Derrubamos 8 mitos sobre exercício físico!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 05 de fevereiro de 2018

Claro que a gente é super a favor de que você se movimente, mas não acredite em tudo o que você ouve por aí! Saiba que há muitos mitos sobre exercícios físicos que podem fazer mal em vez de lhe ajudar a ter uma vida mais saudável. Conheça alguns deles:

1 – Basta praticar atividades físicas uma ou duas vezes por semana para ficar em forma
Mentira! Os benefícios dos exercícios só aparecem caso a atividade seja realizada de 3 a 5 vezes por semana. Um estudo conduzido pela Associação Americana do Coração descobriu que os melhores resultados para a saúde do coração aparecem quando a gente se movimenta de 4 a 5 vezes por semana.

2 – A melhor hora para se exercitar é de manhã
Mais ou menos… A verdade é que o melhor horário é aquele que se encaixa na sua rotina e no qual você se sente mais disposto. Porém, há pesquisas que indicam que a prática de atividades físicas pela manhã incitam o corpo a queimar mais gordura ao longo do dia e, por isso, pode acelerar a perda de peso.

3 – Levantamento de peso transforma gordura em músculo
Esta é uma mentira das boas! É impossível criar músculo em gordura, simplesmente porque são dois tecidos diferentes. Levantar peso ajuda a criar tecido muscular próximo ao tecido adiposo. Mas isso não quer dizer que ele substitua a gordura!

4 – A melhor forma de perder peso é fazendo exercícios físicos
Mais ou menos… É claro que exercitar-se ajuda a queimar calorias e ganhar massa magra. Mas não se matar na academia e continuar comendo mal! A dieta alimentar é ainda mais importante do que exercícios físicos. Emagrecer depende muito de mudanças nos hábitos alimentares.

5 – Para conseguir uma barriga chapada e de tanquinho, precisa fazer muitos abdominais
Para ter uma barriga sarada e bem definida, você precisa movimentar todos os músculos. Por isso, a afirmação é mentira! A posição da prancha é muito melhor do que abdominais. Isso porque eles só exercitam os músculos do abdômen, enquanto a prancha estimula os músculos das costas, dos lados e da barriga.

6 – Musculação é exercício para homens
Mentira! A musculação é uma prática ótima para quem quer fortalecer os músculos, seja você homem ou mulher. As atividade físicas não têm nada a ver com gênero!

7 – Se ficar duas semanas parado você estará “fora de forma”
Péssima notícia: na maioria das pessoas, uma semana sem exercícios é o tempo necessário para o tecido muscular começar a enfraquecer.

8 – Para se hidratar depois de praticar atividades físicas devemos tomar isotônicos 
Mentira! A maior parte das bebidas esportivas estão carregadas de açúcares e água. Por isso, em vez dos isotônicos, os especialistas recomendam se reabastecer com água e lanchinhos com alto teor de proteína.

Agora que você já sabe de tudo isso, vê se não sai acreditando no que as pessoas falam por aí.

———————-

Fonte: 11 mitos sobre exercícios físicos

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *