Leitura e Natureza

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 28 de outubro de 2011

Para fechar o mês da criança, resolvi trazer lições que considero fundamentais que passemos às crianças de nossa convivência:

HÁBITO DE LER Mostra que o hábito de ler estimula a criatividade, melhora a ortografia, melhora a criação textual e aumenta o vocabulário. Isso a gente só consegue ensinar, fazendo! Se você não lê, seus filhos não terão essa prática como uma boa atividade. Leia para seus filhos e leia para si, na presença deles! Você pode inclusive ler para seu filho enquanto ele brinca no banho, que tal? Ele pode não estar prestando muita atenção na história, mas a atividade é um lindo exemplo!

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA Separar o lixo, reutilizar embalagens, não desperdiçar água/energia elétrica, saber qual a melhor forma de descartar lixo e outras coisas que não se usa mais são ações pequenas que fazem uma grande diferença. Incentive o seu filho a ter uma plantinha, cuidar dela, mostre a importância das folhas verdes para a nossa sobrevivência!

Sejam quais forem as ferramentas que você vai usar para ensinar esses preceitos, ensinar já é um grande passo! Como eu planejo fazer? Recentemente, me deparei com duas coisas legais. Uma delas é que o livro  O Menino do Dedo Verde, que li aos 9 anos, ainda é comercializado e vou ler com os guris em casa. Este livro, escrito em 1957 pelo francês Maurice Druon (bisneto de um jornalista brasileiro) traz uma incrível história de um menino e seu dedo que onde encostava nasciam plantas! É uma leitura fantástica, recomendo! Outra ideia é levar os guris para um  curso de jardinagem para crianças que descobri há pouco, pela internet, enquanto procurava mudas de árvores frutíferas para meus chefes plantarem em sua propriedade no interior.

Espero ter ajudado a semear essa ideia, agora você só tem de regar e ver florir! 

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Leitura e Natureza”

  1. Wesley Pereira disse:

    É “Dona Camila Dias”, novamente somos premiados com seus magnificos conselhos.
    Minha mãe sempre nos incentivou a ler, e isso realmente fez muita diferença na nossa formação escolar.
    E ainda que não fosse importante para a vida acadêmica, todas as dicas trazidas no texto contribuem de forma inegável para integração da familia.
    Parabéns pelo excelente texto.

  2. Fred Aguiares disse:

    Concordo plenamente!!!
    Leitura e Preservação da natureza!!
    Isto sim é algo que vc deve arraigar na educação de uma criança!! Parabens pelo texto Camila!!!

  3. Iza Prado disse:

    Bons exemplos são fundamentais em qualquer educação.
    Acho que as crianças e os adultos aprendem mais vendo as nossas atitudes do que em qualquer aula.
    Ler, respeitar os outros, reciclar, respeitar os animais e o meio ambiente, cuidar da casa, etc.
    Tudo isso, nós aprendemos em casa, observando aqueles que estão ao nosso redor!
    E, na verdade, nem sei se sempre nos lembramos de ser bons exemplos.
    Por isso que é sempre bom ler textos como este.
    Nos faz lembrar dos temas importantes da vida!
    =)

  4. Leo Luz disse:

    Quadrinhos são bons e eu tenho os meus guardados para meus filho!!!! Turma da Mônica, Senninha e quando fica mais velho Batman e etc…

    Filhos educados são reflexo dos pais, logo você ‘julga’ uma pessoa pelo modo como o filho trata o pai e isso é para a vida toda. Ensinar e ser ensinado pela crianças não é remédio melhor para a sociedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *