Magros também podem ter “doenças de gordos”

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 07 de novembro de 2011

Diabetes e doenças cardiovasculares são problemas associados aos obesos, correto? Errado! Um estudo que contou com a participação de 72 instituições de dez países constatou que o gene IRS1, relacionado à pouca quantidade de gordura corporal, induz a concentrações elevadas de colesterol e glicose no sangue, dois dos principais indicadores das doenças metabólicas.

O estudo dirigido por José Manuel Fernández-Real, chefe do setor de diabetes do Hospital Josep Trueta, de Girona (Espanha), descobriu que uma variante do IRS1 reduz apenas a gordura subcutânea, mas não a visceral (a que se acumula abaixo do abdome), que é prejudicial à saúde.

Quanto ao diabtetes, o desenvolvimento da insulina no pâncreas não é afetado pela IRS1. Contudo, há uma redução ao efeito da substância nos músculos, fígado e gordura.

—–

Fonte:
Magros têm apresentado mesmas doenças de obesos; saiba mais

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Magros também podem ter “doenças de gordos””

  1. seria isso um sinal de que essas doenças não são “doenças de gordo”, mas apenas “doenças”?

  2. ana paula disse:

    o indivíduo ter diabetes. É um alto fator de risco para doenças cardiovasculares e o peso e equivalente a pressão arterial ou seja terá hipertensão também não somente pelo sódio no sangue mas pelo tamanho da pessoa. E essas doenças tbm ocorrem nos que chamamos de falso magro. Tem o imc adequado mas a gordura corporal é alta e o individuo muitas vezes tem desnutriçao. É bastante comum obesos terem desnutriçao tbm. Referencias: Diretrizes brasileira de obesidade, diabetes, hipertensão e gorduras, além dos perfis epidemiológicos e estudos científicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *