Videogames podem ajudar a combater a obesidade infantil

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 01 de fevereiro de 2013

Videogames podem ajudar combater a obesidade infantilJá faz algum tempo que os videogames não são mais sinônimo de gordos esparramados no sofá jogando Pac-Man. Desde que lançaram o Wii Fit e o Kinect, os gordinhos sofrem para manter sua forma diante de jogos que exigem atividades físicas além de mexer freneticamente os dedões.

Agora, um estudo do departamento de exercício da George Washington University comprovou que esses games são realmente efetivos no combate à obesidade infantil. Segundo Tood Miller, um dos pesquisadores envolvidos na pesquisa, uma partida de jogos como Dance Dance Revolution (que obrigam a pessoa a dançar que nem um doido na frente da TV) podem ser tão úteis quanto jogar bola ou fazer outras atividades físicas ao ar livre.

Os pesquisadores compararam as atividades das aulas de Educação Física com o jogo de dança e o Winds of Orbis: An Ancient Adventure (no qual o jogador precisa saltar, agachar e fazer vários movimentos o tempo todo). As 104 crianças analisadas (do 3º ao 8º ano de escolaridade) gastavem, em média, mais energia na Educação Física. Porém, para os mais novos (até o 5º ano), chegavam à intensidade recomendada de atividade física só com os games. Já os adolescentes, não conseguiram alcançar a intensidade necessária.

A conclusão do estudo foi de que os jogos eletrônicos podem ser úteis para as crianças mais novas, especialmente para aqueles que moram em locais onde não é muito seguro brincar na rua ou andar de bicicleta (por conta de um grande volume de carros nas ruas, falta de espaços apropriados e outras razões).

—–

Fontes:
Videojogos combatem obesidade nas crianças
Videojogos podem reduzir risco de obesidade infantil

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *