Beber ajuda a falar outros idiomas

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 28 de outubro de 2017

Sabe aquela sensação de que você fala melhor um outro idioma depois de tomar umas e outras? É como se as palavras fluíssem, uma frase logo se liga à outra e, como um passe de mágica, você se sente um falante nativo.

Pois fique sabendo que, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Psychopharmacology, essa sensação pode ser realidade. De acordo com o estudo, beber uma pequena dose de álcool melhora a nossa capacidade de falar um segundo idioma.

Sem vergonha

De acordo com os cientistas, o segredo está do poder que o álcool tem de reduzir nossa ansiedade social. Ele diminui a inibição e aumenta a confiança em nós mesmos. Essas características se traduzem em uma melhora na capacidade linguística de interagirmos com outras pessoas.

Mas, antes de sair por aí tomando todas para ficar fluente em um idioma, não se esqueça que, além de poder causar dependência, o álcool interfere em nossa memória e atenção.

A pesquisa

Para realizar o experimento, estudiosos da Universidade de Liverpool e do King’s College, ambas no Reino Unido, e da Universidade de Maastricht, na Holanda, convocaram um grupo de 50 alemães que aprenderam a falar, escrever e ler em holandês recentemente.

Um grupo de alunos recebeu uma bebida alcoólica, sendo que a quantidade dependia do peso da pessoa. Os outros voluntários não beberam nada. Os cientistas não sabiam quem tinha bebido ou não e tiveram que avaliar o desempenho dos estudantes quando eles começaram a conversar com holandeses.

O resultado confirmou as suspeitas de todos: quem ingeriu álcool teve notas maiores na categoria de pronúncia. Os pesquisadores também afirmaram que os benefícios eram resultado da ingestão de uma quantidade reduzida de álcool. Mas eles lembram que beber excessivamente talvez não nos ajude a se pronunciar melhor.

———–
Fonte: Ingerir bebida alcoólica nos ajuda a falar melhor um idioma estrangeiro?

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *