Roteiro Gastronômico: Farfarello

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 24 de janeiro de 2012

Sou uma pessoa bastante caseira. É claro que gosto de ir a restaurantes (nenhuma surpresa, né?), mas prefiro uma comidinha feita em casa (não por mim, que mal sei fritar ovo). Portanto, pegar uns 80km de estrada só para comer não é algo que faça muito sentido pra mim.

Mas foi o que fiz semana passada. E não me arrependo.

Eu e minha esposa saímos de Nova Iguaçu e fomos até Itaipava, na região serrana do Rio, para devorar comida italiana no restaurante Farfarello. Creio que minha cara de alegria na foto ao lado comprova que não me importei nem um pouco de subir a tortuosa estrada da serra de Petrópolis para me deliciar com um caprichado prato de massa.

Claro que ninguém precisa ir lá só para comer. Sugiro dar uma esticada e visitar Petrópolis, a “cidade imperial” (Itaipava é um distrito dela e não fica distante do centro turístico), que possui diversos lugares interessantes e outros restaurantes ótimos. Na verdade, toda a área de Petrópolis e Itaipava conta com dezenas de bons restaurantes para todos os gostos, permitindo um respeitável turismo histórico-gastronômico ou outra desculpa qualquer para encher a pança sem muita culpa.

No meu caso, ainda havia um sentido poético na escolha desse restaurante em particular. Afinal, para chegar nele pego exatamente o mesmo caminho que fiz para chegar ao spa no qual sofri por uma semana, apenas fazendo uma curva diferente quando saio da rodovia. Ah, se eu soubesse disso… Um simples desvio no final da rota e teriam sido dias mais felizes…

Deixando as divagações de lado, o Farfarello fica a cerca de 80km do Rio e a 95km de Juiz de Fora (MG). O ambiente é muito agradável: uma casa em estilo rústico em meio à natureza, criando um clima perfeito tanto para um almoço em família quanto para um jantar romântico. O ponto alto do cardápio são as massas, todas preparadas lá mesmo.

São tantas boas opções que fiquei um bom tempo olhando o menu, sem conseguir escolher qual molho acompanharia meu caneloni, até que li “Al 4 Formaggi com Bacon”. A palavra “bacon” ofuscou todo o italiano do cardápio e fiz minha escolha na hora. Não poderia ter feito melhor opção: o prato chegou quentinho, com um caneloni delicioso e uma quantidade generosa de bacon sobre o molho quatro queijos. Quase chorei.

Minha esposa comeu um talharim fino branco e verde igualmente delicioso. Ela pediu o molho allegro (tomate seco, muçarela de búfala e salsa picada) e pediu para acrescentar molho de tomate. Por sinal, isso foi mais um ponto positivo: O garçom registrou o pedido com essa alteração sem nenhum problema.

Deixo claro que esse não é necessariamente o melhor restaurante italiano que eu já visitei, mas certamente fica no meu top 3. Se você estiver passeando na serra fluminense, compensa dar uma esticadinha e conhecer o Farfarello (se quiser outras dicas de restaurantes na região, é só perguntar – Petrópolis mesmo tem um centro gastronômico deveras interessante sobre o qual escreverei qualquer dia desses).

Mas vale um alerta! Se você, querido leitor, quiser levar a patroa para um almoço romântico, prepare o bolso. Não que o restaurante seja caro (seu preço está no “padrão” dos bons restaurantes, nada absurdo mas também não é “baratinho”). O problema é que sua companheira certamente vai querer aproveitar e dar uma “paradinha” na Feirinha de Itaipava. Aí o prejuízo é certo.

—–

Farfarello
Estrada União Indústria, 13.470
Itaipava – RJ
Tel.: (24) 2222-3120

Funcionamento:
Terça – das 12h às 22h
Quarta e quinta – das 12h às 23h
Sexta e sábado – das 12h às 24h
Domingo – das 12h às 18h30

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *