Precisamos falar sobre Faith, a super-heroína gordinha e empoderada!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 10 de novembro de 2017

Ela é blogueira, gordinha e empoderada… mais do que isso: ela tem superpoderes e desafia os padrões de beleza e de estética das HQ’s de heróis. Estou falando de Faith, ou Zephyr – nome que a gordinha yeah yeah usa quando está salvando bonitões sarados e combatendo o crime em Los Angeles (EUA).

Poderosa e empoderada (trocadilho infame) Faith está chegando ao Brasil por meio da editora Jambô e está sendo comercializada de duas maneiras: em versão digital, pela Social Comics, ou em versão impressa, pela Nerdz. Isso é muito bacana por um lado, mas por outro traz uma pergunta desconfortável: será que veremos a história norte-americana se repetir? Por lá, a revista da super-heroína gordinha teve fraca aceitação do público.

Gordofobia ou história fraca?

A personagem Faith foi criada por Jim Shooter e David Lapham em uma série publicada em 1992 pela editora Valiant, mas que só em janeiro de 2016 ganhou uma HQ própria. Na época, a revista solo da super-heroína não conquistou muito o público dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, a primeira revista (com um arco de 4 exemplares) teve comercialização menor do que a do Howard the Duck! No mês seguinte, a número dois da série vendeu metade do que a #1, o que se repetiu com os demais exemplares da série.

Em julho de 2016, houve mais uma tentativa de emplacar as aventuras de Faith, com a republicação do mesmo arco, com mais dois exemplares e muito barulho nas redes sociais e páginas feministas. Resultado: uma nova decepção de vendas.

Há quem diga que o problema não está nas curvas e na silhueta farta de Faith, mas sim nas histórias, que seriam mal escritas. Porém, há de se considerar que a revista tem roteiro de Jody Houser, que já escreveu para a série de TV Orphan Black e para a versão HQ de Star Wars Rogue One.

Será que é tão ruim assim? Ou este é mais um caso de gordofobia?

Descobriremos agora que a Faith está chegando ao Brasil. Se você já leu a HQ, deixe aqui nos comentários as suas impressões!

—————

Fontes:
Militar é preciso mas tirar o escorpião do bolso também ajuda, floquinho
Conheça Faith, a super-heroína gorda que terá gibi lançado no Brasil

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *