Os 50 maiores gordos das animações: Fred Flintstone

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 28 de outubro de 2011

Se hoje em dia temos uma profusão de desenhos animados criados especialmente para os adultos, temos que agradecer a um homem das cavernas barrigudo, comilão e mal-humorado chamado Fred Flintstone, o vice-campeão entre os maiores gordos das animações.

Até os anos 1960, desenhos animados eram essencialmente coisa de criança. Muitos adultos até gostavam de alguns deles, como Tom & Jerry, mas as animações sempre eram lançadas em horários matutinos e tinham as “tramas” voltadas para os pequenos. Foi aí que os amigos William Hanna e Joseph Barbera (isso mesmo, Hanna-Barbera não é uma mulher, mas dois homens, tipo a Vovó Mafalda) resolveram fazer uma animação no espírito das sitcoms (comédias de situação) que faziam um enorme sucesso naquela época.

Pra começo de conversa, decidiram que não haveria animais falantes: os personagens principais seriam humanos. Mas isso não significava que o ambiente e a época não podiam ser fantasiosos. Depois de cogitar uma família na Roma Antiga e até índios pré-colombianos, eles acabaram escolhendo a pré-história para jogar os… Flagstones. Depois, mudaram o nome da família para Gladstones. Por fim, ficaram com Flintstones. E, inovando, além de fazerem desenhos com episódios de meia hora (os infantis costumavam ser compostos por vários episódios de poucos minutos), eles ainda tiveram, em alguns momentos, continuidade (coisa incomum na época, que preferia episódios fechados e geralmente sem relação uns com os outros). Um exemplo foi com o nascimento de Pedrita, que teve vários “capítulos” desde o anúncio da gravidez até o parto.

Outros pontos em que a série Os Flintstones inovou: foi o primeiro desenho animado a colocar pessoas de sexos opostos dormindo em cama de casal (Os estadunidenses eram ainda piores no passado em algumas coisas), abordou a questão da infertilidade e da adoção (Bam Bam, pra quem não sabe, foi abandonado na porta dos Rubbles, que ainda tiveram que passar por um processo complicado para adotá-lo – quem mandou Barney não ouvir as dicas do Pelé?) e, mais importante, foi a primeira série animada a ser indicada para o Emmy, como melhor comédia.

Claro que o desenho não seria um sucesso se não tivesse um protagonista carismático. Fred foi o primeiro de uma linhagem de protagonistas gordos, mal-humorados e broncos a conquistar o coração do público. Tanto que ele sempre foi a principal fonte de lucros da Hanna-Barbera. Até propaganda de cigarro o primo distante do Piteco fez, na época em que a série era exclusivamente adulta, claro.

À medida em que o programa foi se redirecionando para o público infantil, algumas características mais “extremas” de Fred foram sendo aliviadas. Se antes era um tremendo galinha (ou galinhossauro, sei lá), ele acabou se tornando um marido que só pula a cerca sem querer. Se antes era um viciado em jogos de azar, ele passou a curtir de maneira mais controlada esse tipo de diversão. Felizmente, só não mudou sua característica mais importante: Fred continuou adorando devorar costeletas de brontossauro tão grandes que faziam seu carro quase virar. Quem nunca invejou isso?

Não podemos esquecer, claro, seu melhor amigo e vizinho Barney Rubble, que iniciou outra grande tradição: Todo mundo sacaneia os gordos, então só resta aos gordos sacanearem os anões. A amizade entre os dois, por sinal, era a mola mestra de vários episódios. Quem não gostaria de ter um amigo pronto para entrar em qualquer furada só para te ajudar? Claro que eu falo do Barney, já que Fred sempre foi meio babaca com o baixinho. Ainda assim os dois eram ótimos amigos, tanto que compartilhavam a erva pré-histórica que os fazia imaginar marcianos verdes com superpoderes.

Os Flintstones fazem enorme sucesso até hoje (inclusive, ganharão uma nova série em 2013, feita pelo criador de Uma Família da Pesada) e, admitam ou não, inspiraram praticamente todos os desenhos adultos “de família” atuais, incluindo Os Simpsons. A única coisa que mancha um pouco a história da série são seus filmes live-action, que foram muito fracos. Bom… Pior mesmo foi terem inspirado o pseudo-grupo musical Bam Bam e as Pedritas. Isso, sim, é inaceitável. E iabadabadu pra todos vocês…

—–

Para conhecer melhor o personagem:


Os Flintstones – 1ª temporada

Os Flintstones – 2ª temporada

O homem chamado Flintstone

(primeiro filme dos Flintstones, de 1966)

—–

Clique aqui e confira todas as matérias sobre os 50 maiores gordos das animações

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Os 50 maiores gordos das animações: Fred Flintstone”

  1. […] Feeed do podcast do Papo de Gordo « Os 50 maiores gordos das animações: Fred Flintstone […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *