Causos, lendas e mitos – parte 1

Camila Dias
@diascamila

Publicado em 22 de março de 2013

Você conhece o conceito de causo? Há três tipos específicos:
1- Uma história contada sem ter um fundo de verdade;
2- Uma história contada que é verdadeira, mas à qual são acrescentados fatos imaginários;
3- Uma história contada com rimas (misturando verdades e “invenções”).

Causos do MateAté aqui tudo bem? Vamos relembrar então o que é lenda e o que é mito: Lenda é uma história contada regionalmente e que traz acontecimentos extraordinários e até mágicos. Mito é parecido com lenda, mas é algo contado mundialmente.

Eu tive a ideia para essa série de postagens por dois motivos. Um foi a compra do DVD do Tow Mater do filme Carros, que traz vários curtas chamados “Causos do Mate” (aqui em casa, o DVD é chamado carinhosamente de Carros III). O segundo motivo foi para ter a chance de falar sobre coisas que vêm acontecendo comigo ou que vejo acontecer por aí e que acredito que podem render bons posts.

ornamento

A dona Branca tem um sítio lá pras bandas da serra, mas ela mora na capital. Nos finais de semana, ela coloca uma mala de roupas e uma sacola de mantimentos dentro de seu carro e vai até o sítio para respirar ar puro, cuidar de suas plantas e descansar em meio à natureza.

Evidentemente, ela não consegue cuidar de tudo sozinha. Um moço que mora a uns metros (ou quilômetros) dali faz o serviço pesado durante a semana e, quando a dona Branca aparece, ele vai lá receber pelo serviço. Um dia desses, ele contou:

– Sabe, dona Branca, ainda não encontrei o potinho que o senhor Lima perdeu por essas bandas. Não está nem aqui no seu terreno!
– Sinto muito pelo senhor Lima ter perdido um potinho. Era herança de família? Pode me descrever. Se eu achar, devolvo!
– Ah, dona Branca! Isso é coisa muito antiga! Era um potinho ainda do avô do seu Lima. Ele perdeu quando estava roçando por aqui para abrir a estrada, muito antes da cidade ser fundada.
– Então vai ser difícil mesmo encontrar esse objeto. Pelo jeito, é coisa importante. O que será que eles guardavam nesse potinho? Fotos, histórias de família…?
– Foto de família eles não guardam, dona Branca. Era ouro!

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *