Idosos obesos podem sofrer mais quedas

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 20 de janeiro de 2012

Uma das principais causas de fraturas em idosos são as quedas. Quanto mais avançada a idade da pessoa, mais sérios podem ser os problemas físicos decorrentes. No caso dos idosos obesos, um estudo recente tem uma boa e uma má notícia: A boa é que os velhinhos gordinhos têm menos risco de se machucar do que os magros. O lado ruim é que, quando se machucam, as consequências geralmente são piores.

O estudo foi feito com base em 10.755 norte-americanos com mais de 65 anos. Eles foram analisados a cada dois anos, entre 1998 e 2006. Nesse período, as pesquisadoras Christine L. Himes e Sandra Reynolds registraram um total de 9.621 quedas (dentre os quais, 23% eram obesos), com mais de 3.100 machucados sérios a ponto de precisarem de cuidados médicos.

Após analisar os dados e comparar com outras condições de saúde ligadas ao risco de queda de idosos, como artrite, dor nas pernas, diabetes e derrame, as pesquisadoras observaram que homens com 50 quilos acima do peso normal têm 50% mais chance de cair (no caso das mulheres, essa porcentagem é alcançada com 35 quilos acima do ideal).

Apesar do maior risco de queda, os idosos gordos têm um terço a menos de chance de se machucar. A gordura funcionaria como uma espécie de “air bag” e os ossos mais densos também ajudariam. Em contrapartida, quando se machucam, têm uma maior probabilidade de desenvolverem um problema físico constante (17% a mais entre os com obesidade moderada e 39% a mais para quem tem obesidade grave). Eles também demoram mais para se curarem.

Além da perda de peso, especialistas recomendam que os idosos (gordos ou não) façam exercícios regulares que melhorem o equilíbrio e a coordenação, como caminhadas e tai chi chuan. Também é importante que a casa não tenha “armadilhas” como tapetes escorregadios e obstáculos. Pisos antiderrapantes e corrimões ajudam.

—–

Fonte:
Obesidade ligada a quedas de idosos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *