Justiça Federal nega pedido do CFM para liberação de anorexígenos

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 19 de outubro de 2011

O Conselho Federal de Medicina (CFM) sempre defendeu a liberação da venda dos inibidores de apetite para tratamento contra a obesidade. Um dos principais argumentos do CFM é que o uso dos anorexígenos é importante tanto para médicos quanto pacientes e que seu uso indiscriminado poderia ser evitado com maior controle e não com proibição.

Depois da decisão mais recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu as substâncias femproporex, mazindol e anfepramona, o CFM entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal solicitando que a decisão fosse revertida.

O pedido, contudo, foi negado pelo juiz Novély da Silva Reis, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal. O CFM ainda poderá recorrer.

Caso não ocorra uma decisão em contrário, os anorexígenos proibidos pela Anvisa não poderão mais ser fabricados ou prescritos em todo o Brasil. Já as farmácias, terão dois meses para retirar os medicamentos das prateleiras.

—–

Fontes:
CFM Recorre à Justiça em Defesa dos Anorexígenos
Anorexígenos: Juiz Nega Pedido do CFM

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Justiça Federal nega pedido do CFM para liberação de anorexígenos”

  1. Marcelo Ferreira de Castro disse:

    A Justiça Federal, revela consideração que o C.F.M, tem diante da sociedade. Indeferiu liminar, para que a resolução Anvisa, entrasse em vigor antes do julgamento do mérito, isto em menos de 48 horas, pode ter demostrado que a Anvisa tem razão, pois preferiu referenda-la, antes de ouvir as ponderações do C.F.M., e as moderações da Anvisa.

  2. Inayara Bernard disse:

    POIS ISSO EH CERCEAR A DEFESA DOS DIREITOS DOS PACIENTES E SE O CFM NAO RECORRER EM ULTIMA INSTANCIA AI SERA A MAIOR ABERRACAO JURIDICA POSTO Q ANVISA APOS alergar OS EFEITOS NOCIVOS DA SIBUTRAMINA, MUDOU DE IDEIA E LIBEROU?

  3. marcia disse:

    Tanta preocupação com a saude do povo, será que é verdade? porque não começam ver os atendimentos de postos de saude, SUS, etc….. Tantas pessoas morrem por falta de atendimento médico e a anvisa está preocupada com a saude dos brasileiros?????? Deveriam (Anvisa e/ou Governo) estarem preocupados com o principal…
    Sinceramente, a Anvisa pode ter outras razões, menos a preocupação com a saude dos brasileiros,,,,,
    ….

  4. No caso da proibição dos anorexigenos,a Anvisa pecou, e faltou com respeito á população brasileira que padece deste problema , que é a obesidade e suas complicaçoes, faltou também, sabedoria por parte destes senhores, que insistem em achar que sabem o que é melhor para os outros…quanta utopia….Os pacientes que estavam em tratamento não são nenhum viciados, e não irão destruir a vida de ninguem, nem tampouco a sua própria…estão tratando esses cidadões, na qual me incluo, como se fossem dependentes de crack, heroína, ou coisa pior. essas sim deveriam sofrer repreensão , pois destroem varias vidas, não só do usuário,mas também de toda uma familia, uma nação….A proibição leva automaticamente á uma contravenção,servindo como uma carta branca para a intensificação do mercado paralelo(negro). Ao invés , poderiam intensificar o controle, quereria mais justo, honesto,e sensato….mas como no Brasil, tudo e feito sobre propinas, fica claro e evidente que uma medicação que era de fácil acesso, onde a população se via em condições de tratar, obviamente que os grandes laboratórios detentores de medicamentos que ja utilizei e nao fizeram efeitos, tem o interesse fatídico nesse mercado, porque ter concorrência com uma medicação barata, se podemos colocar guela abaixo do povo , onde os órgão competentes em nos defender nada fazem, e quando fazem ,são negados, e pior que alegam que os anorexigenos (anfepramona, etc.. são prioibidos empurrões países? Onde nos EUA, voce adquire livremente??Cade nossos direitos?Só temos obrigações, cade a voz da população? Onde estão os políticos pagos para defenderem nossos direitos? sem contarão o desrespeitosos com a classe medica, onde este órgão embasado em que nao sabemos, sobrepõe humilhantemente a todo o corpo docente???É lamentável termos de assistir a todo esse circo…
    isto é degradante…..ACORDA BRASIL!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *