Dá para comer pão sem engordar?

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 25 de outubro de 2017

Aqui em casa não falta pão. E na sua? Tenho certeza que não. Francês ou pão de forma, com ou sem casca, integral ou branco, na chapa, torrado… Esse alimento, além de versátil, é saboroso e nutritivo: contém carboidratos, proteína, fibras e gorduras boas. Por isso, pense muito bem antes de cortá-lo radicalmente da sua dieta.

De acordo com Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), uma dieta pobre em carboidratos pode trazer efeitos indesejados para a saúde. “Fraqueza, mal-estar, desidratação, perda de massa magra, menor resistência a infecções, dentre outros problemas. Para o bom funcionamento do organismo, de 50 a 60% das calorias que nós ingerimos devem vir dos carboidratos”, ressalta.

A especialista destaca que o pão, por si só, não engorda. O que causa excesso de peso é o consumo exagerado de carboidratos. O mesmo ocorre com qualquer outro macronutriente, como proteínas e gorduras. “O ganho ou a perda de peso depende de diversos fatores, tais como a relação positiva com a comida, a diversidade de alimentos, prática de atividades físicas somados a outros hábitos saudáveis”, conclui Tardioli.

Por isso, se liga na dica: não precisa cortar o pão da sua vida! Basta escolher o tipo que está mais adequado à sua dieta:

  • Pão branco – elaborado a partir de farinha de trigo, é fonte de energia rápida e contém vitaminas como ferro e ácido fólico. Algumas pesquisas iniciais apontam que seu consumo estimula o desenvolvimento de bons micro-organismos no intestino, os lactobacillus, que colaboram com a saúde intestinal.
  • Light – redução de pelo menos 25% de um dos seus componentes, que podem ser calorias ou a quantidade de sal. Verifique na embalagem.
  • Preto – elaborado a partir de uma mistura de farinhas, inclusive integrais, é uma boa fonte de fibra. Alguns pães podem conter mel na formulação. Se o objetivo é a perda de peso ou se você tem alguma restrição de açúcar, seu consumo deve ser orientado.
  • De centeio – o farelo do centeio é fonte de fibra insolúvel que colabora com o bom funcionamento do intestino e reduz o risco de câncer.
  • Integral – parte ou 100% da massa é composta pela farinha integral. Pode ser acrescido de grãos que são ricos em fibras e gorduras boas.
  • Com linhaça – por ser fonte de ômega-3, traz benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e auxiliam no bom funcionamento do coração. Além disso, contém uma substância chamada lignana, semelhante ao hormônio estrógeno produzido pelas mulheres, e pode ajudar na prevenção do câncer de mama e também auxilia o bom funcionamento do intestino.
  • Com aveia – a substância beta-glucana encontrada neste tipo de pão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e também colabora com o bom trabalho do intestino.
  • 7, 9, 12 e 15 grãos – possui grãos variados, de diferentes combinações. Importante ressaltar que o número de grãos não corresponde a um teor maior de fibras. Vale a pena consultar o rótulo dos produtos para verificar.

Viu só? Dá para manter o pão na sua mesa e ainda ter uma alimentação saudável.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *