Dizer NÃO, dói

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 18 de novembro de 2011

Quando nasce um bebê, nascem também dois educadores, comumente chamados de PAIS. Infelizmente, muitos desses educadores estão falhando em alguns pontos, hoje falaremos sobre o dizer não aos filhos.

Nemo ouviu um "não" do pai. Eles aprenderam algo?

Sabe quando se começa a educar uma criança?
Ao nascer!

As pessoas que pesquisam, lêem, conversam com outros pais, vão atrás de informações sobre o desenvolvimento infantil e sobre como agir perante as manifestações do pequeno príncipe (ou princesa) que ocupa o seu lar, são muito mais preparadas para encarar a labuta diária de transformar um bebê em um cidadão responsável.

Nessa útlima semana, vi alguns apelos no Facebook em relação ao uso da palavra“não”. “Diga não ao seu filho, faça esse favor à humanidade”.

Eu concordo. Há várias situações que temos que dizer não aos nossos filhos. Isso é saudável? É! Isso dói nos pais? Dói! Isso frustra as crianças? FRUSTRA! A frustração faz parte da vida. Se aprendemos a lidar com isso desde cedo, vamos ter uma vida adulta mais centrada.

Quantas vezes você foi recusado em uma entrevista de emprego? Quantas vezes quis namorar  alguém que não queria compromisso? Imagina se você vai se vingar de uma pessoa só porque ela não quis nada com você! E isso acontece de verdade, todos sabemos! Precisamos aprender a ter jogo de cintura em situações em que a realidade não é como gostaríamos que ela fosse.

Agora, me digam vocês:

1-  Na sua experiência como pai/mãe, como você lida com o “dizer não” ao seu filho(a)?

2- Na sua experiência como filho(a), como se sentia/sente ao ouvir “não”?

P.S. Para ilustrar mais meu ponto de vista, trago a dica de dois textos. Leia aqui e aqui.

 

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

9 respostas para “Dizer NÃO, dói”

  1. Edmilson disse:

    Ótimo texto, sou extremamente paranoico com essas coisas, nem tenho namorada e já penso nas dificuldades de se educar uma criança. Sou um “pequeno” detalhe que faltou ao texto: Quando os pais discordam quanto ao “não” como para ir a algum lugar ou fazer algo levanto o filho a escolher um dos pais e relegar ao outro tratando-o como um vilão, o “não” deve ser um acordo entre o casal, preferencialmente não discutindo sobre isso na frente da criança pois com as discussões as crianças aprendem oque e como pedir ou oque fazer para manipular os pais.

    • Mi disse:

      Você tem toda a razão! Eu acredito que o casal tem que estar de acordo com o tipo de educação e os limites que darão aos rebentos, do contrário, fica bastante difícil para todos.

  2. Ana Lucia disse:

    Educar e impor limites é algo difícil.
    De um lado, muitas vezes os pais discordam sobre algo e isso já é um problema, ainda mais que crianças percebem rapidinho quem é o “cuidador legal” do ponto de vista dela, e vai manipular a situação a seu favor.
    Criança nasce meio que político, age de acordo com a música.
    Por isso mesmo é importante mostrar limites firmes e coerentes.
    Pois se criar um cidadão é importante, NÃO criar um político é ainda mais.

  3. Fred Aguiares disse:

    É triste ver hj na rua, crianças que nao tiveram se quer contato com o NÃO, sabemos de ante mão que será um pessoa que vai sofrer cedo ou tarde… É mais triste ainda quando vemos um “adulto” ou quase vivendo ainda assim… Na maioria das vezes tem um relação quase que destrutiva com os pais, que apesar de dizerem o NÃO muitas vezes hoje, nao sao mais levados a sério… Mas ainda continuam permitindo e “cuidando desta forma maluca” de seus filhos mimados, me pergunto que tipo de pai ou mãe uma pessoa desta será? Como será o fruto daquele futro… Não sei quantos sins eu recebi, mas nãos foram muitos… talvez fosse um exagero dizer que me lembro de todas as negativas…. mas sei que os nãos moldaram meu caráter e minha personalidade inclusive onde devo aceita-los ou não! Claro nao queremos que nossas crianças saiam por aí desafiando tudo que vêem, portanto digo que o SIM é importante e premiador e faz parte da educação, assim como o NÃO firme e bem colocado que impõe limites e mostra p/ criaturinha que o mundo nao é como ela quer e que na vida teremos que lidar com isto diariamente.. Portanto super educador tb!!!
    .
    Acredito nisto tudo, o NÃO, o SIM…que se acompanhados ao que eu considero de extrema importância NOÇÃO DE CERTO E ERRADO pode formar aquilo que realmente falta no mundo de hoje em dia.. Um caráter bem construído!

    Bjs

  4. Maira disse:

    Estou tentando educar um filhote (Toblerone) e, como “mãe” do gatinho, fico com o coração partido quando digo não e o castigo por alguma coisa errada. Ele faz aquela carinha de bichinho que caiu da mudança e os meus caquinhos começam a cair no chão. Imagino como será difícil dizer não para um filho de verdade, porém é extremamente necessário. Os pais hoje estão querendo blindar seus filhos de qualquer frustração e estão criando pessoas com as quais se torna impossível conviver em sociedade. Pais, por favor, digam não aos seus filhos!

  5. Mariza Sales disse:

    Dizer “sim ou não” sempre será necessário para um boa educação.Os pais são os grandes e únicos responsáveis pelos seus filhos.

  6. Otimo texto!!!! Realmente dizer não é extremamente dificil…E se fosse só o não o problema seria menor, o dificil é que as vezes, na nossa função de pais, temos que privar nossos filhos de determinadas coisas pelo bem deles. Vou dar um exemplo bem recente que aconteceu comigo. Eu tive problemas com o dedo, chupei meu dedo até véia, em consequencia disso eu tive minha arcada dentaria toda prejudicada e até hj não é muito normal. A minha Luiza começou a chupar os dedinhos e eu me desesperei, o pediatra disse ser normal, que era a fase oral e que isso passaria normalmente. Acontece que esses dias brincando com ela percebi que os dedinhos estavam descascados de tanto chupar e decidi cortar de vez! Coloquei luvinhas nela e passei com a Luiza até as 3 da manha….ela chorando…querendo o dedinho e sem conseguir dormir. Doeu? LOGICO QUE DOEU! Mas se eu cedesse isso não teria fim e poderia acarretar em muitos problemas futuros….
    confesso que eu cheguei a chorar junto com ela, mas fiquei ali, forte! Agora ela esta dormindo sem dedinhos….ja dorme melhor e eu estou muito orgulhosa da pimpolha!
    Acho que hj em dia se estimula muito a criança a aprendizados precoces, crianças de 1 ano ja mexem em pcs, falam mais rapido, andam mais rapido.Mas a grande maioria se esquece da base, daquilo que é fundamental, o alicerce. Acaba-se criando adultos mimados e superestimulados…
    Sou da filosofia que: sabe fazer manhã? Então sabe levar não!!!!Afinal de contas eu prefiro formar um adulto equilibrado do que um genio incompreendido!!!!!

  7. Leo Luz disse:

    Educação vem de berço e aprendi de maneiras muito diferentes das de hoje, e nem por isso sou um delinquente.

    Se desde cedo aprender o que pode e o que não pode, quando adultos saberão distinguir o certo do errado, na maioria das vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *