35 anos do Pac-Man

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 21 de maio de 2015

Ele é redondo, come sem parar e foge de fantasmas. Estamos falando de um dos personagens de videogame mais conhecido de todos os tempos: Pac-pac-manMan!

Tá certo que não dá pra dizer que o personagem é gordo, afinal ele não passa de uma bola amarela com uma boca enorme, mas como seu nome original aqui no Brasil era “Come-Come” e a sua missão básica era comer tudo que encontrava pela frente, acho que é justo fazermos uma homenagem aos seus 35 anos.

Lançado em 22 de maio de 1980, no Japão, pela Namco, o arcade Pakkuman (nome original do jogo) fez bastante sucesso. Quando a Midway levou o game para os Estados Unidos o sucesso foi ainda maior, garantindo a ele um lugar de honra no panteão dos grandes personagens dos videogames e sua inclusão em praticamente todas as referências nostálgicas dos anos 80.

Até o Google se curvou ao Pac-Man quando transformou seu logotipo numa versão jogável do game que praticamente acabou com a produtividade de todo mundo no dia do trigésimo aniversário do personagem.

Antes do Pac-Man, os arcades mais populares eram os jogos de tiro como Space Invaders e Asteroids. O “Come-Come” trouxe uma dinâmica diferente com o seu labirinto cheio de fantasmas e as misteriosas “balinhas” que o personagem precisava comer para ficar superforte e derrotar seus inimigos assombrosos.

O sucesso nos arcades levou o Pac-Man para o Atari. A versão não foi muito bem recebida de início, já que o visual era muito inferior ao original dadas as limitações do hardware.

pacman01

Hoje em dia existem versões de Pac-Man para iPhone e Android, um site apresentando o maior labirinto jogável do mundo e o personagem ainda terá um papel de destaque em Pixels, novo filme da Sony Pictures.

A despeito de ser apenas uma bola amarela que come, Pac-Man ganhou um desenho animado com toda a família (papai, mamãe e filhinho) e mais cinco fantasmas (os quatro do game e uma fantasma fêmea). Na animação, nosso herói enfrentava um inimigo malvadão que queria as pílulas de poder do Pac-Man. Existia uma cidade com prédios redondos e a população era totalmente formada por bolas amarelas com braços, pernas e um nariz redondinho.

Pac-Man está tão integrado à cultura popular que podemos encontrar várias paródias por aí. Volta e meia alguns malucos se fantasiam e correm atrás de outros malucos fantasiados. A cerveja Bud Light lançou um comercial no último Super Bowl onde as pessoas precisavam fugir de fantasmas em um labirinto em tamanho real. Você consegue imaginar algo mais divertido do que isso?!

A imagem básica do Pac-Man é reconhecida facilmente até por quem nunca o jogou! Nada mal para um gordinho de 35 anos cuja origem é, de acordo com algumas lendas, baseado numa pizza sem algumas fatias, né? ;-)

Clique aqui e confira os 20 maiores gordos dos games.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “35 anos do Pac-Man”

  1. Pac-Man nunca perderá a graça
    2º jogo que brinquei.
    O primeiro foi o space invaders (que vinha com o Atari)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *