Estudos associam obesidade e evolução de câncer

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 12 de novembro de 2012

Um estudo da University of Texas Southwestern indica que a obesidade pode acelerar a evolução do câncer de mama. Isso ocorre porque as células de gordura dos seios possuem uma grande quantidade da proteína Co16, também encontrada nas células do tumor.

Os pesquisadores Philip Scherer e Jiyoung Park fizeram testes em ratos e observaram que os animais que receberam uma maior quantidade dessa proteína, tiveram uma aceleração no crescimento de seus tumores. Esse estudo também apontou que um controle da Co16 pode ajudar a encontrar alternativas para o tratamento contra a doença.

Outro estudo, dessa fez feito na University of Texas Health Science Center at Houston (instituição ligada à mesma universidade, mas sem relação direta com a citada anteriormente), reforça a preocupação com a relação entre obesidade e câncer. Os pesquisadores, liderados por Mikhail Kolonin, perceberam que ratos obesos tinham seus tumores desenvolvendo de forma mais acelerada do que ratos magros. Diferente do estudo anterior, isso foi observado para vários tipos de câncer e não apenas o de mama.

Segundo Kolonin, isso se deve ao fato de que algumas células adiposas, ao alcançarem os tumores, ao invés de se tornarem células de gordura foram incorporadas em vasos sanguíneos associados aos tumores, que levam oxigênio e nutrientes para a célula cancerosa, ajudando-a a se proliferar.

—–

Fontes:
Obesidade pode contribuir para evolução do câncer de mama
Células de gordura recrutadas pelo tumor aceleram progressão do cancro em obesos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Estudos associam obesidade e evolução de câncer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *