco de não manter mimos como presentinhos, bonecos e pelucias a não ser que possam realmente decorar um ambiente.

    Procuro manter tudo de certa forma organizado, mas tenho 3 gavetas cheias de culpa e desorganização que me olham suplicantes pedindo organização e eu empurro com a pança, um dia arrumo!!

  7. Mi disse:

    Eu não diria que "ser prático demais" é um problema. Você apenas tem muito mais facilidade de praticar o desapego às coisas. Quando temos algo que não gostamos, não usamos ou não queremos mais e as passamos adiante, isso se chama caridade e com ela,você lança ao mundo seu senso de fraternidade! Parabéns!

    Agora, se você quiser aplicar um pouco de organização planejada nas suas gavetas, tenho uma amiga, Izabelle, que me disse que adora isso. Posso te apresentar à ela?! kkk

    Abração!

    (Manda foto antes/depois das gavetas, tá?)

  8. Ricardo Ferro disse:

    Eu tento organizar de forma a ter as coisas mais urgentes e frequentes à mão (inclusive a despensa na cozinha). Exatamente como descrito. Separo em caixas, divisores, etc.

    O problema, realmente, é o desapego. Livrar-se de coisas antigas exige esforço. Eu tinha a mania de guardar coisinhas que significassem momentos passados, como por exemplo a rolha de uma garrafa de champagne estourada num momento de comemoração; ou o envelope de uma carta que veio com um selo comemorativo; ou o primeiro ingresso de cinema que meu filho assistiu; o ingresso do show do Legião Urbana que fui aos 17 anos… tranqueiras que eu chamo de memórias físicas (porque suscitam uma lembrança, desocupando o cérebro do papel).

    Recentemente, resolvi livrar-me de metade das coisas que guardava. Consegui. Caixas e mais caixas foram pro lixo ou foram doadas a sebos (livros e discos também dançaram nessa arrumação).

    Acho fundamental a separação por zonas de importância e a separação em células, como as caixas.

    .

    Dica: aproveite as promoções de lojas de departamentos e vá comprando os recipientes plásticos (tupperware genéricos ou não) e trocando por aquelas velhas caixas de sapato. As caixas de papel juntam poeira e com o tempo se rasgam. As de plástico são mais práticas de limpar e rearrumar após a limpeza do ambiente. Principalmente se ocorrer um vazamento de água, como ocorreu no escritório lá em casa: documentos importantes foram salvos porque estavam nesses recipientes plásticos, com tampa.

    .

    Quanto à bagunça do outro… aí é mais complicado. Convencer minha mulher que o critério de "organização" dela precisa ser mais prático do que estético é uma tarefa árdua.

    • Mi disse:

      Magnífica dica de substituir as caixas de papelão por caixas plásticas, eu já comprei algumas dessas e achei ótimo, é inclusive melhor para carregar. O seu custo benefício acaba compensando, levando em consideração que as caixas grandes custam em média R$ 40,00, no teu caso que houve vazamento de água, esse investimento custou umas dores de cabeça a menos!

      Obrigada pela tua contribuição!

  9. Ricardo Ferro disse:

    Só mais uma coisa:

    A história da rolha de champagne. Um agrande amigo resolveu inaugurar sua casa nova e fez a primeira reunião pros amigos, abrindo a casa oficialmente. A primeira champagne estourada jogou a rolha na minha mesa. Guardei como lembrança. Anos depois, resolvi me livrar desses pequenos "lixos" e devolvi a rolha a ele, explicando que a tinha guardado porque tinha sido um momento bacana e memorável. Ele ficou contente pela lembrança e até hoje tem a rolha emoldurada na sala da casa dele.

  10. Carolina disse:

    Gostei das dicas, logo vou me mudar e preocupo muito com isso de bagunça e de perder coisas dentro da própria casa.

    Acho que uma das coisas mais importantes é o desapego, e só ter coisas úteis no dia-a-dia. Quando comecei a ler o texto achei que você ia falar do programa Acumuladores. Tenho pavor da acumulação.

    • Mi disse:

      Olá, Carolina!

      Eu assisti vários episódios de "Acumuladores", ainda vou falar disso, pode deixar! É que esse programa lida com uma questão de saúde mental,por isso, mais delicado e eu não quis misturar acumulação X bagunça.

      Encaixotar mudança é uma ótima oportunidade para organizar melhor as coisas, por exemplo, se você tem fotos/lembranças/cartas espalhadas em 10 caixinhas tudo misturado, pode separar por tipo e ter uma caixa pra cada tipo de "guardado".

      Eu também tenho um pavor estremo de acumulação, sei como é.

      Abração!

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