Qual o tamanho do seu refrigerante?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 11 de junho de 2012

Qual o tamanho ideal para o copo refrigerante que acompanha a pipoca no cinema? Depois da gastroplastia, um de 300ml é suficiente para mim. Eu e Dudu, quando vamos ao cinema, dividimos um combo com pipoca grande e refri de 500ml. Às vezes sobra! Mas claro que somos uma minoria.

Ao saber que o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, quer proibir a venda de refrigerantes e outras bebidas açucaradas com mais de 500ml em locais públicos fiquei me perguntando: e se fosse no Brasil?

———————-

Pausa para contextualizar

Caso você não esteja por dentro do que está rolando em Nova York, saiba que o prefeito de lá quer proibir a venda de refrigerantes e outras bebidas açucaradas com mais de 500ml em locais públicos – como restaurantes, cinemas, redes de fast food, ginásios esportivos e estabelecimentos de venda de comida pronta. Mercados, mercearias e lojas de conveniência seriam exceção. Sucos e bebidas à base de leite (como milk-shakes) também estariam de fora.

OBS: Entende-se por “bebidas açucaradas” até mesmo drinques energéticos e chás gelados!

Em outras palavras, para se conseguir comprar em locais públicos algo com mais de 500ml, só se você optar por bebidas com menos de 25 calorias por 250ml. Esse é o caso das águas vitaminadas, chás gelados que não levam açúcar e os refrigerantes diet/zero.  

A medida de Michael Bloomberg tem o objetivo de combater a obesidade da população, que já é considerada um problema de saúde nacional nos Estados Unidos. Dados oficiais dão conta de que mais da metade dos adultos de NY é obesa ou tem sobrepeso. Pesquisas do governo mostram que um terço dos nova-iorquinos bebem uma ou mais bebidas açucaradas diariamente e o político é categórico ao afirmar: “Penso que é o que o público quer que seu prefeito faça.”

A previsão é que a proposta de lei vá para votação em junho deste ano e, se passar, entrará em vigor a partir de março de 2013. Antes, é necessária a aprovação do Conselho de Saúde, mas isso não deve ser um problema. Todos os membros foram indicados pelo prefeito de Nova York e o presidente do órgão é comissário no departamento de saúde da cidade.

Fim da contextualização

———————-

Imaginemos que o prefeito de São Paulo (a Nova York brasileira) resolvesse fazer o mesmo.

Qual seria a reação das pessoas? Você aceitaria numa boa essa medida?

Até que ponto os governantes podem interferir nas nossas opções de consumo?

Recentemente, o Departamento de Saúde da prefeitura de Nova Iorque lançou uma campanha contra a obesidade trazendo como garoto-propaganda um homem diabético que teve a perna amputada em decorrência da doença. Diante da foto, aparecem três copos de refrigerante de tamanho crescente e a frase “As porções cresceram; assim como o diabetes tipo 2, que pode levar a amputações”.

No Brasil, o pãozinho nosso de cada dia virou assunto tratado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)? Isso porque uma unidade do alimento, normalmente com 50g, tem cerca de 320mg de sódio. A entidade lançou até mesmo o “Guia de Boas Práticas Nutricionais para o Pão Francês”, que tem adoção voluntária e traz orientações para as padarias e outras empresas de alimentação fabricarem o tradicional pãozinho com menor teor de sódio.

Há inclusive um acordo entre o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia visando a redução da concentração de sal em diversos alimentos industrializados. Entre os alimentos que serão afetados estão batatas fritas, bolos (prontos e misturas), maionese e biscoitos (doces ou salgados). A meta do governo é reduzir 1,6 mil toneladas de sódio até 2016.

Campanhas e acordos como estes têm impactos na saúde da população, mas não interferem diretamente com os hábitos de consumo das pessoas. Ou seja, alertam para algumas situações, reduzem teores de ingredientes, mas na prática não proíbem ninguém de comprar tais produtos, nem dizem qual o tamanho/quantidade que o consumidor pode adquirir.

Será que cabe a alguém dizer o tamanho do seu copo de refrigerante, do seu pãozinho ou do seu saco de batata frita?

————————

Fonte: Nova York quer proibir venda de refrigerantes com mais de 500ml

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Qual o tamanho do seu refrigerante?”

  1. Rnato disse:

    Será que alguém se tocou que o problema não é o tamanho do copo, mas sim o fato dele ser oferecido no formato de refil, onde o cliente se serve à vontade?!?! Diminuir o tamanho do copo só vai fazer as pessoas se levantarem mais vezes para se servir. Ah, é… isso pode emagrecer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *